Depois da excelente apresentação do game Watch Dogs na conferência da Ubisoft na E3 2012, eu sabia exatamente que jogo eu queria ver primeiro na feira. Fui direto para o estande da empresa, onde pude assistir a uma apresentação detalhada - e ver, em primeira mão entre a imprensa brasileira, um dos novos recursos do game, ainda não divulgado fora dessas apresentações a portas fechadas.
A demo foi exatamente a mesma mostrada na conferência, mas pude fazer algumas perguntas para os produtores e entender um pouco mais sobre esse misterioso jogo.
Watch Dogs parte de uma premissa excelente (e preocupante): a de que toda a informação está conectada e é vulnerável. O protagonista do jogo sabe como explorar as lacunas nos sistemas e tem à sua disposição todos os segredos de todas as pessoas, que ele obtém cruzando bancos de dados e hackeando celulares. Essa interação eletrônica dá ao jogo parte de sua inovação, destravando missões e gerando infinitas possibilidades de resolução de problemas. Entre as "armas" do personagem estão o hackeamento de celulares, caixas eletrônicos, sinais de trânsito e câmeras de segurança.
Jogo de mundo aberto ambientado em uma belíssima Chicago, em que tudo o que é visto pode ser visitado (o produtor provou isso subindo em uma linha de metrô elevada), Watch Dogs teve cuidado especial também com os interiores - que podem ser visitados desde o inicio.
O game promete uma experiência single player memorável. Afinal, mistura toda essa camada "cyber" e realista com combate clássico no nivel de um GTA (a ação lembrou muito os jogos da Rockstar, com roubo de carros, tiroteios, etc), adicionando uma camada de estratégia inusitada (os hacks podem virar armadilhas ou maneiras de fugir da polícia - basta causar um acidente com um semáforo, por exemplo). Mas a segunda camada de estratégia ainda estava por vir...
Quando a apresentação estava terminando e eu já estava suficientemente impressionado, o produtor mostrou uma inusitada funcionalidade do jogo: um mapa virtual de Chicago aberto em um tablet sincronizado com a partida single player. Desse mapa você pode obter informações sobre qualquer pessoa ou edificação na cidade, planejando sua ação como quiser. Mais do que isso, você pode acompanhar o que seus amigos estão fazendo no jogo, em um interessante componente multiplayer. Em partidas cooperativas, outros jogadores podem ajudar o protagonista manipulando a cidade remotamente em seus próprios tablets. Em partidas competitivas, eles podem tentar atrapalhar o jogador principal.
A extensão dessa ajuda/competição não foi detalhada ainda, mas as possibilidades são animadoras. Watch Dogs é um game a ser acompanhado de muito perto...