RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionReggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U EmptyReggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U

more_horiz
Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U Wiiu_kotakubr01-620x360

O Wii U tem uma nova versão, menos irritante, do sistema de Friend Codes, quatro camadas de proteção no seu serviço online e um sistema próprio de Conquistas. Quem disse tudo isso foi Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, em entrevista ao Kotaku US.

Reggie e eu passamos por uma lista de perguntas que abordavam detalhes que ficaram de fora durante as várias apresentações da empresa durante a E3. Eu queria esclarecer alguns desses pontos, que são muito importantes para os fãs mais fervorosos.

Começamos falando sobre duração da bateria e chegamos até os recursos online. E Reggie não fugiu de nada.


Bateria

A Nintendo havia dito que os GamePads do Wii U aguentariam até cinco horas por carga, mas que poderiam ser recarregados durante as sessões de jogo. Os protótipos da E3 tinham uma entrada de energia na parte de cima. Reggie diz que as unidades finais vão ser carregadas pela parte de baixo para garantir um conforto maior durante as recargas.

Sobre a vida útil das baterias, ele diz: “Eu confesso que, como empresa, nós somos surpreendentemente conservadores com relação a falar sobre coisas como duração de bateria. Se você lembrar da discussão sobre a bateria do 3DS, os números que demos antes e depois do lançamento eram bem diferentes. Então o que eu posso dizer é que a Nintendo está absolutamente comprometida em ter certeza de que a duração da bateria do Wii U não vai atrapalhar a experiência de jogo”.

Antes de lançar o 3DS, a Nintendo havia dito que a bateria dele aguentaria de 3 a 8 horas. Os usuários podem julgar por si mesmos se isso é pouco ou se condiz com a realidade.

Jogar Sem TV

Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U Wiiu_kotakubr3

A possibilidade de assistir e jogar jogos de Wii U no GamePad, sem usar a TV, é uma “capacidade que existe para todos os jogos, mas é a desenvolvedora que decide se isso será parte da experiência”. A Nintendo chama esse elemento de “Off-TV Play”, e diz que ele será sinalizado nas caixas de jogos de Wii U.

O Pro Controller

Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U Wiiu_pro_kotakubr

Reggie, você não acha que esse controle se parece um pouco com o do Xbox 360?

“Você pode dizer que os controles dos competidores se parecem bastante com o nosso”, disse ele. “Fundamentalmente, ergonomicamente, a proposta é que ele fique confortável na sua mão. O controle está em desenvolvimento há algum tempo e, baseado no feedback, para certos jogos e certas experiências, esse tipo de controle oferece algo mais rico”.

Big Brother no MiiVerse

Satoru Iwata, o CEO da Nintendo, disse recentemente ao L.A. Times que o MiiVerse, a “rede social” que faz parte do novo serviço online do Wii U, terá mensagens moderadas em vários níveis. Dado que a Nintendo prefere que suas plataformas sejam amigáveis para crianças e dado que o MiiVerse vai funcionar como a tela inicial do console (com muitas dessas mensagens pipocando na tela), não é de se surpreender que a vigilância seja pesada.

Mas o sistema parece, potencialmente, pesado demais. Além de ineficiente e capaz de tornar a comunicação entre usuários bastante lenta.

Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U Miiverse_kotakubr2

Reggie esclarece: “É um jeito de pensar em como vamos garantir uma experiência positiva para os consumidores no MiiVerse… primeiro, há os controles dos pais. Como pai, você pode escolher que o seu filho não possa se comunicar com ninguém pelo MiiVerse. Ou só com amigos, ou com todos”.

“O segundo nível é, basicamente, uma varredura automática que garante que palavras e imagens inapropriadas não entrem no MiiVerse. O terceiro nível é a comunidade, que vai se policiar e denunciar conteúdo impróprio. O quarto nível é a fiscalização humana na Nintendo”.

Mas e se, para aproveitar o exemplo dado pela Nintendo quando anunciou o serviço, eu quiser postar um pedido de ajuda de um jogo em que eu fiquei travado? Eu vou precisar esperar até esse processo todo ser concluído?

“Vamos pegar esse exemplo. Eu preciso de ajuda com as fases tal-e-tal. A varredura técnica acontece. Se não houver palavrões, ela segue adiante”. Sem espera? “Correto”.

O funcionário da Nintendo seria ativado em alguns casos específicos. “Se a comunidade estiver denunciando ou se houver alguma questão na qual um usuário está tentando constantemente mandar conteúdo inapropriado. Já que que o serviço é baseado em contas, se o Stephen Totilo estiver tentando mandar conteúdo inapropriado constantemente, então vamos ter a capacidade de averiguar isso”.

Conquistas

Alguns dos maiores designers da Nintendo não queriam colocar Conquistas nos seus jogos, mas a empresa incluiu algo semelhante no 3DS, principalmente para recompensar as pessoas por alcançar marcas relacionadas ao sistema de Street Pass. Em outras palavras, o sistema, em si, tem Conquistas.

“Teremos isso”, disse Fils-Aime. “Mas no que diz respeito a [Conquistas] relacionadas a jogos específicos, aí depende das desenvolvedoras”. A Microsoft pode exigir que todas as empresas tenham Conquistas nos seus jogos, mas, segundo o executivo, essa “não é a filosofia” da Nintendo.

Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U Reggie_kotakubr

Friend Codes

Primeiro, as (potenciais) mais notícias: a Nintendo não se livrou da ideia de exigir que as pessoas usem Friend Codes – o que, no Wii, são sequências de 16 dígitos que você precisa trocar para adicionar algum amigo.

Agora, as não tão ruins: “Existem Friend Codes, mas não é o sistema atual de Friend Codes”, disse Fils-Aime. “O que eu quero dizer com isso? É o seguinte: você será capaz de identificar pessoas como amigos e ter um certo nível de interação com elas, diferente de outro nível de interação com as pessoas em geral. O método pelo qual você identifica uma pessoa como amigo é muito mais simples do que o que existe hoje com os Friend Codes”.

O problema que eu acredito que as pessoas tinham com os Friend Codes, eu disse ao Reggie, é que os adultos que tinham um Wii pensavam, “cara, eu sou um adulto, me trate como um adulto e deixe eu adicionar pessoas online como amigos sem ter que ligar para alguém e trocar um código ou coisa do tipo”. “Eu concordo”, disse Fils-Aime.

“Você acha que essas pessoas ficarão mais felizes?”, eu perguntei. ”Sim, elas ficarão”.

Conteúdo Digital

Reggie confirmou que os donos de Wii poderão transferir seus jogos salvos e qualquer conteúdo que tenham comprado para o Wii U.

Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U Wiiu_kotakubr4

Armazenamento de Dados

O Wii U ainda não tem disco rígido. Mas Reggie diz que “A principal mensagem que passamos é que ele tem portas USB, então você pode continuar expandindo o espaço de armazenamento o quanto você quiser”. Ainda não está claro como a Nintendo espera que os jogadores guardem expansões e conteúdo de jogos como, por exemplo, Mass Effect 3. Isso vai ter que ficar para outro dia.

Conexão com o 3DS?

“Ficou claro no ano passado, quando falamos do novo Smash Bros., que haverá algum tipo de conexão entre o Wii U e o 3DS”, disse Reggie. “Obviamente, o Sr.Sakurai [designer de Smash Bros.], não progrediu muito no jogo, já que acabou de terminar a produção de Kid Icarus. Mas quando falarmos de como os dois sistemas podem trabalhar juntos, esse game será usado como exemplo”.

Single-Touch versus Multi-Touch

O GamePad do Wii U não é multi-touch. Mas isso não é um problema, diz Reggie, enquanto segurava um nas mãos.

“Quando estávamos no processo de construir esse controle, dadas algumas das funcionalidades, achamos que o single-touch era uma opção mais apropriada, principalmente quando você tem outras configurações de botões”.

Ainda segurando o controle, ele esticou o dedão para alcançar a tela e aí a apertou com o indicador. Sempre com a outra mão no controle.

Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U Wiiu_kotakubr6

Então ele apoiou o GamePad em outro lugar para que ele pudesse encostar um dedo de cada mão na tela. “É assim mesmo que você quer jogar? Eu acho que não”.

Mas talvez fosse bom dar, pelo menos, a opção? Eu perguntei se o problema era o custo de produção. “Certamente há uma questão de custo. Mas, de novo, nós temos a visão de que esse é um controle que você vai segurar nas mãos e ter uma experiência de duas telas. O conceito de colocá-lo no seu colo e usá-lo com multi-touch, para nós, não seria agradável para o jogador”.

Jogos Usados

“Nós não temos uma política com relação a jogos usados. Não desenvolvemos nenhuma tecnologia para ir atrás do mercado de jogos usados”.

Wii Us pretos e brancos?

“Estamos mostrando [modelos] pretos e brancos aqui [na E3]. Não dissemos nada sobre os produtos de lançamento”.

Reggie não falou nada sobre…

Novas plataformas para o Virtual Console; se os jogos do VC vão rodar com o GamePad, o preço do console, a lista de jogos de lançamento.

Observação: Eu falei sobre vários outros assuntos com Reggie, incluindo a questão de quão poderoso o console é e como será o apoio às third parties. Vamos falar sobre tudo isso em outros posts aqui no Kotaku nos próximos dias.

KotakuBr

descriptionReggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U EmptyRe: Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U

more_horiz
Muitas coisas bacanas, como Archivements, eles cagarem para usados e tal..

MAS PQP, FRIEND CODES AINDA? CARALHO NINTENDO, QUAL É A PORRA DO SEU PROBLEMA?!?!?! ALGUM MONGOL QUE CUIDA DA PORRA DA SUA REDE ONLINE?!?! VAI TOMAR NO MEIO DO SEU CU!!! Evil or Very Mad

descriptionReggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U EmptyRe: Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U

more_horiz
Friends Codes?

Sério, que merda...

descriptionReggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U EmptyRe: Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U

more_horiz
Seria trágico se não fosse cômico...Friends Codes tenso!

Continuo curioso quanto ao preço...

descriptionReggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U EmptyRe: Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U

more_horiz
Acho que pode ser igual o código da Battle.net, talvez... Seria ótimo rimkuk

descriptionReggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U EmptyRe: Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U

more_horiz
Friend Codes

pqp, agora serão qtos numeros?
20?

querida nintendo, favor, aprenda com sony, microsoft, steam, onlive, ...

e crie algo decente

descriptionReggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U EmptyRe: Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U

more_horiz
relaxa galera ainda nem falaram nada, não necessariamente o novo friend codes representem números gigantescos, ele pode simplesmente virar um sinônimo de nickname, login, sei lá, o contexto que a nintendo quiser.


O problema que eu acredito que as pessoas tinham com os Friend Codes, eu disse ao Reggie, é que os adultos que tinham um Wii pensavam, “cara, eu sou um adulto, me trate como um adulto e deixe eu adicionar pessoas online como amigos sem ter que ligar para alguém e trocar um código ou coisa do tipo”. “Eu concordo”, disse Fils-Aime.

“Você acha que essas pessoas ficarão mais felizes?”, eu perguntei. ”Sim, elas ficarão”.



eles sabem disso, só se forem muito burros para repetir o erro, é esperar pra ver

ele disse que as pessoas apoiariam o gamepad no colo para usar multitouch
mas com o multitouch daria para segurar o gamepad com uma mão e com a outra fazer movimentos de "pinça" e "maximizar" entre outros
bem melhor que ficar dando duplo toque

descriptionReggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U EmptyRe: Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U

more_horiz
vendo agora o video de apresentação do gamepad, os botões Z/L e Z/R de gatilhos ficam em um nível mais baixo meio que obrigando você a utilizar o dedo médio, o que seria natural, assim eu perco a mania de só usar o dedo indicador nos botões de gatilho

descriptionReggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U EmptyRe: Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U

more_horiz
Nanaki escreveu:
vendo agora o video de apresentação do gamepad, os botões Z/L e Z/R de gatilhos ficam em um nível mais baixo meio que obrigando você a utilizar o dedo médio, o que seria natural, assim eu perco a mania de só usar o dedo indicador nos botões de gatilho


Isso eu gostei! Sorriso

descriptionReggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U EmptyRe: Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U

more_horiz
Se tiver como a pessoa aceitar amigo sem repetir o codigo eu nao ligo

descriptionReggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U EmptyRe: Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U

more_horiz
Reggie é um babaca... Totalmente político. Pior que tem nego que paga pau pro sujeito. PQP, ismo é foda... Mas tudo bem.

O que ele gosta e aposta (miis, miiverse, cuttie-cuttie), não interessa pro grande público (pelo menos pros antigos gamers).

O que ele não gosta, fica quieto, fala que não é política da nintendo e que depende da produtora (outra forma de dizer: eles que façam se quiserem).

O que ele não pode falar (porque está com certeza ruim ou limitado), ele se limita a dizer que "a nintendo está se esforçando para garantir a melhor experiência possível para o consumidor".

Fuck you, man... Seus consumidores não tem mais 15 anos e não estamos mais em 1992 brigando com a Sega...

descriptionReggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U EmptyRe: Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U

more_horiz
cachorron escreveu:
Reggie é um babaca... Totalmente político. Pior que tem nego que paga pau pro sujeito. PQP, ismo é foda... Mas tudo bem.

O que ele gosta e aposta (miis, miiverse, cuttie-cuttie), não interessa pro grande público (pelo menos pros antigos gamers).

O que ele não gosta, fica quieto, fala que não é política da nintendo e que depende da produtora (outra forma de dizer: eles que façam se quiserem).

O que ele não pode falar (porque está com certeza ruim ou limitado), ele se limita a dizer que "a nintendo está se esforçando para garantir a melhor experiência possível para o consumidor".

Fuck you, man... Seus consumidores não tem mais 15 anos e não estamos mais em 1992 brigando com a Sega...


Clap, Clap, Clap!

Assino embaixo!

descriptionReggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U EmptyRe: Reggie conta quase tudo o que você queria saber sobre o Wii U

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder