Ristar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 301087-ristar_character_large

Ristar (Sonic Team, Mega Drive/Game Gear) - Lançado no dia 16 de Feveiro de 1995, Ristar é um jogo de plataforma desenvolvido pela equipe que criou o primeiro jogo de Sonic. No jogo você controla uma estrela-humanóide que utiliza suas mãos tanto pra atacar quanto para se movimentar pelo cenário.

Ristar foi desenvolvido a partir da idéia original por trás da criação de Sonic. A idéia inicial era que Sonic parecesse um coelho com orelhas que pudessem se esticar para pegar objetos. Mas durante o desenvolvimento foi visto que seria melhor usar um porco-espinho porque ele poderia virar uma "esfera" e andar mais rapidamente pelo cenário.
Alguns anos depois, aquele jogo do coelho seria desenvolvido separadamente de Sonic, e iria se tornar um prototipo chamado "Feel". A semelhança com o coelho já havia sido tirada e o personagem não utilizava suas orelhas e sim seus braços. Depois de algumas mudanças no personagem principal e mudando de nome várias vezes (incluindo Dextar) o jogo eventualmente virou o que viria ser chamado de Ristar. O nome também passou por mudança durante os lançamentos ocidentais, indo de "Ristar the Shooting Star" para "Dexstar" e finalmente Ristar.

O jogo se passa nos 7 planetas do sistema planetário de Valdi. Um pirata espacial, Kaiser Greedy fez com que todos os lideres dos planetas obdecessem somente as suas ordens. Os habitantes do Planeta Flora rezam para que um herói apareça e derrotoe Greedy. Depois de incansáveis rezas, eles conseguem alcançar a Deusa da Estrela, Oruto. Ela acorda uma de suas crianças, Ristar, com o único propósito de garantir os desejos das pessoas inocentes. Ele quem deve deter Greedy e seus seguidores de cada planeta da galáxia, para restaurar paz em cada uma delas.

Ristar não consegue pular mais alto do que outros protagonistas de jogos de plataforma, mas ele com certeza fica mais tempo no ar. Apertando o botão de agarrar, ele consegue se segurar em qualquer coisa perto dele. Ele faz isso nas oito direções, portanto sempre pode haver uma saída para uma plataforma mais alta ou uma passagem mais estreita. Ele também pode se segurar em paredes e abrir obstaculos pelo caminho.
O seu Life é mostrado por 4 estrelas no canto esquerdo da tela. Cada dano retira 1 estrela. Elas podem ser enchidas por coletar outras estrelas em baús pelos estágios. Durante os estágios, ele vai achar ocasionalmente alavancas em forma de estrela que, quando você se segura nela, pode se atirar pra longe, que a distancia depende de quanto tempo você fica girando em torno dela.
Em todos os estágios tem um desses especial, que leva Ristar até um Bonus Stage que tem objetivos bem variados como coletar itens, chegar até o fim ou matar uma certa quantidade de inimigos, todos eles com um tempo limite pra ser completado. Quando o jogo é completado, aparecem códigos secretos na tela dependendo de quantos tesouros você coletou.
Cada planeta consiste em 1 mini-boss no fim do estágio e o chefe principal no fim do segundo. Alguns dos mini-games nos chefes envolvem puzzles, ou acertar os inimigos na ordem em que eles aparecem.

Esse jogo contém uma série de diferenças entre a versão japonesa e a versão ocidental do jogo, vou listar todos eles abaixo:

:-: O nome dos planetas mudam de acordo com as versões.
:-: Nas versões ocidentais os inimigos foram alterados para parecerem mais intimidadores, e a expressão de raiva de Ristar é usada no jogo todo.
:-: A maioria das animações quando Ristar está parado foi removida na versão ocidental.
:-: Uma sequencia de esqui foi adicionada no começo do Estágio 4. Sprites de Ristar esquiando estão no cartucho japonês mas nunca foram usados.
:-: Itamor foi mudado de um gigante mecânico para um monstro de gelo.
:-: Um sapato de anti-gravidade foi adicionado no Estágio 6. Entretando a cena que Ristar se balança no ar existe na versão japonesa. Os sprites do sapato também estão presentes no cartucho japonês.
:-: Notas aparecem perto dos passaros mecanicos quando eles estão descendo no Planeta Neuos / Sonata. Isso foi removido nas versões ocidentais mas mesmo assim os passaros ainda param de se mexer logo depois que eles bicam.
:-: O nome dos tesouros nos Bonus Stages foram removidos. Numa nota, se todos os tesouros forem coletados, Ristar diz milagre na versão japonesa e bom trabalho na versão ocidental.
:-: A versão européia de Ristar foi um dos poucos jogos de Mega Drive que usou da vantagem da resolução maior dos sistemas PAL.
:-: O segundo estágio da versão do Game Gear foi totalmente editado na versão ocidental. A primeira parte foi totalmente removida e apenas a segunda parte existe.
:-: Também na versão do Game Gear, o planeta Timu foi renomeado para Freon para lembrar mais a versão do Mega Drive, mesmo o estágio tendo mais focos em tempo e relógios. (Timu é a pronuncia de Time que os japoneses fazem)

Algumas screenshots e videos das versões:

Mega Drive:


Ristar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 76517-ristar-genesis-screenshot-title-screenRistar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 76518-ristar-genesis-screenshot-jumping-around-in-the-first-levelRistar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 76519-ristar-genesis-screenshot-the-arm-actionRistar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 95602-ristar-genesis-screenshot-the-boss-is-on-the-background-andRistar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 95603-ristar-genesis-screenshot-your-first-boss-battle-in-the-gameRistar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 95604-ristar-genesis-screenshot-starting-round-2Ristar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 95605-ristar-genesis-screenshot-i-actually-never-liked-carrotsRistar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 95614-ristar-genesis-screenshot-finally-a-cityRistar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 95615-ristar-genesis-screenshot-now-i-understand-how-hard-it-is-toRistar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 95617-ristar-genesis-screenshot-hilarious-boss-battle-as-a-concertRistar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 95620-ristar-genesis-screenshot-a-pot-a-pot-just-a-potRistar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 95622-ristar-genesis-screenshot-early-picassoRistar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 95625-ristar-genesis-screenshot-shall-we-watch-tv


Game Gear:


Ristar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 399257-ristar-game-gear-screenshot-how-it-startsRistar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 399258-ristar-game-gear-screenshot-evil-lands-on-planetRistar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 399259-ristar-game-gear-screenshot-main-title-screenRistar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 399260-ristar-game-gear-screenshot-level-introduction-so-similarRistar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 399261-ristar-game-gear-screenshot-our-hero-in-first-journeyRistar, A Estrela Cadente [+Mega Drive/Game Gear][+Review] [+Starfy] 399262-ristar-game-gear-screenshot-long-hands-are-very-helpful


Ristar foi bem recebido pela midia, com notas acima de 8 em todas as revistas da época porém nunca recebeu uma continuação ou fez muitas aparições em outros jogos, apenas uma aparição rápida em Segagaga do Dreamcast e uma pequena aparição em um cenário de Sonic & Sega All-Stars Racing que era comprado via download.

Além do Mega Drive e do Game Gear, Ristar também apareceu em coletâneas para PS2 e PSP (Sega Genesis Collection), Xbox 360 e PlayStation 3 (Sonic's Ultimate Genesis Collection), Virtual Console do Wii e no Steam para PCs.

Eu acho que esse jogo nunca mereceu a devida consideração, talvez porque muita gente não conheça ou pela grande quantidade desses jogos de plataforma na época mas eu acho que a Sega deveria ter investido mais nele, porque a franquia poderia ser algo mais que apenas um jogo e o personagem poderia fazer melhores aparições em outros jogos.

Bom, espero que tenham gostado do jogo, ele pra mim é um dos melhores jogos de plataforma já feitos, ao lado de Rayman, Gex, Mario e Sonic é um personagem bem carismatico com um jogo bastante variado e que pode te surpreender nem que seja por alguns instantes.




Retirado do meu blog: http://olhamaemeublogdevideogames.blogspot.com/2010/11/ristar.html



ps: alguem já jogou The Legendary Starfy no Nintendo DS? Lembra bastante Ristar...



Infelizmente a série tem 5 jogos e apenas 1 deles saiu nas Américas, o resto ficou só no Japão.