Para mim o Uncharted: Drake’s Fortune foi uma das grandes surpresas deste geração. Embora eu já conhecesse o excelente trabalho do pessoal da Naughty Dog graças a jogos como o Crash Bandicoot e o Jak and Daxter, não esperava que eles pudessem criar um game tão bom quanto aquele que contava as aventuras do explorador Nathan Drake e de acordo Don Poole, ex-funcionário do estúdio, se você gostou do game, boa parte do seu estilo deve ser credito à insistência da Sony e ao sucesso que o Xbox fazia quando o jogo entrou em desenvolvimento.
“Estamos falando de um jogo mais realista em termos de como foi modelado e renderizado, mas o conceito era muito diferente disto. Um deles era uma enorme floresta onde os antagonistas viviam no subsolo. Ele tinha elementos das histórias do Tolkien.
A Sony continuou pressionando por um jogo mais realista em todos os sentidos, o mercado havia mudado na ocasião. O público estava mais velho e os shooters estavam dominando. A Sony queria muito uma fatia desse mercado e pressionou todos os desenvolvedores neste direção.
Então o grande empurrão da Sony, não apenas como a Naughty Dog, mas com todas as companhias da Sony no momento, foi fazer com que criássemos jogos para o Playstation 3 que fossem mais realistas. A pressão pelo sucesso dos shooters do Xbox teve grande impacto nessa direção na época.”
Talvez o Uncharted até tivesse se tornando um jogo tão bom se seguisse outro estilo, mas acho que ainda prefiro essa visão mais realista, principalmente porque o que mais me desagradou nos dois primeiros jogos foram justamente os trechos em que não enfrentamos humanos, por mais maluca que a história possa parecer em certos momentos.
http://meiobit.com/92013/uncharted-ficou-mais-realista-por-presso-da-sony/