RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração]

power_settings_newInicie sessão para responder
+4
Melhor nick da historia!!
D.O.G.S
Galdius
dukemagus
8 participantes

description[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] Empty[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração]

more_horiz
Como vocês já sabem, meu fightpad morreu, e eu desisti deles e vou "subir um nível" e ir direto pros arcade sticks dessa vez.

Depois de passar todo o feriado de carnaval pesquisando, consegui agregar um número bom de informações (90% do portal versus e shoryuken.com). Segue abaixo minhas minhas descobertas, e pode servir como um bom guia para quem quiser se poupar de percorrer o caminho das pedras.

vale lembrar que eu NÃO sou profissional, nem sequer competitivo ou calejado. sou amador e casual eterno, então eu encerrei minhas pesquisas onde o bolso começou a doer demais e as peças ficaram muito "top" para que eu conseguisse realmente fazer uso da qualidade superior

---




primeiro sobre peças: Guilherme Sarda do portal versus esclarece. mesmo o vídeo sendo de 2009, é válido


Resumindo:

Peças eletromatic: são o "padrão" dos fliperamas comerciais do brasil. peças duráveis, mas com qualidade mediana. Os controles artesanais que você acha no ML normalmente são feitos com peças eletromatic
Botões HAPP lisinho que nem (piada obscena censurada). dá pra passar a mão que é uma beleza. e faz barulho quando tu dá uma apertadinha. (deve ser um inferno pra brincar na madrugada com a parentada no quarto ao lado)
Botões Sanwa: super sensíveis e barulhentos, a sensibilidade exagerada pode incomodar alguns
Botões Seimitsu: se sanwa é nvidia, seimitsu é ATI. menos sensíveis. Exigem que você "aperte" mais o botão para o comando sair. isso não define qualidade e é questão de gosto mesmo
Peças Hori: inferior à sanwa e seimitsu, superior à eletromatic e outros chineses sem nome ou marca.

Manche/alavanca/direcional:

Padrão americano (e de fliperama brasileiro pelo visto): cotonete/bastão, exige mais força
Padrão japonês: bola/cherry top. menor e exige menos força. padrão pra horii, sanwa e etceteras. alguns dá pra trocar a base.

Isso é sobre peças, pra quem quer mandar fazer o seu ou modificar um já pronto.
mais detalhes aqui: http://www.portalversus.com.br/forum/topic/10-resumao-sobre-pecas-de-arcade/

Agora AS ESCOLHAS.

1 - Artesanal brasileiro CustoxBenefício: TRONIC LAND
[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] NHPHkv9
http://tronicland.com.br/controle-arcade-profissional-tipo-fliperama-usb-para-pc-e-playstation-3-ps3.html
http://tronicland.com.br/games/playstation-3/acessorios/controle-arcade-estampado-profissional-tipo-fliperama-usb-para-pc-e-playstation-3-ps3.html

90% de certeza que usa peças eletromatic, e não tem todos os botões (r3/l3/ps ou home ficam em falta). mesmo assim, são bonitos e baratos (130 reais + frete. difícil até pegar fightpad por esse preço)

Apesar dos comentários do sarda, eu achei um review defendendo BASTANTE a durabilidade do controle e das peças eletromatic
http://adrenaline.uol.com.br/forum/pc/349038-qual-controle-arcade-comprar-para-pc.html
segue à partir da segunda página o bate-boca do cole roddy e do resto.

Pra mim faz todo o sentido que peças que aguentem truculência de um fliperama DE VERDADE (não de shoppin chique) sejam resistentes. Precisão e qualidade é OUTRA história.

2 - Artesanal com peças de alta qualidade: Umbrella Arcadepad
[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] CFYJ4eU
http://umbrellaarcadepad.com

Ao que parece a loja tem alguma tradição fazendo essas coisas, e pra escolher as peças que escolhe, deve passar algum tempo nos fóruns de games de luta. Além disso, já possui modelos com botão Home e outras coisas

O único problema é o preço: dependendo do modelo que tu escolher o negócio chega em quase 500 pratas somando o frete. menos de 400 com peças sanwa/seimitsu é bem difícil. A loja também vende controles industrializados. madcatz, hori, qanba etc. mas fica MUITO CARO (900 paus facinho)

Pra quem não tem medo de montar o próprio brinquedo eles ainda vendem as peças em separado, e se chorar bastante (e pagar bem), eles devem montar algo com estampa e botões que tu quiser.

3 - Fightpads Industrializados: Linha Econômica
Loja para importação: http://www.arcadeshock.com/ (aceito outras sugestões boas)

Aqui a coisa complica: tem MUITA coisa pra decidir e cada uma vai para um tipo de pessoa. o MEU perfil é jogador casual (scrub mesmo), então não me adianta comprar algo top de linha se eu não tenho habilidade para usar tudo. Precisa ser "bom" e permitir que se faça todas as técnicas malucas desses games de luta (plink, piano roll, etc.) botões grosseiros demais ou que agarrem estão fora de cogitação, mas um madcatz edição limitada que vai dar milzinho contando impostos extrapola.

ENFIM, seguimos com os resultados:
Fonte maior: http://www.portalversus.com.br/forum/topic/6925-arcades-industrializados/ apesar de ser um guia de mod, traz resumos MUITO BONS de cada modelo

3a: Ultra econômicos

- Coisas genéricas chinesas sem marca de nome ou "nacionalizados"
Preço no ebay: à partir de US$ 30
Preço no ML: de R$ 60 em diante

Exemplos:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-462546601-gigante-controle-arcade-stick-genius-max-fighter-pc-ps3-ps2-_JM
http://www.ebay.com/itm/PRO-ARCADE-STICK-NIB-/251159734086?pt=Video_Games_Accessories&hash=item3a7a496746
http://dx.com/p/10-button-arcade-stick-with-turbo-and-auto-3706

FIQUE LONGE! não estou brincando. FIQUE LONGE! se você não sabe a procedência, não tem como confirmar a qualidade. e não me refiro à marca da "nacionalizadora" (genius, logitech, etc.) tudo isso é feito na china, então precisa saber quem na china está fazendo.

- (wireless) Pro fighting Stick
[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] CoY7ZPj

preço no ebay: à partir de US$ 48,00 + frete
Preço no ML: à partir de 160
Preço na DX: US$ 67,60

Não é dos mais populares em lojas online, mas eu posso jurar que já vi um desses no camelô. Deve ser sólido o bastante para brincar, mas não tem "nome". pelas informações que eu achei por aí, fica num nível similar ao Qanba abaixo
NOTA: Tem MUITO jogador que reclama de controle wireless. dizendo que tem "lag input", perde o sinal, dura menos e fazem os pombos cagarem no seu ombro. Teoricamente até faz sentido (no fio a conexão é direta e com nenhuma chance de interferência), mas a não ser que você já consiga fazer combos que precisem de precisão de 1 frame (2 socos+hadouken não configura), acho que ainda não vai sentir se tem lag ou não


- "Aquele qanba de 50 dólares na deal extreme" (Qanba PFJ P3)
[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] OOm8me8

Preço no Ebay: entre US$ 40 e US$ 60
Preço na Deal Extreme: US$ 58,60 (desculpe garoto, esse não vai entrar isento no país)
Preço no Brasil (ML e lojas): à partir de 200 reais

Mesmo sendo a coisa mais barata com algum nome da deal extreme, eu não consigo achar muitas informações sobre ele além do "é bom pelo preço". A marca Qanba já teve que amargar fama de produtos vagabundos, mas pelo visto estão se redimindo e lançando produtos muito bons, com peças sanwa e tudo o mais. Esse modelo em especial saiu ANTES deles se endireitarem, então eu não ponho minha mão no fogo por ele


- Hori Fighting stick mini

[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] Rlziagy
Preço na arcadeshock: US$ 39,00 + frete
preço no Ebay: à partir de US$ 37 + frete
Preço médio no brasil (lojas e ML): entre R$ 130 e R$ 170 + frete

Versão reduzida do hori fighting stick 3. Pelos reviews ele pode até não ser algo para torneios, mas tem qualidade pro usuário casual, e é BEM barato. Os maiores problemas relatados são com o tamanho (fica esquisito no colo, precisa colocar algo embaixo para dar firmeza e pode cansar o braço esquerdo porque a alavanca está muito colada aos botões).
NOTA: Esse modelo NÃO FOI FEITO PARA SER MODIFICADO. ele é pequeno demais e boa parte das peças são soldadas na placa. Compre para usar, não para bagunçar.

3b - Econômicos "quase nível competitivo"

Quando você sobe seu teto de 50 para 100 dólares (e aceita que VAI ser taxado) entra em cena uma vantagem interessante: CUSTOMIZAÇÃO. à partir daqui começam os madcatz SE, que podem ter botões e alavanca trocados sem precisar de solda ou coisas complicadas. Mesmo a qualidade das peças aumenta, e elas ganham "marca", ou pelo menos o nobre título de "cópia da sanwa". Bem, o Seth copiando os bons virou chefe final e top tier do sf4, já o Dan "forçando" o estilo próprio até hoje...

- Hori Fighting Stick 3

[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] ZUk0SUT

Preço em lojas brasileiras: R$ 250,00 + frete (tinha na saraiva)
Preço no ebay: não tem
Preço na amazon: à partir de 70 dólares pelo usado

o "pai" do fighting stick mini descrito acima. esse sim já tem tamanho mais próximo dos que você vê nos vídeos de torneios, e praticamente todos os reviews dão nota 8 ou 9 para ele. As únicas reclamações são sobre a falta de espaço na caixa e qualidade dos botões não chegar no nível sanwa. Pelo preço parece ser simplesmente a MELHOR opção antes de partir para os mods.

NOTA: o posicionamento dos botões não segue o padrão "atual". e coloca l1 e l2 na esquerda e r1 e r2 na direita (os de hoje colocam todos os "gatilhos" no canto direito). Tudo configurável para JOGO, mas naqueles comandos que não dá pra configurar (menus) pode gerar uns minutos de estranheza.

MadCatz Standard Edition
[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] 7UMKALe

Preço no ebay: 60 dólares + frete (nem crie esperanças... uma caixa desse tamanho VAI ser taxada)
Preço no ML: o único que achei tá mais de 900 paus... algo tá errado nisso
Preço em lojas: R$ 295 à vista (kabum e Saraiva - WWE Brawlstick)

O brinquedo que separa os casuais eternos dos possíveis competitivos. Bom, não (se você é bom, consegue se virar até com o controle de xbox), mas praticamente todas as técnicas que foram inventadas com esses sticks podem ser aplicadas num desses com perfeição. é o "Ponto médio" em termos de preço e qualidade.
Mas a principal característica dele é a relativa facilidade de modificação. Ele não possui soldas, e para fixas parafusos e outras conexões só é usada cola quente. Então com uma chave de fenda e estilete você já consegue trocar os botões, um pouquinho mais de esforço e coloca uma alavanca sanwa nível profissional e pronto: seu "standard edition" não deve nada pros brinquedos dos campeões da EVO

NOTA: NÃO PAGUE PELA ESTAMPA! Como eu falei, a característica deles é a facilidade de modificar. Isso inclui baixar um modelo de estampa, colocar sua figura personalizada, ir na gráfica fazer o adesivo e colar por cima. POR ISSO vale engolir o orgulho e pegar aquele brawlstick horrendo com o the rock semi nu te encarando. Por dentro é a mesma coisa que os SE de street fighter. a diferença de preço, só na estampa pode chegar a 50 dólares, pois não é mais tão fácil achar os modelos SF4.


Esse é meu limite. mais que isso eu não pesquisei muito porque estoura EM MUITO meu orçamento. posso deixar duas dicas abaixo e quem souber mais favor contribuir

Madcatz Tournament Edition: A edição "de luxo" do SE. maior, mais pesado e mais fácil ainda de se modificar. é o stick dos campeões, mas stick não faz campeões. lembre disso na hora de abrir a carteira. Mesmo assim, são lindos... sonho de consumo mesmo

Qanba q4: lembra que eu falei sobre a qanba ter se redimido? Esse q4 virou sonho de consumo no portal versus e na shoryuken.com Boa construção, boas peças stock e compatibilidade perfeita com PS3, Xbox e PC
Sarda no review



---


TODOS OS CRÉDITOS PARA O PESSOAL DO WWW.PORTALVERSUS.COM.BR
Aliás, se você joga games de luta por mais de um mês e gosta, você já deve ter esbarrado nesse fórum. Muito material bom lá, desde execução até como lidar com os próprios nervos numa partida.


Por fim, esse pode ser um ótimo tópico colaborativo. Quem entender algo e tiver dicas ou algo do tipo, favor se manifestar. lerei tudo com carinho e adicionarei o que for relevante

description[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] EmptyRe: [GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração]

more_horiz
O Tournament Edition da Madcatz eh lindo demais, eu tenho um do SF4. Mesmo sendo um jogador bem ruinzinho de jogos de luta comparados com outras pessoas, eu nao me arrependo da compra. Ele eh muito bem acabado e eu acho legal usa-lo para nao somente jogos de luta como para shmups e jogar Pac-Man com ele eh bem legal tbm.

description[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] EmptyRe: [GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração]

more_horiz
eu não disse que é ruim. muito pelo contrário, ele é ÓTIMO

caso é: pra quem não é bom o bastante para tirar proveito de sensibilidade extrema ou pra sentir a qualidade das peças, enfim: gente "não-profissional", dá pra conseguir algo tão bom quanto e poupar uns bons 200 reais

nunca vi um madcatz tournament por menos de 500 pratas, já o standard tem na SARAIVA e na KABUM (nada de ML, são lojas grandes) por 300 reais.

Se tu descobrir-se competitivo, tu pode trocar as peças em ambos os casos. logo, acho que o custo benefício pesa mais pro standard. se avaliar só qualidade, contudo, o TE ganha sem sombra de dúvida

description[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] EmptyRe: [GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração]

more_horiz
dukemagus escreveu:
eu não disse que é ruim. muito pelo contrário, ele é ÓTIMO

caso é: pra quem não é bom o bastante para tirar proveito de sensibilidade extrema ou pra sentir a qualidade das peças, enfim: gente "não-profissional", dá pra conseguir algo tão bom quanto e poupar uns bons 200 reais

nunca vi um madcatz tournament por menos de 500 pratas, já o standard tem na SARAIVA e na KABUM (nada de ML, são lojas grandes) por 300 reais.

Se tu descobrir-se competitivo, tu pode trocar as peças em ambos os casos. logo, acho que o custo benefício pesa mais pro standard. se avaliar só qualidade, contudo, o TE ganha sem sombra de dúvida


Nunca vi arcades sticks em lojas aqui por menos de 800 reais, acho q se voce achar um bom por 300 deveria pegar.

description[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] EmptyRe: [GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração]

more_horiz
Pega 500 obamas, vai lá no byrdo.org e manda o cara fazer um pra ti.

Spoiler :

description[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] EmptyRe: [GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração]

more_horiz
e foi o que eu fiz. como eu disse, os brawlstick são igual aos Madcatz SE do street fighter, só que com o the rock suado seminu te encarando ao invés do ryu

por dentro é a mesma coisa, e trocar a arte não é coisa de outro mundo

e cachorron, eu cogitei a idéia, mas não quero que o governo lucre mais com a minha jogatina. não quero pagar imposto na alfândega e ainda arriscar ter meu brinquedo roubado pelos correios

description[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] EmptyRe: [GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração]

more_horiz
Bom tópico. Vou ler depois com calma....

description[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] EmptyRe: [GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração]

more_horiz
dukemagus escreveu:
e foi o que eu fiz. como eu disse, os brawlstick são igual aos Madcatz SE do street fighter, só que com o the rock suado seminu te encarando ao invés do ryu
por dentro é a mesma coisa, e trocar a arte não é coisa de outro mundo
e cachorron, eu cogitei a idéia, mas não quero que o governo lucre mais com a minha jogatina. não quero pagar imposto na alfândega e ainda arriscar ter meu brinquedo roubado pelos correios

Com certeza.

Mas falei zoando, mas com um pingo de verdade. Os controles desse gringo aí são finíssimos, mas é frescura pura e totalmente inútil, fora da realidade. Negócio é pegar um controle econômico e bem feito com um cara nacional que manje, ou pegar peças mais "top" como um seimitsu e montar por si mesmo. Sai caro, mas não tem risco de roubo mesmo. Coisas exclusivas e caras hoje são obviamente visadas dentro dos correios. Se passou antes pela Receita, aí então...

E Eletromatic não é tão ruim quanto o povo pensa. Nego fala que é lixo, é isso, é aquilo... Que só seimitsu e sanwa prestam etc e talz. Nada a ver. Aguentam sussa. Tanto é verdade, que nenhum arcade nacional usa manche de bolinha cheio de fru-fru, só de "taco", tudo da Eletromatic. BTW, até a Capcom e SNK do Brasil usavam esses controles nos gabinetes delas.

Qualquer um que já jogou num arcade deles sabe que os bichos são resistentes. :tudobem:

description[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] EmptyRe: [GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração]

more_horiz
Muito caro.... Sou mais o meu artesanal comprado da feira de acari por 50 real. :acepted:

description[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] EmptyRe: [GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração]

more_horiz
Kaneda manjador... Manda o link pra nós depois

description[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] EmptyRe: [GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração]

more_horiz
Vou tirar foto dele e postar...

description[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] EmptyRe: [GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração]

more_horiz
Tá aí duke....

[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] 20130213173225

Compatível com ps1, ps2, saturn, pc.

description[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] EmptyRe: [GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração]

more_horiz
tem o Hori V3-SA Fight Stick

dizem que é bom


[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] 91253

description[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] EmptyRe: [GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração]

more_horiz
é bonitão também kaneda, pena que não pega em ps3 (meu uso principal). e nanaki, eu parei de pesquisar no nível SE porque o negócio ficou "profiça" demais pra minha análise. Não adianta um cara comparar maseratti e porsche se ele mal consegue se virar com um uno mille

mas se quiser fazer uma pesquisinha e postar aqui os resultados, eu agrego teu material e seu nobre nome como autor no artigo com todo prazer

Última edição por dukemagus em Qua 13 Fev 2013, 21:42, editado 1 vez(es)

description[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] EmptyRe: [GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração]

more_horiz
Na verdade nem testei no ps3.

description[GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração] EmptyRe: [GUIA]A jornada do Duke em busca do Arcade Stick Perfeito [+dicas][+pesquisa][+aceito colaboração]

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder