É que comentei sobre o Cruis'n do Wii nesses dias, mas comprei esse Need for Speed Nitro junto e como já dei uma olhada boa nele, vou comentar.
Tecnicamente, a EA fez um trabalho bem bom mesmo. O jogo foi feito diretamente pro Wii, então ela soube explorar bem os recusos do console. Gráficos, som e jogabilidade bem top (bem diferente do Cruis'n onde tudo é muito pobre demais). E ela escolheu um estilo que me agrada mais é que o de "pegas pela cidade". Nada de competições em autódromo e ultrarealismo na jogada. Aqui são carros turbinados, disputando pegas (e com direito até a polícia se metendo no meio - curioso é que tem pistas no Rio de Janeiro e a polícia lá fala português mesmo "Pare o Carro!" "Pare o Veículo!"), lembrando minha série querida Cruis'n USA. Mas tem dois problemas que me incomodam no game:
01) Controles: Aqui se pode jogar com todas possibilidades de controles que o Wii tem. Assim pode se escolher jogar com o 01) Wiimote sozinho e na vertical; 02) o Wiimote sozinho e na horizontal (pra usar o Wii Wheel - aquele do Mario Kart Wii); 03) a dupla Wiimote e nunchuck; 04) o Wii Classic Controller ou 05) o velho e bom controle do Game Cube. O problema aí é que não se pode configurar os botões no controle. Se escolhe um tipo de controle, os botões já estão configurados sem possibilidade de mudar. E isso é bem ruim, porque no Classic Controler (e no do GC), para acelerar e freiar, se faz isso no L e R. O que não curto. Vim da época do Snes/Nes então me acostumei a fazer isso no A e B mesmo. Sem falar que o modelo novo do Classic Controller (aquele preto que parece o Dual Shock) usar o L e R dele pra acelerar e freiar fica ruim, já que a possição do botões não é muito boa, aí tem que usar o Classic Controller antigo que tem L e R melhores pra fazer isso (já o controle do GC eu não testei, então não sei). E outro problema é que não curto usar o analógico ou o sensor do Wii pra mudar a direção do carro. Prefiro o direcional digital mesmo. A velha cruzinha.
Assim seria o meu ideal:
Sim, direcional digital pra virar o carro e A e B pra acelerar e frear. No Cruis'n dá pra jogar assim, já que lá o único controle que se usa é o Wiimote na horizontal e nele se tem a opção de usar o sensor pra virar o carro ou usar o velho d-pad pra fazer isso. Então, nele dá pra se jogar como se jogava no Nes e Snes. Bem agradável pra mim. Infelizmente, nesse Need for Speed não tem como se configurar isso. Não tem a opção de d-pad em nenhum dos controles (mesmo se for usar o wiimote na horizontal como no Cruis'n, o game não dá a opção de usar o d-pad, tem que usar aí o sensor do Wii). Pra mim, a melhor opção fica mesmo se usando o Wii Classic Controler antigo. Se usa o analógico (melhor que usar o sensor do wiimote) pra virar e o L e R dele são melhores que o do modelo mais novo do Classic Controller. Mesmo não sendo o ideal (pra mim), é o que uso.
02) Modos de Jogos: Jogo de corrida pra mim, é mais pra "relaxar e gozar". Não sou expert mesmo no gênero, então só curto entrar na corridas e vencer. Só isso. Sem muito frufru. O Cruis'n, por pior que seja, me dá isso. Tem o modo Circuit, onde se entra numa corrida, e se chega até em 3º, parte pra outra. Simples assim, até o final. Fim. Aqui infelizmente o jogo te obriga a melhorar sua performance em várias categorais de jogo. Aqui, o modo Career, você começa em uma localidade (a 1ª é Rio de Janeiro), e lá tem 2 pistas e nelas vários modos de jogo, que dependendo da sua performance nesses modos, lhe dá estrelas, essas estrelas lhe dão acesso a mais modos de jogo e a possibilidade de destravar os próximos circuitos. Por exemplo, o 2º circuito Cairo, você tem que ter 20 estrelas pra destravar, e como cada modo de corrida lhe dá 5 estrelas, no máximo, então é obrigado a encarar mais de um modo pra ir pra outro circuito. Ou seja, você fica duas pistas correndo infinitivamente vários modos de jogo para poder chegar o nível de estrelas que vá fazer você partir para outras duas pistas (e lá vai fazer a mesma coisa). Achei isso um porre e bem burocratico. Custava colocar o modo Circuit simples do Cruis'n Usa: "Venceu, partiu pra próxima"? Não estou falando pra eliminar esse modo Career mais complicado, mas poderiam ter colocado o outro também, né, EA?
Conclusão: Apesar de no geral ter gostado desse Need For Speed Nitro e dele ser tecnicamente bem superior ao Cruis'n (e coloca superior nisso), infelizmente, a falta de possibilidade de configurar os botões dos controles como eu quero, e a falta de um modo Circuit mais simples sem frufrus, vai fazer eu jogar mais o game da Midway mesmo.
Até a próxima blog do coração!
Última edição por Jail em Seg 23 Abr 2012, 11:42, editado 5 vez(es)