RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionGabe Newell diz que pirataria é culpa do serviço, não do preço EmptyGabe Newell diz que pirataria é culpa do serviço, não do preço

more_horiz
Gabe Newell diz que pirataria é culpa do serviço, não do preço Ads_valve1

Na semana passada, você soube de três notícias da Ubisoft que geraram uma baita discussão sobre a pirataria. A empresa estava retirando versões de PC dos games I Am Alive (que talvez ainda saia para a plataforma) e Ghost Recon: Future Soldier. A culpa seria da pirataria, que realmente afeta as games.

Mas Gabe Newell, co-fundador e CEO da Valve, falou sobre o que realmente motiva a pirataria (na opinião dele). O homem por trás do megaboga Steam diz que a pirataria não é culpa de preços altos ou baixos simplesmente, e que muitas empresas só encorajam a pirataria ao criarem inconveniências para os jogadores.

“Nós achamos que há uma confusão fundamental sobre a pirataria. A pirataria é quase sempre sobre um problema de serviço, e não um problema de preço. Por exemplo, se um pirata oferece um produto em qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia, adquirível pela conveniência de seu computador pessoal, e o provedor legal diz que o produto é travado por região, que virá para o seu país 3 meses depois do primeiro lançamento e só pode ser comprado numa determinada loja, então o serviço do pirata tem mais valor.”

“A maioria das soluções de DRM diminuem o valor do produto, seja por restringir diretamente o uso do consumidor ou por criar incerteza.”

“Nosso objetivo é criar um serviço de valor maior que os piratas, e isso foi bem sucedido para nós o suficiente para que a pirataria não se tornasse um problema para a nossa empresa. Por exemplo, antes de entrarmos no mercado russo, nós ouvimos falar de que a Rússia seria uma grande perda de tempo, porque todo mundo pirataria nossos produtos. Agora, a Rússia se tornou o nosso maior mercado em toda a Europa.”

“Nosso sucesso vem de ter certeza de que tanto nossos consumidores quanto nossos parceiros sentem que eles possuem um grande valor através destes serviços. Eles podem confiar que nós nunca nos aproveitaremos desse relacionamento que temos com eles.”

Normalmente, pensamos em nós mesmos como um serviço centrado no consumidor, em vez de centrado na produção. A maior parte das nossas decisões são baseadas em aproveitar oportunidades de rápida evolução para melhor servir nossos consumidores, e não em melhorar para ter uma melhor companhia de games ou um distribuidor digital.”

Através de todas essas ideias, o Steam continuamente faz preços promocionais muitas vezes absurdos, encorajando com que muitas pessoas comprem cada vez mais.

Fonte

descriptionGabe Newell diz que pirataria é culpa do serviço, não do preço EmptyRe: Gabe Newell diz que pirataria é culpa do serviço, não do preço

more_horiz
Quem dera todos no mercado pensassem como esse gênio!!!

descriptionGabe Newell diz que pirataria é culpa do serviço, não do preço EmptyRe: Gabe Newell diz que pirataria é culpa do serviço, não do preço

more_horiz
Na verdade, eu discordo dessa afirmação. Quem compra pirata na maioria não compraria original, mesmo que o serviço oferecido fosse excelente e o preço fosse em conta. Digamos que o cara que pega pirata é "cliente fiel" da barraquinha ou torrent..... Mas na ignorância da industria (e nisso tiro o chapéu pra Valve) eles tentam criar mecanismos pra dificultar a pirataria ao invés de fazer algo que prestigie o consumidor do produto original.

Exemplo é o Assassins Creed 2 no PC, quem comprou original ficou preso ao DRM, tinha que ficar conectado enquanto jogava sem nenhum bonus significativo, enquanto eu que baixei da internet rodei o jogo igual esse cara com a diferença que não precisava ficar amarrado ao DRM e isso pra mim é absurdo. Absurdo é um cara com jogo pirata ter mais beneficio que um que pagou pelo original.

Agora pega o Xbox nacional, no primeiro incentivo que deram aqui as vendas do console duplicaram e a venda de originais aumentou. Claro que muitos aproveitaram o preço do console e destravaram, mas o console deslanchou aqui e a M$ teve resposta rápida e positiva do publico apenas prestigiando o consumidor do produto original.

more_horiz
ac2 eh um caso de abuso da softhouse

mas eu diria q educaçao e cultura é o principal no cenário brasileiro.

no lol jogos o cara contou de um amigo que comprou o gow2 pirata umas 3 vezes, gastou uns 30 reais. sendo que o original custa 20.

more_horiz
Neto Kosovo escreveu:
ac2 eh um caso de abuso da softhouse

mas eu diria q educaçao e cultura é o principal no cenário brasileiro.

no lol jogos o cara contou de um amigo que comprou o gow2 pirata umas 3 vezes, gastou uns 30 reais. sendo que o original custa 20.

Era se não me engano R$40~R$50.... o cara pra economizar quanto??? R$10 tomou prejuízo de mais de R$40 (que dava pra comprar o 1 e o 2 original).

more_horiz
gabe newell para presidente dos eua por favor

more_horiz
Outra empresa com uma postura legal é a GoG

Ubisoft has no idea on the topic of piracy and the PC market. None. It must be embarrassing for lower-downs at the company who do have an idea to have to listen to people like Stanislas Mettra open their mouths.

Thankfully, not everybody in the industry shares that stance. Trevor Longino, from Good Old Games, a retailer of all people, has a more realistic, pragmatic view on the subject.

"By focusing on piracy as the evil enemy of PC gaming", he told GamersMint, "the industry loses sight of two things: first of all, pirates are better at distributing games than many companies are. Why else would someone risk getting malware or a virus on their computer from a torrent, except that they've made it simpler to get a game through pirates than it is through traditional digital distribution? There are definitely things that we can learn from how simple it is to pirate a game compared to

purchasing it,
installing the client,
patching the game,
patching the client,
activating it,
activating the online component,

and then-finally!–being able to play
."

"Secondly", he adds, "people pirate."

"They do, and you can't stop that. What you can do-what survey after survey shows-is create enough value in the offer of your game that people buy it anyway. Some of the largest sources of traffic on GOG.com are from torrent trackers and abandonware sites. And you know what? The traffic from these websites converts to purchasers at a better percentage than straight search traffic from Google does. The first exposure these people had to GOG.com came through illegal free copies of the games we sell, and they found our offer so compelling that they sign up and buy from us."

My first computer, a Commodore 64, was accompanied by a box full of pirated games. There wasn't a day that went by on the schoolyard in the 90s when at least one of my friends wasn't swapping a bundle of 3.5-inch disks. It's been an age-old problem, and always will be, so to pretend it's suddenly only a major problem now, and either introduce busted DRM or not release PC games at all as a result, is defeatist at best and disingenuous at worst.

http://kotaku.com/5862465/finally-someone-talks-common-sense-about-pc-piracy

eu defendo os argumentos da GoG: Os jogos que vendem lá são fáceis DEMAIS de piratear hoje... e MESMO ASSIM eu gastei dinheiro com eles. Pelas seguintes razões:

- Sem DRM, crack ou putarias do tipo
- Download simples e rápido (mais que o steam, menos que torrent, melhor que nada)
- Artwork, soundtrack, mapas, manual em pdf, tudo em um clique só
- Jogos adaptados pra rodar no windows 7 sem frescura
- Eu adorava esses jogos quando não tinha dinheiro pra pagar. agora tenho 10 contos e quis ter eles "oficialmente". mostrar pra empresa de alguma forma que aprecio o trabalho dela (tá, o final é bem subjetivo)

Enfim, na minha conta:

NeverWinter Nights Platinum (pode jogar online sem problemas, se falhar é só mandar um e-mail que eles te mandam tua serial originuda pro jogo)
Beyound Good&Evil (não terminei, mas é excelente)
Heroes of Might&Magic 3 Complete (o MELHOR DA SÉRIE)
The Witcher

fora os gratuitos: (Tyryan 2000, Broken Sword director's cut, Ultima IV, Beneath a Steel Sky, Teen Agent e Lure of the Temptress)

Acho que somando tudo isso não gastei 60 reais. é tudo original, e apesar de velho e fácil de pegar no piratebay, não me arrependo nem um pouco

more_horiz
A questão é: sempre vai existir os pirateiros, mas o Newell tem razão.

Ofereçam serviço melhor que os pirateiros e veremos se não terá o retorno apropriado.

more_horiz
!Chokko escreveu:
A questão é: sempre vai existir os pirateiros, mas o Newell tem razão.

Ofereçam serviço melhor que os pirateiros e veremos se não terá o retorno apropriado.

a principio parece impossivel

mas coisas como MP, patches, atualizacoes provam que dá sim pra dar um serviço lega e único

more_horiz
Ai q ta, o pirateiro mesmo, não tem jeito.
Mas o gamer serio (ou consumidor serio), principalmente o colecionador, não se importa em pagar por um bom serviço.

Exemplo PERFEITO o do Duke.... o GoG..... é tudo tão simples e honesto q eu não me importo nem um pouco em comprar um jogo la de vez em quando, mesmo a maioria sendo facilmente pirateada. Do la de 5 a 10 dolares e tenho o negocio perfeito, ja feito para rodar na minha maquina, muitas vezes com varios bonus (artbook, soundtrack, wallpapper e ai vai)...
São os 2 serviços online q uso hj em dia para jogos para PC e não me arrependo de nenhum.

more_horiz
num misto de paixão e burrice, por pouco não comprei as maiores obras da bioware (planescape torment, baldur's gate 1 e 2 e os 2 icewin dale) não só pelos games serem ÉPICOS, mas pelos extras

tem umas artes ótimas nesses games, as trilhas sonoras guardam umas trilhas excelentes pra se usar em vídeos ou mesmo ouvir em outros games multiplayer (ponha aquelas músicas de guerra medieval enquanto começa uma partida de team fortress 2 ou alguma guerra de mmorpg... morale boost +10)

de brinde, uma artwork da lady airibeth do neverwinter nights

Gabe Newell diz que pirataria é culpa do serviço, não do preço SA8MF

e mais meia dúzia de artworks num papel de parede pra quem quiser

Gabe Newell diz que pirataria é culpa do serviço, não do preço Bl01Z

more_horiz
Esse cara pra mim, é um genio.

Eu acho que o DRM só prejudica quem compra original. Porque o pirateiro joga do mesmo jeito, e ainda por cima, nao pagou por isso.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder