RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

[DISCUSSÃO]"Sangue novo" vs. Lendas do mundo dos videogames

power_settings_newInicie sessão para responder
+7
Alohawell Ltda
LuizHB
D.O.G.S
Antonio Neto
Gustavo Ciconello
yon
dukemagus
11 participantes

description[DISCUSSÃO]"Sangue novo" vs. Lendas do mundo dos videogames Empty[DISCUSSÃO]"Sangue novo" vs. Lendas do mundo dos videogames

more_horiz
Primeiro quotarei um comentário interessante doi Bonatti em outro tópico

Bonatti escreveu:
Por isso fiquei empolgado com os boatos de aposentadoria do Miyamoto. Ele é um gênio, mas a nintendo precisa de sangue novo!
Ele não precisa nem se aposentar, mas poderia entrar alguem para dar uma comandada nas franquias e na criação de novas, e ele só supervisionar.

Mario Kart mesmo, é um jogo foda, mas imagino se ele tivesse um modo historia igual o do Crash Team Racer (q é do PS1 !!!!).

Isso me lembra que em outro front, um certo HIDEO KOJIMA tentou dar chance pros mais novos, no projeto METAL GEAR RISING, ele só supervisionando.

Sabe qual foi o resultado?

a equipe rendeu tão pouco que ele precisou "dar o projeto" pra platinum game s terminar. Temos agora aquele frankenstein chamado REVENGEANCE (revenge with a vengeance) em produção.

às vezes me pergunto se as EQUIPES lideradas por estas lendas são capazes de se sustentarem sem os mestres do passado trabalhando ativamente.

Por outro lado tem equipes/desenvolvedoras mais novas (com ou sem gente das antigas), que não sei se teria peito para aceitar o "pequeno" trabalho de inovar, renovar e até reviver franquias clássicas.

Que cês acham?

description[DISCUSSÃO]"Sangue novo" vs. Lendas do mundo dos videogames EmptyRe: [DISCUSSÃO]"Sangue novo" vs. Lendas do mundo dos videogames

more_horiz
Acho que tipo....
não sei se vou conseguir explicar bem, mas quando os caras tão novos, procurando o espaço deles, eles arriscam mais, procuram por inovações, há todo um processo que passam até virarem essas lendas ae...
E uma equipe nova precisa disso também, então aparece mais gente que inova, que busca algo diferente..
Uma equipe dessas, escolhida, acredito por notinha na faculdade e tudo certinho acaba por não passar por esse processo todo, acredito eu..

description[DISCUSSÃO]"Sangue novo" vs. Lendas do mundo dos videogames EmptyRe: [DISCUSSÃO]"Sangue novo" vs. Lendas do mundo dos videogames

more_horiz
Bom acho que yon se expressou bem, as equipes novas tendem a arriscar mais para conquistar seu lugar ao Sol, ainda mais trabalhando em cima de uma obra que possui sua base pronta e sendo supervisionada por um mestre como Kojima, mas o pessoal tem muito preconceito quanto a equipes e integrantes novos tomando conta de uma franquia já consagrada, muitas vezes o jogo fica até bom mas muita gente mete o pau só porque tal cara não está mais na equipe, acho isso avacalhação demais...

more_horiz
eu acho o seguinte

esse negocio de nome pesa mto

nego fica ai achando q os produtores fodas fazem mta coisa, qdo na verdade acho q mtas vezes só emprestam o nome

more_horiz
Gustavo Ciconello escreveu:
Bom acho que yon se expressou bem, as equipes novas tendem a arriscar mais para conquistar seu lugar ao Sol, ainda mais trabalhando em cima de uma obra que possui sua base pronta e sendo supervisionada por um mestre como Kojima, mas o pessoal tem muito preconceito quanto a equipes e integrantes novos tomando conta de uma franquia já consagrada, muitas vezes o jogo fica até bom mas muita gente mete o pau só porque tal cara não está mais na equipe, acho isso avacalhação demais...

Viu que não consegui me expressar?

Quis dizer assim... Uma equipe nova, desenvolvendo algo do 0, precisa correr muito mais atrás, inovar, mostrar pq ela merece um espaço no mercado..
Mas se vc pegar uma franquia já pronta, que coloca caras muitas vezes super bem capacitados, mas que não passaram por esse processo de ter que achar seu próprio caminho, e que além disso já tá sabe a "receitinha" do jogo que tem que produzir, a chance de sair algo que adicione à franquia é menor

more_horiz
Depende da equipe e do contexto.

A Rare de 90 era foda, mas tinha a Nintendo por trás dando auxílio e orientando o caminho a ser tomado.

A Rare de 2000, já na M$, ficou mais sossegada (até escutar música durante o trabalho podiam), mas a M$ não orientou em nada. Resultado? Jogos fracos e sem expressão alguma. Foi praticamente engavetada.

Já a Retro Studios virou a nova Rare na era do GC. Estúdio flagship, de RE2, foi fechado pela Capcom. Por outro lado, jogou DMC pro Ninja Theory. THOTD sempre foi da Sega e achava uma merda... Quando foi pra Headstrong (Inglaterra) com o Overkill, ficou do caralho - outro jogo, muito engraçado. Depende do caso.

Tem muito estúdio pequeno bom? Com certeza. Pessoal hoje tem acesso a mais ferramentas, mais contato e muito mais gente trabalhando. Tanto é verdade que hoje o mercado JP tá dormindo no ponto a um bom tempo enquanto europa e usa só crescem. Agora com o lance de smartphones, vai disparar (já está disparando).

Mas tem que ter experiência e inspiração. Acesso a tecnologia todos, tem. Já inspiração, alguns poucos. Já experiência, só um o outro.

Mas o povo tem que ficar esperto com marketing também. Olhe só o novo Castle Of Illusion... Não tem nada a ver: estilo gráfico não é igual, o estúdio nem é o mesmo e está apenas pegando o título emprestado da Sega. Isso já cria uma expectativa no talo e a chance de dar merda é enorme.

Pra mim, cada caso é um caso. No geral, são raros os casos em que um estúdio novo consegue, sozinho, fazer um PUTA jogo.

more_horiz
eu acho o seguinte

nego fica ai achando q os produtores fodas fazem mta coisa, qdo na verdade acho q mtas vezes só emprestam o nome

Concordo também...

more_horiz
Gustavo Ciconello escreveu:
eu acho o seguinte

Concordo também...

na musica ja vi isso aí...

black sabbath em 80 gravou o heaven and hell, mas esses tempos atras estourou que o baixista era contratado e usaram no nome do geezer no disco

more_horiz
Neto Kosovo escreveu:
eu acho o seguinte

vim falar isso, mas tem os caras com nome e são fodas.

more_horiz
Esse negócio de nome pesa muito mesmo, por exemplo quando o Shinji Mikami saiu da Capcom depois do lançamento de Resident Evil 4 e muita gente ameaçou boicotar a série dizendo que ia ficar uma bosta e mimimi, e vemos hoje que o quinto capítulo da série foi simplesmente o jogo mais vendido da Capcom até hoje...

more_horiz
Mais vendido e maior bosta ao mesmo tempo... vai entender.

voltando ao assunto

Tem umas lendas velhas que eu respeito... Goichi Suda (vulgo Suda51) é um grande exemplo

O cara é campeão em jogos esquisitos e insanos (Puzzle com detetive e códigos numéricos escondidos desde cadeados até a mente do seu protagonista, survival horror onde tu é o cameraman da equipe de notícias cobrindo o apocalipse, serial killer com 7 personalidades que são fantasmas mas tem corpo e não são só personalidades, etc.) deu uma bela duma "acalmada" ultimamente, com "hombre" mexicano indo pro inferno salvar a namorada e cheerleader caçando zumbis com namorado-cabela, mas ele foi muito bom em testar conceitos, e tem "amizades" até no inferno... sempre consegue um fodão da capcom ou konami pra dar reforço nos projetos.

Quanto às outras cabeças japas, cada uma tem seus problemas...

Inafune bate pé até hoje dizendo que a indústria de games japa ficou acomodada demais e que tem que seguir o exemplo ocidental (e já tá com um jogo novo no forno, mas vai demorar)... Em compensação foi ele sair da capcom pra empresa matar o próprio mascote só pra apagar as lembranças dele.

Miyamoto é um gênio, mas tá no limite dele E com potencial disperdiçado pelas funções administrativas

Kojima é um caso raro de alguém com o talento tão grande quanto o ego, mas é carrascão com a equipe e não tem vergonha NENHUMA disso (tem uma entrevista que ele fala publicamente que tá decepcionado com a equipe responsável pelo rising, e outra com funcionários dele dizendo que a porcentagem de pessoas com incontinência urinária aumenta muito quando o kojima decide vistoriar o processo. Igual corre até hoje rumores ele já recebeu um belo puxão no freio quando ia acabar deixando MGS sobrenatural demais.

more_horiz
É RE 5 é um grande divisor de águas, vai entender...

Kojima é um mestre mas to ligado nesse lance dele ser carrasco, equipe que trampa com ele sempre fala que o cara é chato ao extremo mas pode ser por isso que Metal Gear nunca saiu dos trilhos...

more_horiz
Se vocês ainda tem uma dúvida que esse lance de nome influencia, vejam o caso triste do Eiji Aonuma (produtor de zelda desde o ocarina of time)

O cara já teve diversas idéias pra franquias novas, mas sembre acaba com ele fazendo da idéia um zelda novo

http://www.destructoid.com/zelda-producer-wants-to-make-something-that-s-not-zelda-206104.phtml

tem um comentário na dtoid que resume bem a situação dele:

Aonuma: Hey, I just got this great idea for a new game! The moon is falling towards the Earth, and you have only three days to stop it, but you have to keep going back in time and repeating those same days over and over! Also you wear masks that turn you into different creatures.
Miyamoto: That would be a great Zelda game!
Aonuma: Actually, I kind of wanted it to be a new....
Miyamoto: We'll call it The Legend of Zelda: Majora's Mask.

2 years later:

Aonuma: Okay, great idea for a new franchise! It takes place on a huge ocean, and you spend the game sailing from island to island by controlling the wind.
Miyamoto: Great! Hey, you know what series that would be a perfect fit for?
Aonuma: ...The Legend of Zelda?
Miyamoto: Bingo.

3 years later:

Aonuma: So here's the new franchise I have in mind. You're a guy who can turn into a wolf, and...
Miyamoto: ...
Aonuma: ...Zelda it is.

Problema é que franquia grande vende. bastante do modo tradicional. Com todas essas novidades de distribuição digital e conteúdo criado pelo usuário, o mais perto de novidade que os japas conseguiram enfiar nos games é DLC, e denovo porque é a escolha mais segura

Games ficaram caros demais pra dar errado, e isso faz da inovação e ousadia um risco alto demais.

Triste, mas só vamos nos livrar disso quando a saturação for tanta que um mario "principal" vai tirar uma nota 4 ou 3 em um site bom de reviews.

more_horiz
Games ficaram caros demais pra dar errado, e isso faz da inovação e ousadia um risco alto demais.

Verdade, antigamente mesmo os melhores jogos da geração como Mario, Resident Evil, Street Fighter e tantos outros não chegavam a custar nem metade do que um jogo meia boca chega a custar para ser produzido hoje em dia, antes era mais fácil ter faturamento em cima de sua obra pois não era necessário vender mais que a metade das cópias produzidas para não sair no vermelho, sendo assim era mais fácil consagrar uma série ou franquia...

more_horiz
Nome pesa.... Mas uma pessoa com historico vale muito

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder