Warren Spector, criador da série Epic Mickey e também de Deus Ex, botou a boca no trombone para criticar a "ultraviolência" nos games - e aparentemente, ele é leitor de Laranja Mecânica. Falando ao site GamesIndustry, Spector criticou como a forma de violência atual é mostrada em outros jogos.
"Este foi o ano em que me decidi sobre duas coisas. Uma delas foi: a ultraviolência tem que parar. Temos que parar de amar isso. Eu não acredito nos argumentos a respeito, mas creio que estamos criando fetiche sobre a violência e em alguns casos combinando com um tipo de aproximação imatura do sexualismo. Eu creio que isso seja mal gosto. Ultimamente tenho pensado que isso vai nos trazer problemas", disse Spector.
"Eu saí da Eidos em 2004 porque eu vi na E3 o novo jogo do Hitman, onde você tinha que matar com um gancho de açougue, e tínhamos 25 to Life, um jogo sobre crianças matando policiais, além de Crash & Burn, jogo de corrida onde a ideia era criar as mais incríveis explosões e não vencer a corrida em si. Eu olhei para o meu próprio estande e vi que não era um daqueles momentos 'como nenhum outro'. Eu achava aquilo ruim e agora penso que vai além de ruim", declarou o designer.
Spector lembrou ainda de sua fase em Deus Ex, quando poças de sangue surgiam embaixo de corpos de inocentes quando eram mortos. O designer disse que isso foi feito desta forma para fazer com que o jogador se sentisse incomodado ao pressionar o gatilho. "Agora, com a carnificina dos jogos atuais e com os corpos sumindo, isso apaga esse sintoma", adicionou.
"Nós fomos muito longe. O sangue voando em câmera lenta, os golpes mortais de assassinos, as facas nos ombros, gargantas... Sabe, Deus Ex tinha seus momentos de violência, mas eles foram feitos para te deixar desconfortável, e eu não vejo isso acontecendo agora", comentou Spector.
"Creio que estamos apenas apelando para o coletivo de adolescentes e chamando-os de adultos. É hora de parar. Por isso estou feliz em trabalhar com uma companhia como a Disney, onde isso não é encorajado e na verdade eu nem posso fazer algo assim. Estou bem com isso", finalizou.
E você, concorda com os apontamentos de Spector?
Fonte: http://www.finalboss.com/fb5/ctu.asp?t=2&cid=75541