RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionEntrevista: Marcus Garrett fala sobre o lançamento do livro “1983:O Ano dos Videogames no Brasil”  EmptyEntrevista: Marcus Garrett fala sobre o lançamento do livro “1983:O Ano dos Videogames no Brasil”

more_horiz
Entrevista concedida ao blogueiro 64Gamer do blog VG&ETC

Entrevista: Marcus Garrett fala sobre o lançamento do livro “1983:O Ano dos Videogames no Brasil”  Capa-livro-214x300

Para aqueles que gostam de uma boa leitura o VG recomenda o livro “1983: O Ano dos Videogames no Brasil” do autor Marcus Vinicius Garrett Chiado pioneiro na publicação de um livro sobre video game no Brasil. Para quem não conhece Garrett faz parte da equipe da revista Jogos80 na parte da edição, além de outros trabalhos se tratando de um profissional que traz conteúdo de qualidade. O autor gentilmente aceitou ceder uma entrevista ao blog que vocês conferem logo a seguir.

64Gamers: Para começarmos a nossa entrevista apresente ao leitor o seu projeto.
Marcus: A idéia do livro é trazer à luz a rica e negligenciada história de como o videogame apareceu oficialmente no Brasil em 1983. Nos Estados Unidos, por exemplo, a história é muito bem preservada, ao passo que no Brasil, não. Os dados são muito esparsos e "esquecidos". Procurei reunir o material e apresentá-lo de uma forma agradável, com muitas ilustrações.


64Gamers: Qual foi a maior motivação para se fazer o livro “1983: O Ano dos Vídeogames no Brasil”, o por que do projeto?

Marcus: Como não houve até agora quem pesquisasse a respeito do tema de maneira aprofundada, tive a ideia de arregaçar as mangas e pesquisar com dedicação o tema. Debrucei-me em várias publicações da época e procurei trazer à tona informações de bastidores e comerciais, e entrevistei algumas personalidades de então. Tudo bem ilustrado.


64Gamers: Quando surgiu a idéia de fazer o livro? E quando ela foi colocada em pratica?

Marcus: A idéia surgiu quando o acervo digital da Folha de São Paulo foi aberto ao público. Pude, finalmente, ter acesso a dados precisos do período, tais como datas, nomes, acontecimentos, valores etc. Somada à fonte da Folha, usei também o acervo digital da revista Veja, bem como revistas "de papel" da época, tais como a Exame, a Vídeo News, a Video Magia e a Micro & Video. A idéia foi colocada em prática há dois meses aproximadamente. Trabalhei, de maneira fervorosa, de 2 a 3 horas por dia no livro.


Entrevista: Marcus Garrett fala sobre o lançamento do livro “1983:O Ano dos Videogames no Brasil”  Nova-Imagem-625x458


64Gamers: Qual foi a maior dificuldade para se fazer o livro? Encontrar fontes seguras de informação?

Marcus: A dificuldade, pode-se dizer, teve a fer com a preocupação de trazer fatos comprovados. A imprensa de então, por estar ela também aprendendo a como divulgar informações sobre a novidade da época, o videogame, nem sempre apontava para os mesmos dados, as mesmas datas e valores. Tive que, olhando diversas fontes, comparar, estudar e, finalmente, escrever. Foi bem trabalhoso, mas foi muito divertido também. Espero que meu livro possa ser fonte de inspiração e de pesquisa.


64Gamers: O que o leitor deve encontrar no livro? Entrevistas, histórias ou curiosidades?

Marcus: O leitor vai encontrar informações de bastidores e comerciais, curiosidades, entrevistas, fatos inéditos e algumas situações até cômicas. E, claro, muita informação sobre a época. Só não espere encontrar reviews sobre jogos e dicas para colecionadores, pois estes dados não compuseram a temática do livro. Ele traz também muitas imagens legais. São 108 páginas em cores e recheadas de informações.


64Gamers: Qual o principal objetivo do livro, que informação este pretende passar a seu leitor?

Marcus: O objetivo é mostrar, sem preferências, em quais termos os primeiros videogames foram lançados, como as empresas nacionais se envolveram e desenvolveram suas idéias e estratégias, de que modo foi a aceitação por parte dos consumidores e outros detalhes. Tentei também – e sempre que possível – calcar as informações em dados reais retirados das publicações.


64Gamers: O livro se passa em uma era difícil para o Brasil, inflação altíssima e com a ditadura em reta final. O que o contexto influenciou no momento vivido pelos video games?

Marcus: Por incrível que pareça, o videogame, apesar de ter sido lançado em um momento muito difícil da economia brasileira, foi um sucesso. Ele literalmente salvou as vendas do Natal de 1983. A imprensa, de fato, batizou o videogame como o "produto da recessão", pois as pessoas, em vez de gastarem em restaurantes ou com viagens, preferiam ficar em casa com os consoles; o que acava sendo um programa mais barato. A política de Reserva de Mercado, que virou lei em 1984, fomentou a fabricação nacional de cartuchos e aparelhos, o que aqueceu mais ainda o negócio do videogame. Foi algo bem pitoresco e particular o que se viu no Brasil de então. E está tudo no livro.


64Gamers: Pelo que me consta o projeto não teve apoio de nenhuma editora e se torna algo totalmente mais difícil de se popularizar sendo a internet o único meio de divulgação em massa. O que podemos fazer para ajudar a divulgar o livro?

Marcus: Exato. Optei por editá-lo para que pudesse veicular a informação da forma que eu queria. Eu fiz, digamos, o "lado B" ou, se preferir, a "biografia não autorizada", ha ha ha. O livro está sendo divulgado por meio de entrevistas como esta (aliás, grato!), bem como através do Facebook, de listas de discussão de games, fóruns e também via meu blog: http://garrettimus.wordpress.com


Entrevista: Marcus Garrett fala sobre o lançamento do livro “1983:O Ano dos Videogames no Brasil”  Livro1983_051-625x453


64Gamers: Como foi dito anteriormente o livro e um projeto independente sem uma editora para apoiá-lo, você chegou a tentar enviar a alguma editora e acabou sendo recusado?

Marcus: Não.


64Gamers: Foi citado no geek.com.br que os 50 primeiros pedidos seriam autografados, a promoção ainda está valendo?

Marcus: O valor do livro ficou em R$ 39,99. O detalhe é que estou fazendo uma promoção: quem depositar o valor até sexta-feira que vem, dia 01 de julho, ganhará ainda o correio grátis para qualquer parte do Brasil. E pretendo autografar TODOS os livros, fiquem tranquilos. Não que isso valha muito, ha ha ha


64Gamers: Você planeja lançar outros livros ou está parando por aqui com dever de missão cumprida?
Marcus: Pretendo lançar outros sim, aguardem!


64Gamers: Como o livro “1983: O Ano dos Vídeogames no Brasil” pode ser adquirido?
Marcus: Favor enviar e-mail para euquero1983@gmail.com e aguardar informações. Valeu!


64Gamers: Quantos livros já foram encomendados? Quantos você ainda espera seres adquiridos pelos leitores? E qual seria a sua meta?

Marcus: Mais de 100 livros. Mas na minha opinião, mais do que se ater aos números, o mais importante é que as pessoas fiquem satisfeitas com o trabalho. Esta é minha meta: a satisfação do leitor.


64Gamers: Deixe uma mensagem para o leitor dessa entrevista.

Marcus: Espero que se divirtam com a leitura o tanto que me diverti ao pesquisar e escrever. É importante relembrar o passado, relembrar coisas que foram importantes para nós um dia. Mas, claro, sem obsessão e sem que se viva exclusivamente desse passado.



[/i]


Última edição por Ritinha Ratinha em Ter 28 Jun 2011, 18:03, editado 1 vez(es)

descriptionEntrevista: Marcus Garrett fala sobre o lançamento do livro “1983:O Ano dos Videogames no Brasil”  EmptyRe: Entrevista: Marcus Garrett fala sobre o lançamento do livro “1983:O Ano dos Videogames no Brasil”

more_horiz
Nossa, não conhecia esse livro!
Irei procura-lo!

descriptionEntrevista: Marcus Garrett fala sobre o lançamento do livro “1983:O Ano dos Videogames no Brasil”  EmptyRe: Entrevista: Marcus Garrett fala sobre o lançamento do livro “1983:O Ano dos Videogames no Brasil”

more_horiz
Leinad escreveu:
Nossa, não conhecia esse livro!
Irei procura-lo!


Leinad, se você descobrir algo, compartilhe conosco, este livro parece ser muito interessante. Verei se acho alguma coisa na Livraria Cultura.

descriptionEntrevista: Marcus Garrett fala sobre o lançamento do livro “1983:O Ano dos Videogames no Brasil”  EmptyRe: Entrevista: Marcus Garrett fala sobre o lançamento do livro “1983:O Ano dos Videogames no Brasil”

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder