Pela segunda vez em sua breve carreira Neymar deixa uma missão na Argentina com o futebol contestado pelos locais. O atacante teve uma de suas mais fracas atuações na temporada na última quinta-feira, na derrota do Santos por 1 a 0 para o Vélez Sarsfield na Libertadores, e assim revive a sensação de deixar o país vizinho sem convencer, como na Copa América do último ano.
Marcado implacavelmente pelas vaias da torcida do Vélez, Neymar em campo também não levou sorte nos duelos individuais com seus marcadores, principalmente com Pezzuti na lateral esquerda de ataque. O santista terminou a partida com 12 bolas perdidas e apenas uma finalização, que passou longe do gol. No quesito dribles, seis certos e quatro sem sucesso, mas nenhum deles vertical na direção do gol.
Nas horas que passou na Argentina desde o desembarque do Santos na última quarta-feira, Neymar viveu cercado da expectativa local, inspirada em sua impressionante estatística de 27 gols em 24 jogos na temporada, até então. Toda a ansiedade dos adversários do Vélez Sarsfield foi pontuada por declarações de um respeito que resvalava no temor. Essa sensação estava clara no nervosismo dos defensores argentinos nos primeiros minutos de jogo, mas o pavor se dissipou à medida que o brasileiro fracassava no ímpeto de individualidade.
O camisa 11 santista não conseguiu criar uma única jogada de gol nos 90 minutos contra o Vélez e ainda recebeu um cartão amarelo da arbitragem por simulação de falta.
“Nem sempre as coisas dão certo. Nosso time não fez uma bela partida, mas 1 a 0 dá para reverter em Santos”, declarou o craque ainda em campo, logo depois da derrota santista no jogo de ida das quartas de final.
Na Copa América de 2011, em sua primeira passagem pela Argentina, Neymar entrou em campo quatro vezes, na campanha de três empates e uma vitória da seleção de Mano Menezes. O santista anotou dois gols [ambos contra o Equador], mas não conseguiu evitar a eliminação diante do Paraguai nas quartas de final. Também no ano passado o atacante voltou ao país vizinho para disputar o Superclássico das Américas [empate sem gols].
Agora a expectativa é que Neymar e a maioria dos titulares ganhem folga na partida contra o Bahia no domingo, na estreia do Santos no Campeonato Brasileiro. O atacante deve voltar a ação na próxima quinta-feira, no segundo compromisso diante do Vélez Sarsfield pela Libertadores.
Com a derrota simples em Buenos Aires, o Santos precisa de uma vitória por dois gols de diferença na próxima semana para avançar à semifinal da Libertadores. Os argentinos se classificam em caso de triunfo, empate ou derrota por um gol, desde que consigam anotar.