RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionRelembrando Snatcher, outra obra-prima de Kojima EmptyRelembrando Snatcher, outra obra-prima de Kojima

more_horiz
Relembrando Snatcher, outra obra-prima de Kojima Snatcher_kotakubr

A maioria das pessoas conhece (e ama) o designer japonês Hideo Kojima pelo seu trabalho em Metal Gear Solid, uma série que ele criou no distante ano de 1987.

Para mim, porém, a série é uma bagunça que foi se tornando mais inacessível e desnecessariamente auto-referencial a cada novo episódio. Se você sente o mesmo e gostaria de ter uma ideia de por que as pessoas ainda tratam o diretor com tanta adoração e respeito, talvez seja uma boa ideia relembrar Snatcher.

Esse adventure sci-fi lançado em 1988 no Japão é um retrato perfeito de sua época. Em uma perspectiva de primeira pessoa estática, você depende, em grande parte, de procurar por pistas nos cenários e de conversar/interrogar personagens – ou seja, clicar em menus. A única ação de verdade está nas sequências de tiro, que não são muito comuns.

Em vez da classificação de “adventure” que estamos acostumados a usar no ocidente, os fãs de jogos japoneses também costumam dizer que Snatcher é uma Visual Novel, gênero que ainda é popular e produz muitos games do outro lado do mundo.

Mas não era isso que tornava o jogo notável naquela época. E certamente não é o que o torna memorável ainda hoje.

Games sempre fizeram (e sempre farão) referências a outras mídias como filmes, quadrinhos e livros. Mas Snatcher foi um pouco além disso: ele praticamente roubou imagens e elementos de design diretamente das melhores obras de ficção científica da década de 80.

Relembrando Snatcher, outra obra-prima de Kojima Snatcher_kotakubr2

O protagonista, Gillian Seed, é praticamente Rick Deckard, de Blade Runner. Os inimigos (os “Snatchers”) são clones tão descarados dos T-800, de O Exterminador do Futuro, que a versão norte-americana do jogo teve que ser editada para evitar um processo. A forma com que o jogo mostra seu cenário pós-apocalíptico lembra muito Akira, de Katuhiro Otomo. E a forma com que os Snatchers invadem a sociedade, substituindo humanos de verdade. é uma referência direta de Invasion of the Body Snatchers, filme de 1956 lançado no Brasil como Vampiros de Almas. Captou a semelhança nos títulos?

Kojima estava tão decidido a homenagear diretamente seus personagens e obras favoritas que, em uma cena, na boate Outer Heaven, você vê uma multidão cheia de lendas como um Alien assistindo à dançarina Isabella rebolar no palco. Na versão americana, os personagens do cinema foram substituído por mascotes da Konami como Sparkster e Simon Belmont.

Mas as referências não se limitavam a trabalhos de outras pessoas. Fãs de Snake vão encontrar toneladas de menções ao primeiro jogo de Kojima, desde o nome da própria boate até Fox Heaven e o pequeno parceiro robótico de Gillian que, não por acaso, se chama Metal Gear.

Fazer esse tipo de “homenagem” assim, de forma aberta, normalmente é garantia de vida curta na indústria. Mas todas essas influências tinham algo em comum: eram ficção científica adulta, que lidavam com tecnologia de uma forma prática, suja, e misturada com tramas sombrias em que nem sempre as coisas terminam bem. Trabalhos desse tipo não eram muito comuns, e já que as comunidades de fãs eram muito reduzidas (inclusive nno Japão), Snatcher representou uma oportunidade para esse público, especialmente porque o jogo não pensava duas vezes antes de incluir imagens muito fortes de, por exemplo, cadáveres em putrefação. Mais uma vez, parte desse conteúdo foi aliviado quando o game chegou ao Ocidente.


A outra razão pela qual Snatcher tem um cantinho especial no coração de muitos jogadores é o seu roteiro. Kojima é famoso pela sua paixão em contar histórias, e em nenhum outro lugar ele fez isso tão bem quanto em Snatcher. Diferente de Metal Gear, que varia entre o simples (fazendo jus ao gênero de ação) e o ridiculamente complicado (fazendo jus ao seu tempo de existência), o fato de Snatcher ser um adventure fez com que Kojima pudesse amarrar todas essas influências em uma história forte e coesa, forte tanto nos diálogos como na narrativa em geral.

O fato de o jogo ser visualmente impressionante, principalmente nas suas atualizações posteriores, também ajudava. Depois do lançamento original em 1988, ele foi muito bem retrabalhado em versões para o PC Engine, o Sega CD, o Saturn e o PSone. E as melhorias não eram só gráficas: com elas vieram dublagem e animações. O Snatcher para Sega CD até tinha suporte à arma laser da Konami para tornar os trechos de tiro mais fáceis.

Relembrando Snatcher, outra obra-prima de Kojima Snatcher_kotakubr3

Mas mesmo com todo esse sucesso, o game nunca recebeu uma sequência. O máximo que a Konami fez foi lançar, em 1999, SD Snatcher, que tinha o mesmo conteúdo do original, mas vinha no formato de um RPG visto de cima.

Se você nunca jogou Snatcher, é possível assistir ao game sendo terminado no YouTube ou, se você tiver um Sega CD, tentar arrumar uma cópia. Aos entendedores da língua japonesa, Hideo Kojima e Goichi Suda, da Grasshopper, começaram recentemente a transmitir uma rádio-novela inspirada na franquia. O primeiro episódio já está disponível para download.

Fonte

descriptionRelembrando Snatcher, outra obra-prima de Kojima EmptyRe: Relembrando Snatcher, outra obra-prima de Kojima

more_horiz
Ja uvi falar desse game, mas nunca joguei!

Also, curto muito Metal Gear e tal, joguei todos da serie Solid, mas não sou tão paga pau do Kojima não. Na verdade, acho q dentro mesmo de Metal Gear ele cometeu muitos erros.

descriptionRelembrando Snatcher, outra obra-prima de Kojima EmptyRe: Relembrando Snatcher, outra obra-prima de Kojima

more_horiz
eu acho que ele poderia para de fazer metal gear já no rising,

a historia acabou bem no 4 e tá bom já, parte para outros projetos.

fiquei com vontade de joga esse snatcher, baixá-lo-ei

descriptionRelembrando Snatcher, outra obra-prima de Kojima EmptyRe: Relembrando Snatcher, outra obra-prima de Kojima

more_horiz
Joguei pouco mas gostei

Peguem pra sega cd, q eh dublado

descriptionRelembrando Snatcher, outra obra-prima de Kojima EmptyRe: Relembrando Snatcher, outra obra-prima de Kojima

more_horiz
O Risen parece q vai ser bom, mesmo pq vai fazer parte de outra historia e tipo de jogo.
Metal Gear 4 fechou bem a historia, tem q acabar ali mesmo. Mas pqp, esse jogo só não evoluiu menos na jogabilidade doq Halo.

descriptionRelembrando Snatcher, outra obra-prima de Kojima EmptyRe: Relembrando Snatcher, outra obra-prima de Kojima

more_horiz
Esse jogo é obra prima de Kojima, muito polêmico por sinal com cenas de extrema violência, aliás a revista Old Gamer vai ter uma matéria especial do jogo na edição 6...

descriptionRelembrando Snatcher, outra obra-prima de Kojima EmptyRe: Relembrando Snatcher, outra obra-prima de Kojima

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder