Guitto escreveu: O estadio do Gremio nao esta sendo feito visando a copa. Teve isenção fiscal, e isso nao é dinheiro publico propriamente dito.
Teve isenção fiscal poque as obras do entorno do estadio estao sendo feitos pela empreitera. E as obras de acesso sao de responsabilidade do Governo, ja que é relativo ao transporte publico, e duplicação de avenidas.
Se justificaria dinheiro publico para o Inter, por exemplo, que está fazendo a reforma no seu estadio pra copa. O que tambem nao rolou, ja que o inter vai assinar com a andrade e gutierrez, no mesmo modelo do Gremio, ou seja, um consorcio privado.
O incentivo fiscal da arena foi em cima disso, ja que o estadio novo, vai ser pra treinos na copa.
Mas os incentivos fiscais não são como eu pegar o dinheiro do bolso e dar pra alguém, é o que o governo deixa de receber (no fim, da na mesma deixar de receber e pagar). Sobre as melhorias publicas eu não tava sabendo.....
mas no fim o dinheiro das construtoras vão vir do mesmo lugar, o BNDES.
Outra coisa: na matéria cita explicitamente o Corinthians, mas desde 2004 (muito antes de Copa) existe uma lei municipal que prevê incentivos fiscais pra qualquer empresa que invista na zona leste e o Corinthians. Só que todos falam do Corinthians, mas ninguém fala do maracanã já está na terceira grande reforma e na menor foi R$500 milhões (e já é previsto uma quarta reforma para as olimpíadas) ou seja, tão tirando o foco da onde se está roubando mais....