Minha opinião de merda: melhor série de luta hoje é...
BLAZBLUE
Os caras aprenderam com todos os erros do passado e fizeram uma série do zero que é praticamente impecável no que se propõe:
- gráficos 2d HD que realmente prestam em uma TV grande (arrisco dizer que a movimentação é mais fluida e bonita que no KoF 12/13)
- um enredo que presta. Enredo pra jogo de luta é como gráfico em FPS, música em jogo de corrida, Side quests e segredos em RPGs e customização em MMORPG: Nunca foi essencial, mas sempre foi um diferencial interessante. dá "alma" ao jogo. é aquilo que faz ele se destacar dos outros. Nisso eu digo sem medo: blazblue está pelo menos uma década à frente da concorrência
- TODO personagem é único: Pra quem joga faz um tempo, tudo tem diferença (e MUITA), mas quando um iniciante vai jogar, Ryu, Ken e Akuma são 3 personagens quase iguais. Assim como Guile e Charlie, Yun e Yang. Fazendo a mesma analogia, Kyo e Iori "clássicos" sofriam do mesmo mal. Mais do que isso, tem um sem-fim de personagem "bucha" que não faz absolutamente nada pro enredo do jogo (quando existe) andar. Em KoF, normalmente só contribuem pra história do jogo entre 9 e 15 personagens, quando o game possui mais de quarenta.
Em street fighter é pior: SF4, por exemplo, a história gira em torno de 6 (ryu, akuma, gouken, juri, abel e seth). TODO O RESTO E FIGURANTE. O Ken não faz nada que preste desde... sempre?
Em blazblue até os personagens "bucha" (Taokaka e Bang) conseguem um espacinho no enredo (graças ao story mode), chegam até a serem importantes. fora isso, com os Drive attacks, nenhum personagem é sequer parecido com o outro. Até os que DEVIAM ser parecidos (lambda 11 e Mu 12) possuem diferenças grandes na jogabilidade e aparência.
Há ainda aqueles que são diferente de quase tudo. Tem personagem que usa marionete pra cercar o oponente, o outro cria "turrets" NUM JOGO DE LUTA. Outra controla o vento (pra pular mais alto, mudar velocidade de projéteis, desviar trajetória do oponente, etc.)
De resto, o jogo emana um carisma próprio. É um pouco exagerado e "animesco" demais pra quem curte um game mais sério, mas todo mundo é único, ninguém é totalmente "genérico" ou "apagado", é um jogo bonito e bem-feito tanto técnica quanto artísticamente
Acho que se tiver um cadinho mais de publicidade, essa série terá um baita futuro entre os jogadores "medianos" (profissional não larga sf4 e casual não se presta a conhecer mais que snk e capcom)