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Às vezes você precisa ignorar os fãs, diz o criador de Monkey Island

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Antonio Neto
Guitto
Henrico D. Santo
Nanaki
Bonatti
9 participantes

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Ron Gilbert é uma lenda no mundo dos adventures. Ele criou Maniac Mansion e Monkey Island, as fundações de toda uma era de excelentes point-and-click da LucasArts.

Em uma entrevista para o site Gameological Society, Gilbert falou abertamente sobre os desafios de fazer um jogo divertido, a dificuldade de criar elencos igualmente bem apresentados, e o que pode transformar um adventure em um clássico.

Mas, perto do final da entrevista, Gilbert abordou um tema importante e atual. Na esteira de jogos financiados pelo público, como no Kickstarter, e fiascos de popularidade, como o do final de Mass Effect 3, quais são as obrigações de um criador para com o seu público? “Você não deve ter obrigações com eles”, Gilbert respondeu categoricamente. Criadores precisam ter sucesso ou falhar com as suas criações, em seus próprios termos:

Você tem que fazer o que você quer fazer, e você tem que fazer o que você acha que é a coisa certa a fazer. O que você acha que é a melhor coisa a fazer. Pessoas que gostam do que você faz e são fãs do seu trabalho vão gostar do que você faz, desde que você faça algo fiel a si mesmo. Você pode entrar em um monte de problemas quando começa a se preocupar demais com o que as pessoas vão pensar, porque você começa a entrar nesse ciclo de autocensura bizarro. Você faz algo que pode ser interessante, diferente e original, mas você fica preocupado demais com o que as pessoas vão pensar, e você acaba se censurando.

Coisas criativas – não importa se vêm dos livros, videogames ou o que seja – se são realmente boas, têm muitas partes pontudas. É isso o que as torna interessantes. Todas essas pequenas regiões pontiagudas e todas essas pequenas coisas com as quais você pode se machucar, é isso o que torna o trabalho criativo interessante. Se você entrar em modo de autocensura, você começa a retirar todos os cantos, porque você está com muito medo de ofender alguém ou preocupado com o que alguém vai pensar sobre isso. E então o que você tem é uma porcaria desinteressante. Eu acho que você só precisa fazer o que você considera certo, e torcer para que as pessoas gostem.

KotakuBr

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Sério, esse cara é um gênio!

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totalmente coerente

fãboys é mente fechada

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Nanaki escreveu:
totalmente coerente

fãboys é mente fechada




Disse tudo!

Eu acho importante as produtoras escutarem os fãs para algumas melhorias, mas a maior criação vem dos próprios "pais" do projeto, dos quais eles conhecem bem a criação.

Fãs querendo dar muito pitaco é foda.

Só dou razão para fãs da Capcom, pq aquela empresa é mente fechada demais.

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Lembro até hj quando a Nintendo anunciou o Wind Waker.... caralho, os fãs piraram, queiam queimar a empresa e os caralho, nunca vi tanta gente revoltada na vida..... hj o jogo é considerado um dos melhores da franquia.

O fato é um só.... o consumidor é BURRO e não sabe oq quer.... toda empresa deveria seguir isso.

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Bonatti escreveu:
Lembro até hj quando a Nintendo anunciou o Wind Waker.... caralho, os fãs piraram, queiam queimar a empresa e os caralho, nunca vi tanta gente revoltada na vida..... hj o jogo é considerado um dos melhores da franquia.

O fato é um só.... o consumidor é BURRO e não sabe oq quer.... toda empresa deveria seguir isso.


Esse foi o tapa na cara que eu levei e que até hoje tá marcado em mim.

Chorei muito com o anuncio do Windwaker, retruquei e almaldiçoei o Miyamoto.

Hoje o cara é deuso, Winwaker é obra prima máxima!

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Eu fui o unico ser que tenho noticia até hoje, que na epoca ADOROU o conceito todo do Wind Waker.

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o que foi exatamente o rolo do wind waker?

isso de ouvir os fãs é relativo po. square e capcom deveriam sim ouvir.

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Neto Kosovo escreveu:
o que foi exatamente o rolo do wind waker?

isso de ouvir os fãs é relativo po. square e capcom deveriam sim ouvir.


Reclamaram dos graficos em cell shading. Só isso...

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Henrico D. Santo escreveu:
Bonatti escreveu:
Lembro até hj quando a Nintendo anunciou o Wind Waker.... caralho, os fãs piraram, queiam queimar a empresa e os caralho, nunca vi tanta gente revoltada na vida..... hj o jogo é considerado um dos melhores da franquia.

O fato é um só.... o consumidor é BURRO e não sabe oq quer.... toda empresa deveria seguir isso.


Esse foi o tapa na cara que eu levei e que até hoje tá marcado em mim.

Chorei muito com o anuncio do Windwaker, retruquei e almaldiçoei o Miyamoto.

Hoje o cara é deuso, Winwaker é obra prima máxima!


Eu tb torci o Nariz, pra falar a verdade... achei zoado/infantil.... mas eu não me importava muito com Zelda na época e quis ver onde iria parar..... quando joguei (ainda na época) pirei, mas nunca pude jogar muito (não tinha GC)....
Agora to com o meu la em casa e essa semana mesmo começo a jogar, se pa. Sorriso

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Guitto escreveu:
Neto Kosovo escreveu:
o que foi exatamente o rolo do wind waker?

isso de ouvir os fãs é relativo po. square e capcom deveriam sim ouvir.


Reclamaram dos graficos em cell shading. Só isso...


Não só reclamaram.... mas repudiaram foda o jogo.
Lembro até hj na EGM e outras revistas galera mandando carta indignada huahuahuahu!

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Bonatti escreveu:
Guitto escreveu:
Neto Kosovo escreveu:
o que foi exatamente o rolo do wind waker?

isso de ouvir os fãs é relativo po. square e capcom deveriam sim ouvir.


Reclamaram dos graficos em cell shading. Só isso...


Não só reclamaram.... mas repudiaram foda o jogo.
Lembro até hj na EGM e outras revistas galera mandando carta indignada huahuahuahu!


É porque a galera esperava algo tipo a tech demo que apresentaram na E3 de anuncio do Game Cube...

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Guitto escreveu:
Bonatti escreveu:
Guitto escreveu:
Neto Kosovo escreveu:
o que foi exatamente o rolo do wind waker?

isso de ouvir os fãs é relativo po. square e capcom deveriam sim ouvir.


Reclamaram dos graficos em cell shading. Só isso...


Não só reclamaram.... mas repudiaram foda o jogo.
Lembro até hj na EGM e outras revistas galera mandando carta indignada huahuahuahu!


É porque a galera esperava algo tipo a tech demo que apresentaram na E3 de anuncio do Game Cube...


Exato! Sorriso

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Neto Kosovo escreveu:
o que foi exatamente o rolo do wind waker?

isso de ouvir os fãs é relativo po. square e capcom deveriam sim ouvir.


Essas duas são o cúmulo do exagero. Não era algo assim que foi criticado.

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Bonatti escreveu:
Lembro até hj quando a Nintendo anunciou o Wind Waker.... caralho, os fãs piraram, queiam queimar a empresa e os caralho, nunca vi tanta gente revoltada na vida..... hj o jogo é considerado um dos melhores da franquia.

O fato é um só.... o consumidor é BURRO e não sabe oq quer.... toda empresa deveria seguir isso.


fala isso pra capcom...

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