Empolgados com o sucesso de Guilty Gear, o pessoal da Arc System Works utilizou a plataforma Naomi e apostou grande em Guilty Gear X. Este merecido capítulo mantem a jogabilidade alucinante, recheada de combos aéreos e comandos instintivos. Graças a plataforma de desenvolvimento, uma série de recursos, como grandes personagens na tela, alta resolução, muitos quadros de animação e efeitos de luz, puderam ser bem introduzidos no jogo.
Guilty Gear x conta com 16 lutadores batalhando em belos cenários e com golpes especiais a disposição. Mas para aplicar um golpe especial os criadores do game “beberam da fonte” de Art of Fighting ao introduzir uma barra power; um diferencial se compararmos o game à versão anterior – em Guilty Gear os jogadores mais “apelões” iniciavam as lutas soltando golpes fatais – esta alteração deixou Guilty Gear x mais balanceado.
Lançado no ano 2000 para arcade e Dreamcast, um ano depois (2001) chega ao Playstation 2 e PC e surfando na onda do sucesso absoluto, no ano de 2003 os proprietários do portátil Game Boy Advance são agraciados com a versão Guilty Gear X: Advance Edition; particularmente considero esta versão uma mancha na trajetória do game, porque o port ficou comum e limitado.
Só a título de curiosidade a primeira versão lançada para Dreamcast continha um mini-cd especial. Este “brinde” foi distribuído em 3 variantes e cada uma delas contem diferente artworks do game e é visualizado no computador. Todas as 3 versões do mini-cd são marcados como “Type-A”, “Type-B”, e “Type-C”.
Enfim, não posso falar de Guilty Gear X sem destacar sua trilha sonora. A OST (Original Sound Track) deste jogo é tão empolgante e bem feita que chego a considerá-la uma obra de arte. Alexei Barros disponibilizou em seu blog (http://hadouken.wordpress.com) uma versão da OST tema da batalha Zato vs Millia executada pelo grupo Guilty Gear XX sound Alive. Ouça o tema em: http://www.goear.com/listen/4948fc5/still-in-the-dark-zato-1-vs-millias-theme-daisuke-ishiwatari
Guilty Gear é muito mais que pancadaria. É um belo conjunto da obra, pois consegue reunir num mesmo game: jogabilidade, gráfico, som e diversão. Lindo e viciante é um deleite a visão, audição e tato!
No site www.Jap-Sai.com é possível conhecer e adquirir as diversas versões de Guilty Gear X, cooloque a curiosidade em prática e acesse: http://www.jap-sai.com/Games/Guilty_Gear_X/Guilty_Gear_X.htm
Matéria que publiquei no http://videogame.etc.br/?p=3951