A Sony não tem muito reconhecimento por isso, mas um dos maiores motivos por trás do seu sucesso na indústria dos games não é o seu hardware, mas a variedade e a qualidade dos estúdios que ela tem.
Nem a Microsoft ou a Nintendo (ou a maioria das publishers third-party) conseguiram estabelecer estúdios bem-sucedidos em todos os três grandes territórios do mercado (América do Norte, Europa e Japão) como a Sony tem feito durante os últimos 15 anos, algo que dá à marca PlayStation uma vantagem significativa quando o assunto é criar games diferentes para públicos diferentes.
Um artigo interessante do site Develop trata disso, mostrando um pouco da história e pequenas curiosidades sobre todos os 16 estúdios da Sony – sendo a Sucker Punch a aquisição mais recente. Você quer saber quais são eles? Vamos lá:
Sony Liverpool e Sony London (Reino Unido)
- Série Wipeout
Evolution Studios e Bigbig Studios (Reino Unido)
- Série Motorstorm
Guerrilla Games (Holanda)
- Série Killzone
Sony Cambridge (Reino Unido)
- LittleBigPLanet para o PSP, Killzone para o PS Vita, PlayTV
Media Molecule (Reino Unido)
- LittleBigPLanet
Sony Santa Monica, Sony Foster City e Sony San Diego (EUA)
- Série God of War
Naughty Dog (EUA)
- Série Uncharted
Sucker Punch (EUA)
- Série InFamous
Zipper Interactive (EUA)
- Série SOCOM
Bend Studio (EUA)
- Série Syphon Filter, Uncharted: Golden Abyss
Polyphony Digital (Japão)
- Série Gran Turismo
Sony Japan (Japão)
- LocoRoco, Echochrome, Shadow of the Colossus
Só é um pouco triste ler “Sony Liverpool” para um estúdio que nasceu como Psygnosis. Ele ainda deveria se chamar assim.
fonte: http://www.kotaku.com.br/conteudo/quem-sao-e-o-que-fazem-os-16-estudios-da-sony/
Nem a Microsoft ou a Nintendo (ou a maioria das publishers third-party) conseguiram estabelecer estúdios bem-sucedidos em todos os três grandes territórios do mercado (América do Norte, Europa e Japão) como a Sony tem feito durante os últimos 15 anos, algo que dá à marca PlayStation uma vantagem significativa quando o assunto é criar games diferentes para públicos diferentes.
Um artigo interessante do site Develop trata disso, mostrando um pouco da história e pequenas curiosidades sobre todos os 16 estúdios da Sony – sendo a Sucker Punch a aquisição mais recente. Você quer saber quais são eles? Vamos lá:
Sony Liverpool e Sony London (Reino Unido)
- Série Wipeout
Evolution Studios e Bigbig Studios (Reino Unido)
- Série Motorstorm
Guerrilla Games (Holanda)
- Série Killzone
Sony Cambridge (Reino Unido)
- LittleBigPLanet para o PSP, Killzone para o PS Vita, PlayTV
Media Molecule (Reino Unido)
- LittleBigPLanet
Sony Santa Monica, Sony Foster City e Sony San Diego (EUA)
- Série God of War
Naughty Dog (EUA)
- Série Uncharted
Sucker Punch (EUA)
- Série InFamous
Zipper Interactive (EUA)
- Série SOCOM
Bend Studio (EUA)
- Série Syphon Filter, Uncharted: Golden Abyss
Polyphony Digital (Japão)
- Série Gran Turismo
Sony Japan (Japão)
- LocoRoco, Echochrome, Shadow of the Colossus
Só é um pouco triste ler “Sony Liverpool” para um estúdio que nasceu como Psygnosis. Ele ainda deveria se chamar assim.
fonte: http://www.kotaku.com.br/conteudo/quem-sao-e-o-que-fazem-os-16-estudios-da-sony/