Em um tempo não tão distante, quando ainda usávamos cartuchos para jogar em nossos videogames preferidos uma das maiores invenções para os gamers da época foram as locadoras de videogames. Lá podíamos alugar os mais recentes lançamentos pois ninguém até mesmo hoje consegue ter todos os jogos de um aparelho não é? Naquela época a coisa funcionava mais ou menos como hoje, porém os cartuchos tinham um preço elevado principalmente pelo material de que eram feitos.
As videolocadoras eram os redutos dos mais apaixonados por jogos e como tal ficavam sempre lotadas, lembro-me de chegar sempre a noite procurando os lançamentos que as pessoas quase sempre devolviam neste horário, pois normalmente teriam que ser devolvidos até 19:00 ou 20:00 e a maioria assim o fazia incluindo eu.
Muito se fala sobre o que levou o fim das locadoras ou a transformação da maioria delas em salas em que as pessoas pagavam para jogar por hora, na maioria das vezes culpam o Playstation por ter iniciado o fim delas, em parte isso esta correto mas há 2 fatores no Brasil que foram muito mais impactantes.
Como ex dono de locadora posso dar o depoimento em primeira mão de como tudo começou…
Primeiro 2 lançamentos iniciaram o processo o Playstation e o Sega Saturn, sim caros amigos a Sega também ajudou nessa jornada. Em 1994 os dois consoles foram lançados com uma arquitetura que não era tão novidade no mundo dos jogos o famoso e já em declínio CD, isso mesmo esse disco que hoje compramos por míseros 0,50 centavos foi o estopim de tudo.
O CD era a saída para uma mídia extremamente barata e facilmente duplicada também, isso deu inicio ao segundo motivo do fechamento das locadoras. A Pirataria.
Com o destravamento rápido do Playstation e a entrada de cartucho do Sega Saturn que dava uma brecha enorme para ele ser destravado com facilidade, abriram as portas para esse submundo que começaram a produzir cópias de jogos aos milhões, fazendo com que o preço no mercado negro fosse bem baixo o que dificultava a vida das locadoras.
O terceiro e último motivo foi no mesmo ano o Plano Real, este na verdade foi o maior motivo de todos. No início do plano o dólar caiu para 1 por 1 ou seja 1 real valia o mesmo que 1 dólar e foi ai meus amigos que tudo desmoronou para as locadoras. Na minha por exemplo o aluguel de fitas era em torno de 3 ou 4 reais (realmente não me lembro ao certo) e como o Mega Drive e Super Nintendo estavam em plena decadência rumo ao abismo o jeito era alugar Playstation e Sega Saturno.
Porém com o Plano Real o preço dos CDs piratas desses videogames em São Paulo caiu para meros R$3,00, isso mesmo por 3 reais você comprava um jogo de Playstation ou Saturno pirata e jogava em casa, ai o pensamento mudou, pois quem pagaria o aluguel de 1 dia de um jogo, se podia comprar ele pelo mesmo preço?? Ninguém definitivamente e foi ai que tudo desandou, eu mesmo comprei muitos jogos piratas na época na conhecida rua da pirataria em São Paulo e foi nessa mesma época que a Locadora de um super negócio tornou-se um negocio fadado ao fracasso ou a se tornar um arcade de videogames como muitos fizeram para sustentar seu negócio enquanto puderam.
Por fim fechamos o nosso negócio antes que as consequências disso nos obrigassem a fechar e com isso não se foi somente um negócio, mas uma era. Tinha um grande orgulho de trabalhar com jogos e fazia de tudo para trazer felicidade tanto minha quanto dos que frequentavam a locadora correndo para trazer lançamentos pra galera. Bom mas isso fica pra outra matéria.
fonte: http://planetaz.com.br/gms/3-motivos-que-acabaram-com-as-locadoras-de-games-no-brasil.html