PC Engine
Em 30 de Outubro de 1987 o PC Engine foi lançado no Japão pela NEC com a difícil tarefa de tentar superar o Nintendo Famicom (NES no ocidente) em popularidade e vendas. Graficamente, ele já estreava com um grande feito, conseguindo ser bastante superior ao NES e Master System em qualidade visual. O console era equipado com 2 processadores de 8 bits, além de uma poderosa placa de vídeo de 16 bits.
O Turbografx 16 era a versão americana do PC Engine, e em Novembro de 1989 ele foi lançado nos EUA. O PC Engine fez uma legião de fãs no Japão e contava com boa base instalada, chegando a ser mais vendido e popular do que o Mega Drive por lá. Mas o Turbografx 16 não emplacou nos EUA devido a uma fraca campanha de marketing feita pela NEC, à demora na conversão dos ótimos jogos japoneses e à concorrência predatória do Sega Genesis, lançado no mesmo ano...
Vale lembrar que a NEC não teria conseguido sucesso no Japão sem a aliança da Hudson Soft, criadora dos jogos baseados nos personagens Bomberman e Bonk, dentre outros clássicos. O suporte ao PC Engine só não foi maior devido ao contrato de exclusividade que a Nintendo tinha com as produtoras da época. Foi realmente uma pena o Turbografx 16 não ter feito sucesso nos EUA, pois o console japonês tinha uma excelente biblioteca de jogos não disponíveis nos concorrentes.
NEC também entra na onda dos mascotes...
Bonk's Adventure, estrelando o mascote oficial da NEC, produzido pela Hudson Soft: a resposta para Mario e Sonic.
Um importante periférico foi o drive de CD, que permitia ao console ler jogos em CD ROM (foi o primeiro equipamento a permitir isso, muito antes do Mega CD), além dos tradicionais cartuchos em formato de cartão de crédito (chamados de Hucards ou Turbochips). Mais tarde, a NEC lançou uma versão chamada PC Engine Duo (Japão) ou Turbo Duo (EUA), que já vinha com o drive de CD incorporado e 128 KB de RAM.
O Turbo CD foi um dos acessórios mais interessantes lançados na história dos videogames. Além de aumentar a capacidade de armazenamento dos jogos (que ficavam mais bonitos e coloridos), o drive de CD ROM era destacável, e podia ser usado em qualquer aparelho de som para ouvir CD's de música.
O Turbo Duo era nada mais nada menos do que a versão híbrida do Turbografx 16 (cartuchos + CD ROM's). Tinha o mesmo processador e características técnicas, mas vinha com uma expansão de memória para que as softhouses tirassem proveito ao fazerem jogos em CD ROM.
E foi aí que surgiram também os Super CDs, que vinham com um cartão de expansão de memória para melhorar a qualidade do vídeo e diminuir os tempos de acesso ao drive de apenas 1X. Muitos jogos souberam tirar proveito da memória extra do CD ROM para mostrar filminhos e principalmente, para melhorar a qualidade das músicas durante a jogatina. No Japão, o PC Engine DUO foi muito bem suportado pelas produtoras:
Um grande jogo lançado em CD ROM foi Dracula X, com certeza é o melhor jogo lançado para PC-ENGINE!
A trilha sonora de Dracula X é fantástica, uma compilação das melhores músicas de todos os Castlevania, recriadas em estúdio com equipamentos de alta tecnologia. A jogabilidade é excelente, e a dinâmica do jogo é não-linear, ou seja, pode-se chegar ao final do jogo por caminhos diferentes. Quanto aos gráficos, só não digo que é o melhor de todos os jogos da série Castlevania porque a versão de Dracula X (Akumajo Dracula) para o X68000 arrebenta tudo o que se conhece para jogos de plataforma, e seria até covardia comparar o visual dos dois jogos. Ainda assim, basta ver as fotos desta página para perceber que Dracula X é visualmente deslumbrante.
No início da década de 90, a NEC e a Hudson Soft (principal produtora para o PC Engine) chegaram até a formar uma nova firma, chamada de Turbo Technologies Incorporated, para aumentar ainda mais o suporte ao console. Foram lançados no Japão o SuperGrafx (versão turbinada do PC Engine no qual foram feitos apenas 5 jogos) e o Arcade Card (uma expansão de memória de 2 MB para conversão de jogos de fliperama).
O esforço foi em vão, e o PC Engine / Turbografx 16 desapareceram por completo no início de 1995, tragados pelo sucesso do Genesis/Mega Drive e do Super Famicom/Nintendo, e o recente lançamento do Saturn e Playstation, bem mais poderosos e com o suporte a jogos 3D.
Na mente dos japoneses, o PC Engine deixou muita saudade pela excelente biblioteca de títulos, Já para os americanos, o Turbografx 16 não passou de uma aventura de uma respeitada gigante japonesa dos eletrônicos, graças aos jogos muito "cute" e diferentes.
