O site especializado em jogos de PC, Rock Paper Shotgun, conseguiu com exclusividade uma entrevista com o vice presidente da Remedy, Aki Järvilehto, onde ele responde a questões referentes a versão PC do até então exclusivo para Xbox 360, Alan Wake.
RPS: Por que lançar agora?
Aki Järvilehto: Eu acho que está mais relacionado ao fato de que agora existem muitos canais de distribuição digitais que podemos usar, o que não era possível anteriormente. Agora que temos essa possibilidade, apenas tivemos que fazê-lo.
RPS: A Microsoft é tradicionalmente protetora de seus exclusivos. Por que agora?
Aki Järvilehto: Nós estamos trabalhando em cooperação com a Microsoft, temos um ótimo relacionamento com eles, então estamos contentes com isso.
RPS: É ótimo que esteja chegando a Steam também, é algo que tinha uma distribuição muito ampla, em vez de uma pequena porcentagem do mercado.
Aki Järvilehto: Nós estamos bastantes excitados com a Steam também, é um bom canal. É ótimo poder colocar o jogo lá, finalmente.
RPS: Terá integração com Steamworks?
Aki Järvilehto: Sim, terá.
RPS: Haverá algum conteúdo novo?
Aki Järvilehto: Não, é [um port] de um-para-um. Obviamente, há muita coisa que estamos fazendo em termos de adaptar o jogo, o gameplay, os controles, para torná-lo diferente.
RPS: Há algum DLC para Xbox?
Aki Järvilehto: Sim, existem dois DLCs, The Writer e The Signal. Ambos serão entregues no lançamento [para PC].
RPS: Eles não serão incluídos na versão PC gratuitamente?
Aki Järvilehto: Ainda temos que ver, não decidimos isso.
RPS: Será lançado no primeiro quadrimestre de 2012. A quanto tempo ele está sendo co-desenvolvido? Desde o começo?
Aki Järvilehto: Temos que ver qual o tempo exato que isso irá acontecer. Estamos trabalhando nisso e em vários outros projetos nos últimos meses. Um deles está aqui (o novo spin-off de Alan Wake para Xbox Live), outros virão agora e outros mais tarde. É sempre emocionante, não apenas falar da versão PC, mas também sobre Alan Wake's American Nightmare.
RPS: Esse virá para PC também?
Aki Järvilehto: Até agora estamos falando apenas da versão XBLA.
RPS: Então o jogo vai dar suporte para texturas de nível PC e o DirectX mais atual?
Aki Järvilehto: A experiencia de funcionar em um PC high-end, com uma configuração ninja, há uma diferença gigante. Em uma tela grande, e um PC poderoso, é deslumbrante.
RPS: Você preferiria pagar pela versão PC?
Aki Järvilehto: Eu adoro jogar em ambas as plataformas. Foi incrível no Xbox e está funcionando bem no PC.
PS: Você já está cansado de ser perguntado sobre coisas que você possivelmente não poderá responder?
Aki Järvilehto: Eu adoro isso.
RPS: Obrigado pelo seu tempo.
Fonte: http://www.rockpapershotgun.com/2011/12/14/alan-wake-pc-preview/