RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Manutenção e limpeza de Super Nintendo [+ajuda]

power_settings_newInicie sessão para responder
+5
Antonio Neto
burn1004
Melhor nick da historia!!
zir0
yon
9 participantes

descriptionManutenção e limpeza de Super Nintendo [+ajuda] EmptyManutenção e limpeza de Super Nintendo [+ajuda]

more_horiz
Bom..
Eu nunca postei aqui, mas já faz quase 1 mês que acompanho o forum...

Eu, assim como muitos, tenho certeza, esqueci do meu vídeogame durante minha adolescência, acabou que um "amigo" pegou meu super nintendo emprestado e nunca mais devolveu.. Como não dava valor tb nem liguei de correr atrás pra recuperar Face palm

Mas há alguns meses minha vontade de recuperar meu super nintendo ia crescendo, até que acabei comprando um, há um tempo atrás! awesome

A sensação de pegar os cartuchos que tinha no lugar que fui comprar e ter aquela memória lá no fundo de saber quando um cartucho era falsificado ou não... E o pior, quando cheguei em casa, o jogo não pegou de primeira, lá vou eu automaticamente soprar o cartucho pra pegar! Fiquei rindo à toa com todos aqueles momentos que vinham à tona só de por o snes na minha frente Sorriso

Como gosto também de por as coisas pra funcionar, preferi começar minhas compras com jogos loose, sempre originais e que sejam de meu gosto... Prefiro deixar esses jogos impecáveis, guardados por décadas pra quem se interessa realmente em colecioná-los =D

Enfim, parar de papo e ir ao assunto...
Primeiro o mais urgente, abri hoje o console pra limpar, só que não sei como, porque usei o mesmo pincel que sempre uso e tratando a placa com carinho, uma peça simplesmente saiu no pincel Manutenção e limpeza de Super Nintendo [+ajuda] 2314298090

Olhem ali o C61
Manutenção e limpeza de Super Nintendo [+ajuda] DSC02399

Manutenção e limpeza de Super Nintendo [+ajuda] DSC02417

O problema é que se repararem, um dos lados não soltou só na solda, saiu o pedaço inteiro! Sem noção de o que posso fazer nesse caso!

E aproveitando, tanto o meu killer instinct quanto o zelda que comprei hoje, tem partes no cartucho que ele tá opaco, parece que limparam com algum solvente ou então passaram algo muito abrasivo neles...
Sabem de algo que posso passar pra recuperar aquele "brilho" original?
Vi no ML umas massas pra polir mídias, dava pensando em comprar pra experimentar...

Outro problema são as partes de metal que vão desgastando.. alguém conhece um meio de recuperar isso? eu passaria WD-40 ou algum outro desemgripante, mas tô receoso...
Olhem como tá a saída de vídeo:
Manutenção e limpeza de Super Nintendo [+ajuda] DSC02410

E ainda, aproveitando.. Manutenção e limpeza de Super Nintendo [+ajuda] 2314298090

hj achei uma fita do a link do the past, versão da playtronic... nunca tinha visto, nem sabia que tinha.. comprei, mas a label dele parece que tava descolada e recolaram com cola, tô pensando em recuperar a label dele.. Mas o problema é que não acho de jeito nenhum nenhum modelo na internet do "A lenda de Zelda - Um elo com o passado" awesome

Manutenção e limpeza de Super Nintendo [+ajuda] DSC02413

Se alguém puder me ajudar, principalmente o caso grave da peça que preciso soldar... agradeceria mto ;)

descriptionManutenção e limpeza de Super Nintendo [+ajuda] EmptyRe: Manutenção e limpeza de Super Nintendo [+ajuda]

more_horiz
sobre a solda meu pai que e tecnico comsegue refaser a parte do contato soldado um pedacinho de ferro no lugar desde que tenha o contato.

do cartuxo, opaco não sei muito bem se tem formas de restauro se tiver eu tambem quero conhecer

sobre a label, existe varias pessoas que fasem por menos de 5 reais uma nova no ml, + vou procurar voce pode adaptar tb de fotos se achar

descriptionManutenção e limpeza de Super Nintendo [+ajuda] EmptyRe: Manutenção e limpeza de Super Nintendo [+ajuda]

more_horiz
deixei de preguiça e tô tentando montar uma aqui no PS, se ficar bom, posto já já =P

Eu tô observando aqui, só tem 1 trilha indo pra onde a peça tava soldada.. acho que vou prencher o quadrado ali de solda, limpar a peça e tentar soldar... só n sei como vou soldar isso direto na placa.. mto pouco espaço Manutenção e limpeza de Super Nintendo [+ajuda] 2314298090

E sobre a parte de metal? n sabe o que posso usar pra deixar menos pior não?

more_horiz
hum comversei agora co meu pai, ele falo que o jeito e trocar mesmo, que esse esse 10/16 e facil de axar em eletronicas especializadas

more_horiz
vlw cara! Sorriso
sábado eu vou passar numas lojas aqui e ver o que resolvo... Pena que tava doido pra começar a jogar a link to the past no console :(

E terminei a label aqui, vejam se tá bom:

Manutenção e limpeza de Super Nintendo [+ajuda] Label_zelda_br

Dá até vontade de deixar tudo inglês mesmo... Mas como é pra reproduzir a original, tá aí o Elo com o passado.

more_horiz
Ficou bom sim. Mas acho que você deva deixar em inglês. http://www.thecoverproject.net/view.php?cover_id=10108

Segue um tutorial pra fazer certinho o baguio: http://www.retrogamesbrasil.com/t222-restaurando-labels-de-cartuchos-pesado

more_horiz
amigo, você pode usar um fio rigido bem fino para refazer a solda, desde que mantenha o contato... e tome cuidado ao resoldar, pois se você errar a polaridade pode queimar tudo...
quanto a saida RF, vc pode passar um cotonete com detergente neutro, e esfregar... vai tirar a parte superficial da ferrugem, se quiser limpar mais a fundo, só com produtos quimicos, mas para isso vc teria que retirar a peça do console, e banhar ela nesses produtos... eu não recomendo, mas é uma opção...
e a label aparetemente você já resolveu, porém, te dar uma dicas...
na hora de imprimir, procure um bom bureu (pronuncia-se birô) e imprima em papel couchê auto adesivo, de gramatura média, e antes de colar, coloque contact transparente por cima, isso vai dar mais brilho e mais durabilidade ao label...
hj mais tarde eu vou passar num bureau, lá eu verifico certinho a gramatura apropriada, mas o contact, tente arranjar o mais fino que você conseguir =D
forte abraços e boa sorte

more_horiz
Tô afim de tentar soldar esse capacitor mesmo.. a perna dele dá pra soldar... e boa idéia a sua, se eu n conseguir, soldo um pedaço pequeno de fio e ele por cima. Gambiarra, mas vai funcionar Sorriso

Eu não tô querendo tirar conector pra limpar direito.. Eu nem uso ela, acho bobagem!
Seguindo as dicas que me deram, vou comprar uma lixa bem fina.. lixar, limpar e passar algum desemgripante...

O cover, fiquei pensando ontem à noite, mesmo que o original seja em português, acho que daqui uns tempos vou ficar meio incomodado em ver aquele "Um elo com o passado" :P
Vai ficar em inglês mesmo!

E aproveitando o tópico, o meu killer instinct só pega se eu colocar um papel na frente, forçando o cartucho.. e lembro de que quando eu era pequeno tinha vários jogos que só pegavam assim. Tem algum jeito de amenizar isso?

more_horiz
yon escreveu:
Tô afim de tentar soldar esse capacitor mesmo.. a perna dele dá pra soldar... e boa idéia a sua, se eu n conseguir, soldo um pedaço pequeno de fio e ele por cima. Gambiarra, mas vai funcionar Sorriso

hehe bonito não fica, mas como fica dentro do console e ninguem vê, é uma solução que te pouparia tempo... mas recomendo fazer isso como gambiarra e quando puder comprar outro e colocar certinho no lugar... sabe como é né? o seguro morreu de velho...

yon escreveu:

Eu não tô querendo tirar conector pra limpar direito.. Eu nem uso ela, acho bobagem!
Seguindo as dicas que me deram, vou comprar uma lixa bem fina.. lixar, limpar e passar algum desemgripante...

Sinceramente? não recomendo isso não... essa é uma solução muuuuito temporaria, e que só traz danos ao console... deixar como tá é menos nocivel do que lixar...

yon escreveu:

O cover, fiquei pensando ontem à noite, mesmo que o original seja em português, acho que daqui uns tempos vou ficar meio incomodado em ver aquele "Um elo com o passado" :P
Vai ficar em inglês mesmo!

opinião propria agora XD eu tive essa versãoq quando pequena, inclusive o manual escrito errado de fábrica... eu não trocaria... tanto q quando recomprar essa fita imprimirei o label com o elo com o passado... mas aew fica a criterio do dono né...

yon escreveu:

E aproveitando o tópico, o meu killer instinct só pega se eu colocar um papel na frente, forçando o cartucho.. e lembro de que quando eu era pequeno tinha vários jogos que só pegavam assim. Tem algum jeito de amenizar isso?

tem sim, mas antes me responda uma coisa preu saber se é isso mesmo... quando você aperta o eject a fita chega a pular? (tá sentindo ela frouxa dentro dos contatos?)

more_horiz
preciso consertar o meu snes tb

o reset ta enroscado, nao funciona mais

e vira e mexe o console reseta sozinho

preciso da chave pra abrir o snes

more_horiz
burn1004 escreveu:
tem sim, mas antes me responda uma coisa preu saber se é isso mesmo... quando você aperta o eject a fita chega a pular? (tá sentindo ela frouxa dentro dos contatos?)

humm, não chega a pular não, minha impressão é até contrária, a fita mal sobe quando aperta o eject..

E sobre o jogo, quando é pelo fator nostalgia até entendo, igual eu tinha um cartucho de top gear 2 falsificado, o cartucho era o redondinho japonês, mas o jogo e a label era americano... Deixaria de comprar um original pra ter um igual esse sem pensar duas vezes!

Neto Kosovo escreveu:
preciso consertar o meu snes tb

o reset ta enroscado, nao funciona mais

e vira e mexe o console reseta sozinho

preciso da chave pra abrir o snes

pra abrir cartucho eu uso um alicate de unha velho, já era cego e arredondei um pouco a ponta pra n ficar marcando o parafuso.. Ontem que fui desmontar o console, peguei uma chave de fenda que n é mto boa e ia fazer um dente como na foto com esmeril e lima... Quando viro o console pra ver a largura que teria que tirar, descubro que tava tudo com parafuso philips :tudobem:

Manutenção e limpeza de Super Nintendo [+ajuda] Chave

Mês que vem vou acabar comprando outro console e fazendo esse de cobaia, já que ele já não tá dos melhores...
lateral da carcaça tá com trincado, pensando em reparar e fazer uma pintura nele, seguindo o padrão de cor original, mas com pintura pra carro.. tipo um "snes com jeito de wii" =P

Até achei um vídeo de um no estilo do que quero fazer..

Quando chegar em casa vou tentar arrumar o capacitor, depois posto dizendo se ele renasceu ou não.. vlw aí gente!

more_horiz
mals o double post, mas...

Soldei, custei pra soldar, montei tudo.. liguei e..
zelda tá rodando só que sem audio e o killer instinct não roda nem por reza Crying or Very sad

quarta ou quinta vou ao centro e tento achar um capacitor novo pra trocar :(

more_horiz
onde vc acha esse tipo de peca?

more_horiz
eu nunca vi esse tipo de capacitor... mas aqui em BH tem uma rua só de casas de eletrônica, tenho esperança de encontrar em alguma delas...

se n achar vou no lugar que eu comprei, o cara fica arrumando esses vídeo games, vou ver se ele tem pra me arrumar

more_horiz
pode ser.. sobrando... pedacos velhos..

a chance é grande

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder