No outono de 1991 a Nintendo lançou no mercado americano o game Treasure Master para NES. Treasure Master foi lançado num momento em que as vendas do console da Nintendo estão em queda e sua liderança de mercado na América é contestada pelo novo e moderno Genesis, o videogame de 16bits da Sega.
Então, a Nintendo numa jogada de marketing põe nas prateleiras Treasure Master com divulgação em parceria com a MTV americana. O plano para alavancar as vendas do game e manter boas vendas do console, envolve um plano inédito e premeditado ainda no desenvolvimento do jogo.
A princípio Treasure Master tem 5 *mundos* acessíveis; ou seja, conforme o jogador tem sucesso no jogo avança pelas fases. No entanto, o game possui um sexto *mundo*, mas este é foi travado por um password. O códido de desbloqueio foi liberado na primavera de 1992, mais precisamente assistindo um programa da MTV no dia 11 de abril de 1992 à meia-noite!
Com o password em mãos o jogador combinava-o com o nº de série do cartucho (inserindo-o na tela inicial antes de apertar start) e assim desbloquearia o sexto mundo.
Para garantir o sucesso da campanha (e das vendas), a Nintendo ainda distribuiu U$250.000 em prêmios. Para ganhar, após o anúncio do password, o jogador deveria terminar o game e ligar para uma central de atendimento (Hotline) entre a meia noite e o meio dia do dia seguinte, e dizer qual a senha numérica que aparecia ao fim do jogo.
Treasure Master não obteve o sucesso em vendas esperado pela Nintendo, mas sua promoção é discutida até hoje. Houveram especulações a respeito da idoneidade da promoção e a possível utilização de trapaças, principalmente pelo uso do game Genie e vazamento do password.
Os prêmios foram bem variados; desde o novíssimo console da Nintendo, lançamento nos EUA, Super Nintendo até viajem à show de Rock e U$10.000. Sobre trapaças, no fim do manual do cartucho vinha a instrução de que o a utilização do game Genie colocava em risco a integridade do cartucho, levando ao seu travamento e se finalizado o game com password para o 6º mundo o código final seria um código falso; Mas não há comprovação desta informação.
Pra quem ficou curioso para saber o Password, aí vai: 3HDJL9DNQV2WYTV4S91RXR86.
Mas não adianta muita coisa, afinal além do código secreto é necessário o cartucho e o número de série deste. Cada cartucho tem um número específico de série, sendo *pessoal* e intransferível. Será?
Fonte: www.blablagames.net