O grande problema do Zeebo, para mim foram os jogos. eu quase comprei um, porque os jogos estavam num preço acessível para mim, porém o que me fez desistir:
1- Muito port de celular... se eu quiser jogar jogo de celular, compro um IPhone.
2- Muito jogo casual, estilo Yahoo Games... Para jogar joguinho casual tosco da PopCap eu não preciso de videogame
3- "Edutainmente"... falou-se de parceria da Disney... todos esperaram coisas como "Castle of Illusion" e "Quackshot"... veio um joguinho (de celular!) onde você visita a casa dos personagens Disney para jogar cartas! Eu não vou comprar um videogame para jogar mau-mau com o pato Donald.
Fora a parceria com os Estúdios Maurício de Souza... prometeu-se uns 5 títulos... todo mundo esperando um Mônica no Castelo do Dragão... veio um título que era um amontoado de mini-jogos piores que a página de passatempos das revistinhas da Turma da Mônica... eu não vou comprar um videogame para contar balões com o Anjinho.
4- Falta de variedade de jogos... MUITOS jogos de esporte e corrida (estilos de jogo que detesto) e apenas UM RPG, e mesmo assim um RPG COREANO originalmente LANÇADO PARA CELULAR, "Zenonia".
Além da falta de RPG... falta de jogos plataforma, de Beat'em Ups, de jogos de luta um-contra-um, de adventures...
5- Tentou seguir a modinha que não tinha capacidade para seguir,... virou o "Wii dos pobres", com sensorzinho para joguinhos de esporte cujos personagens tinham aparência de bonequinho de BodyPoke do Orkut
...
6- Com a entrada dos norte-americanos e a mudança de política do console, centrando em "edutainment' ficou um saco e politicamente correto demais. Cortou-se os jogos "Prey Evil" e "Quake" 1 & 2. Tudo bem que os posts de "Quake" eram péssimos e tinham cortado as cut-scenes, mas era melhor que "Bóia- Cross"... O Zeebo pareceu tentar ser o videogame "Family Fried" por definição, para juntar do vovô ao netinho na sala para jogar joguinhos bobos e inofensivos ao alcance de todos.
Nenhum jogador oldschool, acostumado aos jogos com dificuldade hardcore da época 8 e 16 bits suportaria jogar um console assim.
7- Não escutaram os jogadores. Várias vezes eu mesmo mandei emails falando exatamente o que estou falando aqui. Usuários de fóruns e do próprio blog do Zeebo falavam o mesmo. Não escutaram... deu no que deu... um fiasco medonho...
E parece que a receita do "Zeebo 2" é a mesma... Edutainment... jogos educativos..."family friend"... etc... Ou seja... já está fadado ao fiasco e fracasso antes de nascer.