The best Games
1° Dracula X: Rondo of Blood
2° Gradius
3° Neutopia
4° Valis 3
5° Super Star Soldier
6° Street Fighter II Champion Edition
7° Gradius II
8° Bonk's Adventure
9° Ninja Spirit
10° Soldier Blade
Em 30 de Outubro de 1987 o PC Engine foi lançado no Japão pela NEC com a difícil tarefa de tentar superar o Nintendo Famicom (NES no ocidente) em popularidade e vendas. Graficamente, ele já estreava com um grande feito, conseguindo ser bastante superior ao NES e Master System em qualidade visual. O console era equipado com 2 processadores de 8 bits, além de uma poderosa placa de vídeo de 16 bits.
O Turbografx 16 era a versão americana do PC Engine, e em Novembro de 1989 ele foi lançado nos EUA. O PC Engine fez uma legião de fãs no Japão e contava com boa base instalada, chegando a ser mais vendido e popular do que o Mega Drive por lá. Mas o Turbografx 16 não emplacou nos EUA devido a uma fraca campanha de marketing feita pela NEC, à demora na conversão dos ótimos jogos japoneses e à concorrência predatória do Sega Genesis, lançado no mesmo ano...
Vale lembrar que a NEC não teria conseguido sucesso no Japão sem a aliança da Hudson Soft, criadora dos jogos baseados nos personagens Bomberman e Bonk, dentre outros clássicos. O suporte ao PC Engine só não foi maior devido ao contrato de exclusividade que a Nintendo tinha com as produtoras da época. Foi realmente uma pena o Turbografx 16 não ter feito sucesso nos EUA, pois o console japonês tinha uma excelente biblioteca de jogos não disponíveis nos concorrentes.
NEC também entra na onda dos mascotes...
Bonk's Adventure, estrelando o mascote oficial da NEC, produzido pela Hudson Soft: a resposta para Mario e Sonic.
Um importante periférico foi o drive de CD, que permitia ao console ler jogos em CD ROM (foi o primeiro equipamento a permitir isso, muito antes do Mega CD), além dos tradicionais cartuchos em formato de cartão de crédito (chamados de Hucards ou Turbochips). Mais tarde, a NEC lançou uma versão chamada PC Engine Duo (Japão) ou Turbo Duo (EUA), que já vinha com o drive de CD incorporado e 128 KB de RAM.
O Turbo CD foi um dos acessórios mais interessantes lançados na história dos videogames. Além de aumentar a capacidade de armazenamento dos jogos (que ficavam mais bonitos e coloridos), o drive de CD ROM era destacável, e podia ser usado em qualquer aparelho de som para ouvir CD's de música.
O Turbo Duo era nada mais nada menos do que a versão híbrida do Turbografx 16 (cartuchos + CD ROM's). Tinha o mesmo processador e características técnicas, mas vinha com uma expansão de memória para que as softhouses tirassem proveito ao fazerem jogos em CD ROM.
E foi aí que surgiram também os Super CDs, que vinham com um cartão de expansão de memória para melhorar a qualidade do vídeo e diminuir os tempos de acesso ao drive de apenas 1X. Muitos jogos souberam tirar proveito da memória extra do CD ROM para mostrar filminhos e principalmente, para melhorar a qualidade das músicas durante a jogatina. No Japão, o PC Engine DUO foi muito bem suportado pelas produtoras:
Um grande jogo lançado em CD ROM foi Dracula X, com certeza é o melhor jogo lançado para PC-ENGINE!
A trilha sonora de Dracula X é fantástica, uma compilação das melhores músicas de todos os Castlevania, recriadas em estúdio com equipamentos de alta tecnologia. A jogabilidade é excelente, e a dinâmica do jogo é não-linear, ou seja, pode-se chegar ao final do jogo por caminhos diferentes. Quanto aos gráficos, só não digo que é o melhor de todos os jogos da série Castlevania porque a versão de Dracula X (Akumajo Dracula) para o X68000 arrebenta tudo o que se conhece para jogos de plataforma, e seria até covardia comparar o visual dos dois jogos. Ainda assim, basta ver as fotos desta página para perceber que Dracula X é visualmente deslumbrante.
No início da década de 90, a NEC e a Hudson Soft (principal produtora para o PC Engine) chegaram até a formar uma nova firma, chamada de Turbo Technologies Incorporated, para aumentar ainda mais o suporte ao console. Foram lançados no Japão o SuperGrafx (versão turbinada do PC Engine no qual foram feitos apenas 5 jogos) e o Arcade Card (uma expansão de memória de 2 MB para conversão de jogos de fliperama).
O esforço foi em vão, e o PC Engine / Turbografx 16 desapareceram por completo no início de 1995, tragados pelo sucesso do Genesis/Mega Drive e do Super Famicom/Nintendo, e o recente lançamento do Saturn e Playstation, bem mais poderosos e com o suporte a jogos 3D.
Na mente dos japoneses, o PC Engine deixou muita saudade pela excelente biblioteca de títulos, Já para os americanos, o Turbografx 16 não passou de uma aventura de uma respeitada gigante japonesa dos eletrônicos, graças aos jogos muito "cute" e diferentes.
The best Games
1° Dracula X: Rondo of Blood
2° Gradius
3° Neutopia
4° Valis 3
5° Super Star Soldier
6° Street Fighter II Champion Edition
7° Gradius II
8° Bonk's Adventure
9° Ninja Spirit
10° Soldier Blade