Melhor nick da historia!! escreveu:Nanaki escreveu:Melhor nick da historia!! escreveu:Nanaki escreveu:Pô sinto falta da Sega, eu cresci com master e mega na minha casa !!
Na minha opinião o que fudeu a Sega foi o Saturn, aqueles dois cpu´s que eram o terror da programação
o saturn até vendeu bem no JP, mas perdeu mto espaço pra Sony na época em outros mercados que ela dominava, como o Europeu
a estratégia de marketing tbm foi escrota, lançando o console no meio na e3 de surpresa, as third parties ficaram fudidas =(
sem contar a mente fechadíssima da Sega japonesa em relação a Sega Americana
as vezes penso se a sega estaria melhor hoje se tivesse aceitado a fusão com a sony para fazer um console novo ou ainda se tivesse fechado o acordo com a silicon graphics na produção do chip gráfico pro saturn
ela levou tanto pau e prejuizo nessa época que quando chegou a hora do dreamcast a sega não tinha mais folego !!
poderia ter sido diferente, o dreamcast é mto loco
Na verdade a "Sega" que fodeu toda a bagaça foi a americana e não a Japonesa. Lembre-se que no Japão o Saturn enquanto competia era o segundo console na frente do N64 por lá inclusive.... Incrível dizer isso, mas por birrinha dos Japas, os americanos meio que sabotaram o Saturn deixando de portar muitos jogos, e que apesar dos apesares o Saturn era um ótimo console....
é que o presidente da sega of america (Tom Kalinske) achava o saturn caro e mto complexo de se desenvolver jogos, esse cara foi o responsavel pelo genesis ter dado certo nos eua (e praticamente ter salvo a sega do jp na epoca ) e queria que a sega continuasse a investir no console 16bit, visto que tinha hora que o genesis vendia quatro vezes mais que o saturn nos eua, não digo que a sega jp fodeu com tudo, mas ela tretava direto com a sega da america, o que era prejudicial para os consumidores daquele mercado, na net tem uns relatos do Michael Latham falando sobre a treta do kalinske com os japas:
"Não foi o fracasso do Saturn que fez com que ele (Kalinske) perdesse o interesse, mas sim o fato de ele não poder fazer algo a respeito. Ninguém o deixava fazer nada. O lado norte-americano da Sega simplesmente não tinha mais controle algum nas mãos."
a saida do kalinske que eu acho que prejudicou por demais a sega da america, pq o cara era bom, dai entrou um tosco pra caralho ( o tal do Stolar)
o console era mto caro tbm lançado por $450 - $400, enquanto a sony lançou o psx a $299, e como o saturn era dificil de programar, o console da sony apresentava gráficos melhores no começo
o lance das conversões japonesas para os eua, foi culpa do novo presidente da sega da america que anunciou na e3 de 1997 que só seriam produzidos jogos de grande excelência para o saturn norte-americano, gerando problemas com a working designs (que fazia as belas conversoes do jp pros eua) e outras produtoras
e ainda o cara teve a proeza de chegar e falar na e3 de 1997 "O Saturn não é o nosso futuro" , simplesmente todo mundo "WTF !!??!"
se eu nao me engano mn, no final da vida dos consoles da era 32/64 bits, o psx foi o mais vendido no japao e no mundo
"No final"??? Me diga um momento que o PSX vendeu menos que algum console daquela gen. Não precisa apelar pra ironia..... Agora convenhamos: Um cara em meio a uma "guerra" querer investir num hardware limitado como o Genesis que naquele momento era uma gen passada no minimo era idiota, o cara deveria ter trabalhado melhor no Saturn (na verdade, a divisão americana inteira deveria ter trabalhado melhor no Saturn, independente de quem tivesse lá). Essas mudanças + querer "grande excelência" deixando de portar vários jogos pros states levou o fracasso do aparelho.
Mais uma coisa: As pessoas pensam que necessariamente o console mais vendido é o único que gera lucro e isso é errado. O Xbox 1 a M$ literalmente pagava por unidade vendida no começo, mas deu a volta por cima mesmo vendendo 1/5 do PS2 no mundo, N64 não deu prejuízo para a Nintendo mesmo vendendo 1/3 do PS1, O Genesis (desconsiderando os periféricos) não deu prejuízo pra Sega mesmo vendendo 10 milhões a menos que o Snes.... Tudo se resume a saber gerar lucro, e o que dá mais lucro pras companhias é os jogos (o que parece que a SoA não sábia).
XBOX deu a volta por cima?
Até onde sei ele dei não sei quantos MILHÕES de prejuízo POR ANO para a Microsoft.