RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionComo fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério] EmptyComo fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério]

more_horiz
Bom, achei interessante este tópico pra quem tem vontade de fazer reviews de games e não tem idéia de como fazer de maneira que fique realmente interessante. Aos manjadores que quiserem acrescentar algo, acho bem vindo.


Bem, tenho visto que alguns tem “problemas” ao avaliar/fazer review de um jogo. Aqui vai dicas de como deve-se proceder ao avaliar um jogo ou fazer seu review.

Os pontos: cada critério quer você for avaliar deve ter entre 0 (zero) e 10 (dez) pontos, sendo 0 (zero) cosiderado inexistente ou muito ruim e 10 (dez) perfeito ou muito bom. Outro método é o dos 5 (cinco) pontos que é usado no método de avaliar a postagem. Caso um ítem seja anulado, deixa-se ele fora da conta.

Começando a avaliar e/ou escrever o review: Quando for avaliar e/ou escrever o review, deve-se considerar os seguintes ítens: História, Gráfico, audio, jogabilidade, re-jogabilidade, fidelidade e originalidade (caso especial. Explicarei abaixo).

História: Nada melhor para começar um review do que ver a história do jogo. Faça sua sinopse do jogo, contando uma breve história dos personagens, da trama e de como surgiu se for necessário. Aqui você também pode dizer o que acha da história sem receios, mas lembre-se de não misturar tudo. Avaliar essa parte é MUITO importante em jogos de RPG, FPS, aRPG, estratégia e ação.

Gráfico: Como é o jogo? Lembra o Atari, o Nintendo…. Ou lembra um Super Nintendo, Play Station? Bem, de qualquer forma, explique o quão você acha o gráfico agradável. Lembre-se: nem todo 3D é bom e nem todo 2D é ruim. Um jogo, às vezes, nem precisa de interface gráfica para ser bom, às vezes só precisa da tabela ASCII e um programador bom. Se seu jogo é texto puro, anule esse ítem, já que não terá importância.

Audio: Ainda lembro dos tempos que o som do Enduro no Atari me fazia sorrir que nem criança vendo o vendedor de algodão doce. O audio do jogo ajuda de várias formas: em jogos de tiro em primeira pessoa serve para saber de onde veio os tiros ou explosão, em jogos de carro ajuda a saber se alguém colidiu ou se aproxima… Bem, é uma pena que a tecnologia J2ME no celular limita o número de sons ao mesmo tempo. Nesse caso, prioriza-se o fato da música do jogo ser agradável, estar de acordo com a situação, etc. A ausência de som nem sempre reduz a qualidade do jogo. Exemplo? Veja jogos como Mu Blood Empire ou Brain Challenge, o som é inútil para eles. Só anule esse ítem se não houver som nenhum nem como ativar o som.

Jogabilidade: O controle é fácil? Dá pra modificar? Ou é dificil demais? E a dificuldade geral do jogo, o estilo, o desafio? Bem, aqui consideramos isso tudo. Dificuldade do jogo, dificuldade dos desafios em jogo, dificuldade dos controles, interface, estilo, tipo de jogo e add-ons (como downloads de novos mapas, envio de pontuação, etc.). Um jogo pode ser estilo FPS mas contém elementos de RPG, passando a ser considerado aRPG (action RPG) ou pode até ser FPS com estratégia simultâneamente (Rainbow Six, por exemplo).Quanto à dificuldade, lembre-sa: fácil para uns, difícil para outros. Veja se é fácil para outra pessoa antes de dizer “Poxa, é fácil demais” ou “Meu deus! Nem passo da primeira fase!”. Você pode ter dificuldade com isso ou aquilo, mas outra pessoa não, pense nisso. Não pode anular esse ítem em HIPÓTESE ALGUMA.

Re-jogabilidade: Há algo mais para se fazer depois que zera ou o jogo acaba? Nesse ítem, você avalia o que pode-se fazer depois de zerar, se tem adicionais, anúncio de continuação… Mas, lembre-se: nem todo o jogo precisa de re-jogabilidade para ser bom. Só avalie a re-jogabilidade se incluir desafios novos, como mais uma dificuldade OU mais um personagem com uma outra história OU missões bônus. Caso não tenha nada para fazer depois de zera, somente diga se você acha ou não que vale a pena jogar de novo ou não.

Fidelidade: Se o jogo faz parte de uma série de jogos, foi inspirado num livro, anime, seriado, desenho ou filme, nesse ítem você aponta o quão fiel o jogo é se comparado aos mesmos. Afinal, já sabemos que muita coisa costuma ser cortada durante a adaptação (exemplo: Harry Potter perde muitas coisas nos filmes). Se o jogo for único (não-inspirado, nem em série, como os da DeValley), anule esse ítem.

Originalidade: Algo com que empresas como G@mel0f7 e CWA (China Wireless Arts) só receberiam 0 (zero). Muitos jogos para serem bons não precisam imitar outros em 100%. Vejam Cyberpunk, Gun Fever, Nowhere e alguns outros. Se inspirar é uma coisa, copiar tudo é outra. Quanto mais original um jogo for, melhor podemos esperar de uma empresa. Só anulem esse ítem se o jogo já pertence à empresa há muito tempo (exemplo: Bomberman pertence à Hundson, Sonic à Sega/Sonic Team) ou se já se tornou muito “aberto” (Tetris, Breakout, Pacman, Pong, Asteroid e outros jogos que vemos sempre sendo modificados e adaptados por várias empresas ao redor do mundo)

Concluindo: Sabem porquê deixei esse ítem fora da lista? Ele é um resumo de tudo dos ítens acima e onde a média dos ítens acima é aplicada. Só isso. E aqui você diz também se recomenda ou não.

Bem, acho que ajudei bastante… Siga o meu conselho sempre que possível e lembre-se: Nunca deve-se julgar um livro pela capa.

Fonte: Essa Aqui

Última edição por Reznov em Sex 27 Jul 2012, 15:24, editado 1 vez(es)

descriptionComo fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério] EmptyRe: Como fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério]

more_horiz
:acepted: Perfect!

descriptionComo fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério] EmptyRe: Como fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério]

more_horiz
Bom topico. Eu para analises sou péssimo além de achar isso muito relativo, tanto que nem me aventuro....

descriptionComo fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério] EmptyRe: Como fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério]

more_horiz
bom tpc!

descriptionComo fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério] EmptyRe: Como fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério]

more_horiz
Depois vou dar uma lida...
Nunca peguei pra fazer review de nada rimkuk

descriptionComo fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério] EmptyRe: Como fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério]

more_horiz
vou ter que discordar um pouquinho... acho que review por pontos é algo MUITO subjetivo e fácil de comprar.

um review ideal tem que usar os parágrafos para a análise, e não guiar o leitor aos números. Sempre escrevi reviews com uma estrutura similar: Introdução -> informações básicas do game + sinopse -> pontos positivos -> análise "técnica" (engine, curiosidades, capacidade pra MODs, etc.) -> pontos negativos -> conclusão

é o meu estilo, e se você ainda não desenvoleu o seu, jogue tudo o que pensa do game no word e depois organize como achar que fica mais gostoso de ler e entender a mensagem que tu quer passar

descriptionComo fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério] EmptyRe: Como fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério]

more_horiz
costumo usar isso so num coloco muito fidelilidade nem originalidade nos meus

descriptionComo fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério] EmptyRe: Como fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério]

more_horiz
Na época em que fazia reviews, eu me doava mesmo. Levava 1 semana pra escrever... Rindo

Hoje, jamais faria de novo. Perda de tempo, feedback quase zero. Serious...

Voltando ao tópico, discordo de vários pontos do tópico... Rindo Acho que subdividir um jogo assim fica quebrado demais. Eu fazia diferente.

Nota é apenas formalidade, algo pra situar um jogo. Tem gente que só quer ver a nota e pronto... Fazer o que. É bom colocar, mas é péssimo achar que ela resume tudo. O texto e as explicações valem MUITO mais. Dá mesma forma que gosto de muito jogo 'nota 7', jamais levaria a sério um cara que só dá nota '9-10'... É superficial demais. Um jogo pra tirar 10 comigo, além de ser artisticamente e tecnicamente ótimo, tem que trazer novidade ao gênero, estando a frente do seu tempo. Tirar '10 por 10', somente porque gostou, é dar nota muito facilmente.

De resto, acho que reviews quilométricos são muito cansativos, bem como reviews sem nenhuma imagem e vídeo, um tédio. Pra mim, o ideal é:

0) Ficha técnica básica: nome, fabricante, plataforma, gênero etc. Dados mínimos pra poder começar, como eram as fichas nas velhas revistas de games da década de 90.

1) Introdução: contar o momento de mercado e a história de desenvolvimento do jogo, já antecipando globalmente o que virá no review.
Se necessário, fazer um adendo para falar dos gráficos e dos efeitos sonoros logo de início (se prestam, se são meia boca, se humilham etc). Não é necessário criar um item inteiro para gráfico e outro inteiro para música.

2) História: explicar o enredo e personagens, botar introdução do jogo etc.

3) Sistema de jogo: explicar a jogabilidade, comandos e estágios. Se necessário, comparar com o de outros jogos. Se necessário, falar do multiplayer em adendo.

4) Curiosidades: easter eggs, detalhes de produção, download de conteúdo (wallpapers, músicas etc).

5) Avaliação final: prós, contras, comentário final (resumão em 1 parágrafo) e nota final (0-10), além das referências de pesquisa.

Acho que assim fica redondo, sem ser arrastado demais ou simplório demais. Fica solto, mas ao mesmo tempo organizado, bem segmentado. Se colocar um vídeos e fotos editadas no meio, fica muito bom de ler.

Esse lance de fazer um item apenas para gráficos e outro apenas para efeitos sonoros é pedir pro texto ficar disforme.

descriptionComo fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério] EmptyRe: Como fazer um Review [+NOOB][+Topico Sério]

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder