RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast

power_settings_newInicie sessão para responder
+5
Nanaki
Kaneda
Melhor nick da historia!!
zephyrous
Chokko
9 participantes

descriptionArquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 EmptyRe: Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
Nanaki escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:
Nanaki escreveu:
Pô sinto falta da Sega, eu cresci com master e mega na minha casa !!

Na minha opinião o que fudeu a Sega foi o Saturn, aqueles dois cpu´s que eram o terror da programação

o saturn até vendeu bem no JP, mas perdeu mto espaço pra Sony na época em outros mercados que ela dominava, como o Europeu

a estratégia de marketing tbm foi escrota, lançando o console no meio na e3 de surpresa, as third parties ficaram fudidas =(

sem contar a mente fechadíssima da Sega japonesa em relação a Sega Americana

as vezes penso se a sega estaria melhor hoje se tivesse aceitado a fusão com a sony para fazer um console novo ou ainda se tivesse fechado o acordo com a silicon graphics na produção do chip gráfico pro saturn


ela levou tanto pau e prejuizo nessa época que quando chegou a hora do dreamcast a sega não tinha mais folego !!

poderia ter sido diferente, o dreamcast é mto loco


Na verdade a "Sega" que fodeu toda a bagaça foi a americana e não a Japonesa. Lembre-se que no Japão o Saturn enquanto competia era o segundo console na frente do N64 por lá inclusive.... Incrível dizer isso, mas por birrinha dos Japas, os americanos meio que sabotaram o Saturn deixando de portar muitos jogos, e que apesar dos apesares o Saturn era um ótimo console....



é que o presidente da sega of america (Tom Kalinske) achava o saturn caro e mto complexo de se desenvolver jogos, esse cara foi o responsavel pelo genesis ter dado certo nos eua (e praticamente ter salvo a sega do jp na epoca ) e queria que a sega continuasse a investir no console 16bit, visto que tinha hora que o genesis vendia quatro vezes mais que o saturn nos eua, não digo que a sega jp fodeu com tudo, mas ela tretava direto com a sega da america, o que era prejudicial para os consumidores daquele mercado, na net tem uns relatos do Michael Latham falando sobre a treta do kalinske com os japas:

"Não foi o fracasso do Saturn que fez com que ele (Kalinske) perdesse o interesse, mas sim o fato de ele não poder fazer algo a respeito. Ninguém o deixava fazer nada. O lado norte-americano da Sega simplesmente não tinha mais controle algum nas mãos."

a saida do kalinske que eu acho que prejudicou por demais a sega da america, pq o cara era bom, dai entrou um tosco pra caralho ( o tal do Stolar)
o console era mto caro tbm lançado por $450 - $400, enquanto a sony lançou o psx a $299, e como o saturn era dificil de programar, o console da sony apresentava gráficos melhores no começo

o lance das conversões japonesas para os eua, foi culpa do novo presidente da sega da america que anunciou na e3 de 1997 que só seriam produzidos jogos de grande excelência para o saturn norte-americano, gerando problemas com a working designs (que fazia as belas conversoes do jp pros eua) e outras produtoras

e ainda o cara teve a proeza de chegar e falar na e3 de 1997 "O Saturn não é o nosso futuro" , simplesmente todo mundo "WTF !!??!"

se eu nao me engano mn, no final da vida dos consoles da era 32/64 bits, o psx foi o mais vendido no japao e no mundo


"No final"??? Me diga um momento que o PSX vendeu menos que algum console daquela gen. Não precisa apelar pra ironia..... Agora convenhamos: Um cara em meio a uma "guerra" querer investir num hardware limitado como o Genesis que naquele momento era uma gen passada no minimo era idiota, o cara deveria ter trabalhado melhor no Saturn (na verdade, a divisão americana inteira deveria ter trabalhado melhor no Saturn, independente de quem tivesse lá). Essas mudanças + querer "grande excelência" deixando de portar vários jogos pros states levou o fracasso do aparelho.

Mais uma coisa: As pessoas pensam que necessariamente o console mais vendido é o único que gera lucro e isso é errado. O Xbox 1 a M$ literalmente pagava por unidade vendida no começo, mas deu a volta por cima mesmo vendendo 1/5 do PS2 no mundo, N64 não deu prejuízo para a Nintendo mesmo vendendo 1/3 do PS1, O Genesis (desconsiderando os periféricos) não deu prejuízo pra Sega mesmo vendendo 10 milhões a menos que o Snes.... Tudo se resume a saber gerar lucro, e o que dá mais lucro pras companhias é os jogos (o que parece que a SoA não sábia).


XBOX deu a volta por cima?
Até onde sei ele dei não sei quantos MILHÕES de prejuízo POR ANO para a Microsoft.

descriptionArquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 EmptyRe: Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast

more_horiz
Nanaki escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:
Nanaki escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:
Nanaki escreveu:
Pô sinto falta da Sega, eu cresci com master e mega na minha casa !!

Na minha opinião o que fudeu a Sega foi o Saturn, aqueles dois cpu´s que eram o terror da programação

o saturn até vendeu bem no JP, mas perdeu mto espaço pra Sony na época em outros mercados que ela dominava, como o Europeu

a estratégia de marketing tbm foi escrota, lançando o console no meio na e3 de surpresa, as third parties ficaram fudidas =(

sem contar a mente fechadíssima da Sega japonesa em relação a Sega Americana

as vezes penso se a sega estaria melhor hoje se tivesse aceitado a fusão com a sony para fazer um console novo ou ainda se tivesse fechado o acordo com a silicon graphics na produção do chip gráfico pro saturn


ela levou tanto pau e prejuizo nessa época que quando chegou a hora do dreamcast a sega não tinha mais folego !!

poderia ter sido diferente, o dreamcast é mto loco


Na verdade a "Sega" que fodeu toda a bagaça foi a americana e não a Japonesa. Lembre-se que no Japão o Saturn enquanto competia era o segundo console na frente do N64 por lá inclusive.... Incrível dizer isso, mas por birrinha dos Japas, os americanos meio que sabotaram o Saturn deixando de portar muitos jogos, e que apesar dos apesares o Saturn era um ótimo console....



é que o presidente da sega of america (Tom Kalinske) achava o saturn caro e mto complexo de se desenvolver jogos, esse cara foi o responsavel pelo genesis ter dado certo nos eua (e praticamente ter salvo a sega do jp na epoca ) e queria que a sega continuasse a investir no console 16bit, visto que tinha hora que o genesis vendia quatro vezes mais que o saturn nos eua, não digo que a sega jp fodeu com tudo, mas ela tretava direto com a sega da america, o que era prejudicial para os consumidores daquele mercado, na net tem uns relatos do Michael Latham falando sobre a treta do kalinske com os japas:

"Não foi o fracasso do Saturn que fez com que ele (Kalinske) perdesse o interesse, mas sim o fato de ele não poder fazer algo a respeito. Ninguém o deixava fazer nada. O lado norte-americano da Sega simplesmente não tinha mais controle algum nas mãos."

a saida do kalinske que eu acho que prejudicou por demais a sega da america, pq o cara era bom, dai entrou um tosco pra caralho ( o tal do Stolar)
o console era mto caro tbm lançado por $450 - $400, enquanto a sony lançou o psx a $299, e como o saturn era dificil de programar, o console da sony apresentava gráficos melhores no começo

o lance das conversões japonesas para os eua, foi culpa do novo presidente da sega da america que anunciou na e3 de 1997 que só seriam produzidos jogos de grande excelência para o saturn norte-americano, gerando problemas com a working designs (que fazia as belas conversoes do jp pros eua) e outras produtoras

e ainda o cara teve a proeza de chegar e falar na e3 de 1997 "O Saturn não é o nosso futuro" , simplesmente todo mundo "WTF !!??!"

se eu nao me engano mn, no final da vida dos consoles da era 32/64 bits, o psx foi o mais vendido no japao e no mundo


"No final"??? Me diga um momento que o PSX vendeu menos que algum console daquela gen. Não precisa apelar pra ironia..... Agora convenhamos: Um cara em meio a uma "guerra" querer investir num hardware limitado como o Genesis que naquele momento era uma gen passada no minimo era idiota, o cara deveria ter trabalhado melhor no Saturn (na verdade, a divisão americana inteira deveria ter trabalhado melhor no Saturn, independente de quem tivesse lá). Essas mudanças + querer "grande excelência" deixando de portar vários jogos pros states levou o fracasso do aparelho.

Mais uma coisa: As pessoas pensam que necessariamente o console mais vendido é o único que gera lucro e isso é errado. O Xbox 1 a M$ literalmente pagava por unidade vendida no começo, mas deu a volta por cima mesmo vendendo 1/5 do PS2 no mundo, N64 não deu prejuízo para a Nintendo mesmo vendendo 1/3 do PS1, O Genesis (desconsiderando os periféricos) não deu prejuízo pra Sega mesmo vendendo 10 milhões a menos que o Snes.... Tudo se resume a saber gerar lucro, e o que dá mais lucro pras companhias é os jogos (o que parece que a SoA não sábia).


não to sendo irônico não mn, o que eu quis dizer é os numeros totais no final da gen
me expressei mal

só nao concordo com voce esse lance de que o cara era idiota de nao investir na gen passada
se o console vende pra caralho ainda, como era o caso, deixar de fabricá-lo que nao era uma decisão sábia, mas enfim...


Por esse lado, o PS2 vende até hoje.
Mas isso não quer dizer que receba um grande investimento, e nem que precise.

descriptionArquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 EmptyRe: Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast

more_horiz
Bonatti escreveu:

Por esse lado, o PS2 vende até hoje.
Mas isso não quer dizer que receba um grande investimento, e nem que precise.


sim, mas pelo menos nao deixou de ser fabricado até agora!! graças a deus, pq ainda quero pegar um zerinho na caixa !!
no caso do genesis, tinha consoles no mercado por conta do estoque, mas parou de ser fabricado !


descriptionArquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 EmptyRe: Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast

more_horiz
Nanaki escreveu:
não to sendo irônico não mn, o que eu quis dizer é os numeros totais no final da gen
me expressei mal

só nao concordo com voce esse lance de que o cara era idiota de nao investir na gen passada
se o console vende pra caralho ainda, como era o caso, deixar de fabricá-lo que nao era uma decisão sábia, mas enfim...


Mas eu acho que a maior força tem que ir pro aparelho mais novo. No caso do Saturn ele poderia ter sido retro compatível com o Genesis e addons, e o Genesis e esses addons ainda receberem suporte, mas não tinha que ser o foco principal naquele momento. O Saturn ser focado em 2D e depois adaptado pra 3D também é um erro, eu tive um Saturn e digo que nenhum jogos de PS1 seria impossível nele (embora claramente ficassem inferior), mas o grande problema foi (e por culpa da SoA) que o Saturn teve jogos console sellers que não saíram do Japão e teriam ajudado MUITO o Saturn no resto do mundo se não a ser líder da gen (PS1 é um monstro e o console mais importante da historia na minha opinião), pelo menos dar lucro e ter tornado a vida do Dreamcast mais fácil com nascimento normal e não prematuro...

descriptionArquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 EmptyRe: Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
Nanaki escreveu:
não to sendo irônico não mn, o que eu quis dizer é os numeros totais no final da gen
me expressei mal

só nao concordo com voce esse lance de que o cara era idiota de nao investir na gen passada
se o console vende pra caralho ainda, como era o caso, deixar de fabricá-lo que nao era uma decisão sábia, mas enfim...


Mas eu acho que a maior força tem que ir pro aparelho mais novo. No caso do Saturn ele poderia ter sido retro compatível com o Genesis e addons, e o Genesis e esses addons ainda receberem suporte, mas não tinha que ser o foco principal naquele momento. O Saturn ser focado em 2D e depois adaptado pra 3D também é um erro, eu tive um Saturn e digo que nenhum jogos de PS1 seria impossível nele (embora claramente ficassem inferior), mas o grande problema foi (e por culpa da SoA) que o Saturn teve jogos console sellers que não saíram do Japão e teriam ajudado MUITO o Saturn no resto do mundo se não a ser líder da gen (PS1 é um monstro e o console mais importante da historia na minha opinião), pelo menos dar lucro e ter tornado a vida do Dreamcast mais fácil com nascimento normal e não prematuro...



com certeza a soa vacilou, ela achava que rpg´s nao faziam sucesso no mercado dos eua e com as declarações do stolar pra ajudar a fuder mais ainda
deixou de vir varios jogos da hora como o shining force, grandia, e mais outros

o negocio é aprender japones pra nao ficar dependente do mercado dos eua, tem varios jogos que sempre quis jogar e nunca pude

descriptionArquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 EmptyRe: Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast

more_horiz
Bonatti escreveu:
XBOX deu a volta por cima?
Até onde sei ele dei não sei quantos MILHÕES de prejuízo POR ANO para a Microsoft.


Mas você tá ligado que tirando o Wii, na gen passa e nessa todos os consoles são vendidos com prejuízo pelo menos na primeira metade de vida né??? O que acontece é que o que realmente dá lucro, e onde eles recuperam o que perderam, é nos jogos vendidos. Por exemplo o Xbox 1 (que eu citei no exemplo) chegou a dar prejuízo de US$100 por unidade vendida, segundo o que eu li na EGM na época, o lucro da M$ era de US$10 por jogo (menos se fosse exclusivo) logo a primeira caixa tinha que vender 10 jogos por console para ficar empatado..... Acredite: Se o console desse um preju desse nível pra M$, o x360 não existiria.

Bonatti escreveu:
Por esse lado, o PS2 vende até hoje.
Mas isso não quer dizer que receba um grande investimento, e nem que precise.


Exato.

descriptionArquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 EmptyRe: Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast

more_horiz
Nanaki escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:
Nanaki escreveu:
não to sendo irônico não mn, o que eu quis dizer é os numeros totais no final da gen
me expressei mal

só nao concordo com voce esse lance de que o cara era idiota de nao investir na gen passada
se o console vende pra caralho ainda, como era o caso, deixar de fabricá-lo que nao era uma decisão sábia, mas enfim...


Mas eu acho que a maior força tem que ir pro aparelho mais novo. No caso do Saturn ele poderia ter sido retro compatível com o Genesis e addons, e o Genesis e esses addons ainda receberem suporte, mas não tinha que ser o foco principal naquele momento. O Saturn ser focado em 2D e depois adaptado pra 3D também é um erro, eu tive um Saturn e digo que nenhum jogos de PS1 seria impossível nele (embora claramente ficassem inferior), mas o grande problema foi (e por culpa da SoA) que o Saturn teve jogos console sellers que não saíram do Japão e teriam ajudado MUITO o Saturn no resto do mundo se não a ser líder da gen (PS1 é um monstro e o console mais importante da historia na minha opinião), pelo menos dar lucro e ter tornado a vida do Dreamcast mais fácil com nascimento normal e não prematuro...



com certeza a soa vacilou, ela achava que rpg´s nao faziam sucesso no mercado dos eua e com as declarações do stolar pra ajudar a fuder mais ainda
deixou de vir varios jogos da hora como o shining force, grandia, e mais outros

o negocio é aprender japones pra nao ficar dependente do mercado dos eua, tem varios jogos que sempre quis jogar e nunca pude


Como eu exemplifiquei acima, jogos são o lucro maior das companhias (quando não são o lucro total), deixar de portar tantos jogos de sucesso faz com que a base se tornasse menor e a Sega não recuperasse o prejuízo. Ela mais do que perder pra Nintendo e a Sony, perdeu para ela mesma... Deveria ter sido muito mais amigável a relação SoA e SoJ.

descriptionArquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 EmptyRe: Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast

more_horiz
O Dreamcast é o marco zero da linha 128-bits, isso é indiscutível, enquanto todo mundo babava em sistemas 32-bits e 64-bits a Sega colocou um videogame à frente da tecnologia daquela época e ainda com leitor de Giga-Discs. Abalou as estruturas a partir de 99, e durou cerca de 3 anos até que chegou o PS2, mas a culpa não foi da SEGA foi do avanço tecnológico que explodiu na época. Parem para pensar, o que tínhamos em 99 e depois o fomos ter em 2002 eram muito diferentes. Em 2002 começou a aparecer tudo de uma vez:

- DVD (tudo bem que o ano de lançamento é 1995 mas só se popularizou no Brasil a partir de 2002/2003).
- Internet Banda-Larga.
- Jogos com enredos voltados mais para o lado dos filmes.
- O Speedy começou a vender banda larga.
- Conexões discadas estavam começando a ficar obsoletas.
- Jogos de camelôs ficaram mais em conta porque gravavam tudo em DVD, e não tinha mais aquele lance de "insira o CD 2" porque um jogo só cabia em um só DVD".

Não dá para prever o que vai ou não vai aparecer, uma hora você lança um videogame que consegue ler GD e na outra o DVD era a melhor opção do mercado. E na transição entre fim do século XX e entrada do século XXI as empresas de software deram um salto ao estilo "Botas de 7 Léguas", de repente os jogos nos videogames ficaram com cara de filmes, no PC os jogos precisavam de placas de vídeo.

E no fim quem ganha somos todos nós que hoje temos inúmeras escolhas na hora de jogar videogame.

PS: Eu não cheguei a ter o Dreamcast. Em 99 eu dividia entre o Nintendo 64 e um PC.

Achievement Pessoal: O que você estava jogando em 1999/2000?

No Nintendo 64 - Zelda Ocarina of Time, Donkey Kong 64, Banjo-Kazooie, Turok 2, tinha comprado o Perfect Dark!

No PC eu jogava - Unreal 1, Half-Life 1, Heretic 2, tava testando o GTA 2, Puuutz comprei na Promocenter o Quake 3 Arena, Instalei The Sims 1, comprei na Kalunga o Need For Speed Porsche 2000, aproveitei cheguei a comprar também o Deus EX 1(e pensar que jogos de PC custavam R$50,00 na época)

E você, lembra o que jogava entre 1999/2000?

descriptionArquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 EmptyRe: Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast

more_horiz
MarvoxBrasil escreveu:
E você, lembra o que jogava entre 1999/2000?


nessa epoca jogava muito n64 e psx, todos os rpgs que se podia imaginar, além dos outros jogos, foi uma das epocas em que mais joguei

no pc era half life e seus mods, diablo, simcity, quake, e outros

descriptionArquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 EmptyRe: Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast

more_horiz
Eu tenho o Saturn... e realmente é um console bem foda, mas não emplacou pelos fatores citados acima, era engraçado comprar revista de games na época e ver os lançamentos do mês... aquele monte de jogos de Playstation, alguns de Nintendo 64 e 1 ou 2 jogos pro Saturn...o Dreamcast eu me lembro de ver na capa de uma Ação Games... Dural na capa... e falando sobre o que o Dreamcast era capaz... eu fiquei doido vendo o VMU... mais tarde vi fotos numa revista especial melhores de 99/2000 (tenho ela ainda,rs)... ai vem Shenmue e RE Code Veronica... os gráficos daqueles jogos na época era muito foda... mas o preço do Dreamcast é que quebrava as pernas de qualquer um.... tenho ele aqui, e não vendo por nada... Dreamcast mesmo com pouco tempo de vida, marcou época...

99/2000 eu tinha o Playstation e o Nintendo 64 eu acho... jogava mais o N64... sempre curti ele mais... devia estar o jogando o Resident Evil 2, Star Wars Episode 1 Racer, Star Fox 64, 007, Doom 64... coisas assim eu acho,rs...

Edit:

Achei scans da matéria da ação games da época... nem sei se posso, mas vou colocar aqui...

Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 Img?s=MLB&f=108206305_3130
Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 F_hd1ocm_0a9a682
Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 F_woacq9m_3c7afe1
Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 Acaogamesdream01as4

descriptionArquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 EmptyRe: Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast

more_horiz
Caracaa eu tenho essa revista, ow lembrança boa! Vamos lá pessoal digam o que vocês estavam jogando entre 99/2000. Façam como Nanaki e zephyrous e vamos viajar no tempo! awesome

descriptionArquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 EmptyRe: Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast

more_horiz
Me doeu o coração quando eu li essa noticia, fazia nem 1 mes que eu tinha comprado o meu

:bye:

descriptionArquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 EmptyRe: Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast

more_horiz
Kaneda escreveu:
Na verdade shenmue que destruiu a sega. :tudobem:


como assim? wtf

descriptionArquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 EmptyRe: Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast

more_horiz
Grau Hut escreveu:
Kaneda escreveu:
Na verdade shenmue que destruiu a sega. :tudobem:


como assim? wtf


Bom... posso estar enganado, mas eu acho que não foi o jogo que destruiu... mas ajudou um pouco... é que shenmue foi um jogo caro pra kct e que não dei retorno... tinha uns papos de ter sido um dos jogos mais caros já feito...

descriptionArquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 EmptyRe: Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast

more_horiz
zephyrous escreveu:
Grau Hut escreveu:
Kaneda escreveu:
Na verdade shenmue que destruiu a sega. :tudobem:


como assim? wtf


Bom... posso estar enganado, mas eu acho que não foi o jogo que destruiu... mas ajudou um pouco... é que shenmue foi um jogo caro pra kct e que não dei retorno... tinha uns papos de ter sido um dos jogos mais caros já feito...


Se não me engano, shenmue custou para a Sega 80 milhões de dólares. Como o jogo foi vendido em (suponha) 50$ e foi vendido 1,2 milhões, arrecadaram apenas 60 milhões, deixando 20 de prejuízo. Sem contar custo de produção dos cases, edições de colecionador, etc.

descriptionArquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast - Página 2 EmptyRe: Arquivo - Sega vai parar de fabricar o Dreamcast

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder