Nintendo
Nes
A primeira tentativa da Nintendo de americanizar o Famicom foi o Nintendo AVS (Advanced Video System). O protótipo AVS envolvia dois controles sem fio com direcionais quadrados em vez de em cruz, uma Zapper bem diferente, um joystick sem fio (opcional), teclado e um gravador de fitas.
Aqui, nós temos a metade do caminho: o R.O.B. já tinha sido inventado, mas a Zapper e controles ainda são baseados no AVS e o visual do console ainda é bem diferente, as fitas que ainda são colocadas por cima são iguais as do Famicom.
Super Famicom
Datado de 1988, esse é o protótipo do Super Famicom. Pouco mudou entre esta versão e a final, com exceção de um misterioso botão com função desconheciada.
Esta revisão posterior é muito próxima do modelo final japones.
Super Nintendo
A Nintento resolveu que também iria alterar o visual do Super Famicon ao traze-lo para o ocidente, abaixo alguns proptótipos:
Super Nintendo - Play Station
Se você conhece a história dos videogames, você sabe que um dos eventos mais famosos foi a colaboração da Nintendo e Sony para fazer um híbrido SNES /CD-ROM chamado "Play Station". Aqueles que já tinham o SNES, poderiam, teoricamente, comprar uma unidade de CD-ROM separadamente que seria plugada na parte inferior do console. Mas a Nintendo, que não gostou de cláusulas do contrato original, que dava muitos poderes à Sony, abandonou o projeto, mesmo assim a Sony continuou desenvolvendo seu videogame de forma independente.
Nintendo 64
O antes conhecido como o Ultra 64, quase não mudou . A maior mudança foi no controle, enquanto a forma básica permaneceu a mesma, o protótipo original tinha um analógico maior e o botão Z tinha forma arredondada.
Gameboy Advance
O GBA passou por várias modificações antes do lançamento:
Gamecube
As maiores mudanças no GC (que era inicialmente chamado de Dolphin) durante o desnvolvimento foram os controles.
Nintendo DS
Protótipo do DS com um Metroid nunca lançado.
Nintendo Wii
O anteriormente conhecido como Project Revolution teve vários protótipos de controle:
Nintendo 3DS
Recentemente a Nintendo revelou fotos de dois protótipos do 3DS, um com o visual mais clean e outro em que o jogador poderia escolher a posição dos botões direcional e analógico.
Sony
Playstation
Depois do projeto em parceria com a Nintendo ter sido cancelado (leia a parte 1 ), a Sony continuou o projeto de seu videogame sozinha:
Idéias para o logotipo:
O controle também teve vários protótipos:
Playstation 2
O Playstation 2 tem apenas um protótipo conhecido, lembra bastante o visual do Playstation original, mas tem 4 entradas para controles e uma pequena tela de lcd:
Playstation Portátil - PSP
Protótipo com botões sem relevo e nem analógico
Playstation 3
E para finalizar, o conhecido protótipo do Playstation 3 mostrado na E3 de 2005, com seu controle-bumerangue e várias entradas que não estão na versão final.
Sega
Master System
Abaixo, uma foto de seu leitor de disquetes nunca lançado:
Mega Drive
Além dos vários add-ons de qualidade questionável, a sega tambem trabalhou em protótipos de um leitor de disquetes, um touch pad e um teclado.
Em 1991 a sega apresentou um protótipo de mais um add-on, um óculos de realidade virtual que além de fazer imagens em 3D, reconheceria os movimentos do usuário. Devido dificuldades no desenvolvimento, o projeto sumiu da lista de lançamentos da Sega em 1994, junto com os 4 jogos desenvolvidos para ele.
A Sega também planejou lançar um modelo de Mega Drive com o 32X já embutido, o Neptune:
Saturn
Dreamcast
A falta de comunicação entre as filiais japonesa e americana da Sega é lendária, e aqui está um grande exemplo: as duas trabalharam em versões separadas do Dreamcast, ao mesmo tempo, duplicando os custos de desenvolvimento. A Sega do Japão apelidou seu projeto de "Katana" enquanto o dos Estados Unidos foi batizado de "Black Belt". Os dois tinham chipsets completamente diferentes.
KATANA:
BLACK BELT:
O Dreamcast teve vários protótipos de controle, destaque para o protótipo que lembra o atual Wiimote:
Microsoft
DirectX Box / XBox
Basicamente seria um PC com um HD e rodando Windows, mas com o sistema operacional "escondido", no primeiro protótipo você colocaria um jogo e ele se instalaria e iniciaria automaticamente. Seria chamado de DirectX Box, porque seu projeto veio de desenvolvedores do Microsoft Direct X, seu nome foi alterado mais tarde pela equipe de marketing da Microsoft.
XBox 2 / XBox 360
Conhecido durante o desenvolvimento como Xbox Next, Xenon, Xbox 2, Xbox FS ou NextBox, o Xbox 360 começou a ser concebido no início de 2003.
Project Natal / Kinect
Fonte