RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Atari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS]

power_settings_newInicie sessão para responder
+5
JurianSutter
Dopefish
Fúria
Melhor nick da historia!!
conradoz
9 participantes

descriptionAtari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS] EmptyAtari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS]

more_horiz
ATARI JAGUAR 64 BIT

1. HISTÓRIA

Comercialmente falando o Jaguar foi um fracasso. Foram diversos erros e falta de visão de mercado da Atari. O Jaguar foi desenvolvido juntamente com outro projeto de codinome "Panther", que seria um console de 32 bits da atari, que nunca foi desenvolvido completamente. O projeto Jaguar foi escolhido após os engenheiros da Atari perceberem que outros fabricantes como Sega e Sony já planejavam consoles de 32 bits muito mais poderosos, então a Atari focou-se no seu projeto de 64 bits.

1.2 32 bits x 64 bits ?

Há uma certa controvérsia em relação ao Marketing do Jaguar como primeiro console de 64 bits. O processador central do Jaguar é um Motorola 68000, muito usado antigamente em computadores, video games e componentes eletrônicos, que processa instruções de 32 bits. Porém o controle de sinais do gráfico dos co-processadores (acelerador gráfico) é de 64 bits. Segundo a Atari apenas isto já caracteriza um sistema de 64 bits. Até hoje a questão é discutida e apesar da Atari aclamar o Jaguar como primeiro console de 64 bits o sistema mostrou-se inferior em termos de hardware aos outros sistemas de 32 bits lançados posteriormente como Sony Playstation e Sega Saturn.

1.3 Fracasso

Há diversos fatores que contribuiram para o fracasso do Jaguar. O fato é que o console recebeu poucos jogos, a Atari teve apoio de poucas softhouses, em sua vida o Jaguar teve em torno de 117 jogos oficiais, e poucos títulos de nome ou conhecidos do público.

O joystick do Jaguar também não agradou ao público. É grande e desajeitado, com apenas 3 botões de fácil acesso e outros 12 botões localizados na parte inferior do controle. Estes 12 botões são os dez dígitos de discagem de telefone de 0 a 9 mais * e #. Algo realmente incomum em um controle de video-game e que não agradou ao público e à crítica especializada. Além de poucos, os jogos do Jaguar mostraram-se repetitivos, os melhores hits mostraram-se shooter em primeira pessoa (FPS): Doom, Wolfenstein e o melhor jogo do Jaguar: Alien vs Predator. Ainda podemos citar na lista de bons jogos: Tempest 2000, Sindicate, Theme Park, Dragon Bruce Lee History, Atari Karts (pouquíssimas undades vendidas).

Atari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS] Jaguar%2520games
Atari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS] Jaguar%2520games%2520%25281%2529
Os 3 melhores jogos do Atari Jaguar

Atari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS] Jaguar%2520games%2520%25282%2529
Atari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS] Jaguar%2520games%2520%25283%2529
Dois jogos muito fracos

1.4 Hardware
Hardware multi processador, porém menos complexo que o Sega Saturn. Cinco processadores inseridos em 3 chips. Sem dúvida o complexo hardware multi-processadores do Atari Jaguar tornou muito difícil o desenvolvimentos de jogos e aplicativos. Os kits de desenvolvimento básico apresentados eram muito falhos, tornando extremamente complexo o desenvolvimento de jogos para o Jaguar.

Chip "Tom"
- 750,000 transistors, 208 pinos
- Graphics Processing Unit (GPU) (Processador 1)
- 32-bit RISC architecture (32/64 processor)
- 64 registers of 32 bits wide
- Todos acessos do bus de sistema são de 64bits
- Pode ler 64 bits de dados em cada instrução
- Rated at 26.591 MIPS (million instructions per second)
- Runs at 26.591 MHz
- 4K bytes of zero wait-state internal SRAM
- Performs a wide range of high-speed graphic effects
- Programmable
- Processador de objetos (Processador 2)
- 64-bit RISC architecture
- 64-bit wide registers
- Programmable processor that can act as a variety of different video architectures, such as a sprite engine, a pixel-mapped display, a character-mapped system, and others.
- Blitter (Processador 3)
- 64-bit RISC architecture
- 64-bit wide registers
- Performs high-speed logical operations
- Hardware support for Z-buffering and Gouraud shading
- DRAM memory controller
- 64 bits
- Accesses the DRAM directly

Chip "Jerry"
- 600,000 transistors, 144 pins
- Digital Signal Processor (Processador 4)
- 32 bits (32-bit registers)
- Rated at 26.6 MIPS (million instructions per second)
- Runs at 26.6 MHz
- Same RISC core as the Graphics Processing Unit
- Not limited to sound generation
- 8K bytes of zero wait-state internal SRAM
- CD-quality sound (16-bit stereo)
- Number of sound channels limited by software
- Two DACs (stereo) convert digital data to analog sound signals
- Full stereo capabilities
- Wavetable synthesis, FM synthesis, FM Sample synthesis, and AM synthesis
- A clock control block, incorporating timers, and a UART
- Joystick control

- Motorola 68000 (Processador 5) (Mesmo do mega drive rodando com clock superior)
- Runs at 13.295MHz
- General purpose control processor

2. O MEU JAGUAR
Sou um colecionador modesto, amante dos games clássicos, e novos também, mas especialmente dos clássicos. Vou começar contando a história do meu console: Foi adquirido no mercado livre, em novembro de 2007. Ele foi anunciado como novo, nunca usado e realmente nunca havia sido usado. O aparelho estava completo, como saído da loja. Eu sempre sonhei com o Atari Jaguar em meados dos anos 90, porém tive atari, mega drive, posteriormente sega Cd e Sega Saturn, e não puder ter todos na época, até porque não lembro de ter visto anúncio de Jaguar no Brasil na época.

Atari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS] Jaguar%2520fotos%2520%25281%2529

Atari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS] Jaguar%2520fotos%2520%25282%2529

A caixa do Atari Jaguar é muito bonita, mas curiosamente aparece a foto de um jogo nunca lançado: Tiny Toons, que não passou da versão beta. Tiny Toons pode ser visto na caixa do Jaguar, é a foto de baixo da esquerda, entre as 10 que aparecem no verso da caixa. A lista de todos itens que compõe o jaguar original são:

Atari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS] Jaguar%2520fotos%2520%25283%2529

2.2 Itens contidos na caixa do Jaguar:
  • Console Atari Jaguar 110v (americano)
  • Controle
  • Caixa externa
  • "Papelão" que acomoda os componentes
  • Fonte 110v
  • Cabo RF (isto foi realmente uma pena, pois o cabo RF fornece baixa qualidade, a Atari poderia ter vendido o console com cabo Vídeo Composto A/V, em meados de 1993 a conexão Vídeo Composto já era comum)
  • Manual
  • Poster
  • Cartucho Cybermorph
  • Manual Cartucho Cybermorph
  • Propaganda Atari Linx

Atari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS] Jaguar%2520fotos%2520%25284%2529
Caixa, plásticos, manuais

Atari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS] Jaguar%2520fotos%2520%25285%2529
Avisos de advertência no plástico

Atari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS] Jaguar%2520fotos%2520%25286%2529
Avisos de advertência no plástico

Atari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS] Jaguar%2520fotos%2520%25288%2529
Voltando pra caixa

descriptionAtari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS] EmptyRe: Atari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS]

more_horiz
Nossa, tá lindo o Jaguar Shocked

Eu nunca cheguei perto de um :foreveralone:

Mas acho que criou na área errada o topico, http://www.retrogamesbrasil.com/f3-consoles-e-acessorios ou para coleções: http://www.retrogamesbrasil.com/f2-colecoes

E seja bem vindo cara Sorriso

descriptionAtari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS] EmptyRe: Atari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS]

more_horiz
Obrigado, se foi no local errado peço a moderação exclua.
Abraços.

more_horiz
conradoz escreveu:
Obrigado, se foi no local errado peço a moderação exclua.
Abraços.

Excluir não precisa, se tiver errado é só mover. Mas o você citou erros, quais seriam (além de um hardware difícil de programar)??? Serio, eu não manjo nada de Jaguar :foreveralone: :foreveralone: :foreveralone:

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
Excluir não precisa, se tiver errado é só mover. Mas o você citou erros, quais seriam (além de um hardware difícil de programar)??? Serio, eu não manjo nada de Jaguar :foreveralone: :foreveralone: :foreveralone:

Olá, vou citar alguns motivos do fracasso:

• Erros de desenvolvimento de hardware onde conceberam uma máquina com multi-processadores, 5 ao total, tornando difícil sua programação (semelhante ao ocorrido com o sega saturn).
  • Kits de desenvolvimento muito precários, tornando muito mais difíicil o trabalho dos desenvolvedores , lançaram o console com poucas ferramentas de desenvolvimento, obrigando os programadores a utilizarem assembly e outras linguagens de baixo nível.
  • Apoio de poucas softhouses, tornando muito escassa a biblioteca de jogos (117 oficiais). Além disto a biblioteca do jaguar é muito repetitiva, escassez de novidades na época afugentou os compradores.
  • Controle pouco ergonômico (pra não dizer horrível)
  • Mídia de cartuchos (muito mais cara que as mídias óticas), tornando os jogos caros.
  • Alto custo do aparelho
  • Apesar do marketing incisivo na prática a maioria dos jogos eram ruins ou no mínimo desagradáveis de serem jogados.
  • Não se mostrou uma máquina potente para gráficos 3D, numa época onde os jogos 3D tornaram-se febre.
  • Ausência de títulos de franquias famosas como Street Fighter, Fifa Soccer, Mortal Kombat, etc. Apenas poucos desconhecidos do grande público. Grandes franquias sempre atraíram o público, até hoje é assim.

Sem dúvida o Jaguar teve muito pouco de seu potencial aproveitado, este sim pra mim foi o console menos aproveitado em termos de hardware. Quem sabe se tivesse durado mais tempo no mercado poderia ter sido melhor explorado.
Apesar do grande carisma que tenho pelo Jaguar, sinto pena, pois o felino nunca mostrou toda sua força, teve as garras cortadas precocemente sem falar que foi a última cartada da Atari no mundo do hardware.

more_horiz
conradoz escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:

Olá, vou citar alguns motivos do fracasso:

• Erros de desenvolvimento de hardware onde conceberam uma máquina com multi-processadores, 5 ao total, tornando difícil sua programação (semelhante ao ocorrido com o sega saturn).
  • Kits de desenvolvimento muito precários, tornando muito mais difíicil o trabalho dos desenvolvedores , lançaram o console com poucas ferramentas de desenvolvimento, obrigando os programadores a utilizarem assembly e outras linguagens de baixo nível.
  • Apoio de poucas softhouses, tornando muito escassa a biblioteca de jogos (117 oficiais). Além disto a biblioteca do jaguar é muito repetitiva, escassez de novidades na época afugentou os compradores.
  • Controle pouco ergonômico (pra não dizer horrível)
  • Mídia de cartuchos (muito mais cara que as mídias óticas), tornando os jogos caros.
  • Alto custo do aparelho
  • Apesar do marketing incisivo na prática a maioria dos jogos eram ruins ou no mínimo desagradáveis de serem jogados.
  • Não se mostrou uma máquina potente para gráficos 3D, numa época onde os jogos 3D tornaram-se febre.
  • Ausência de títulos de franquias famosas como Street Fighter, Fifa Soccer, Mortal Kombat, etc. Apenas poucos desconhecidos do grande público. Grandes franquias sempre atraíram o público, até hoje é assim.

Sem dúvida o Jaguar teve muito pouco de seu potencial aproveitado, este sim pra mim foi o console menos aproveitado em termos de hardware. Quem sabe se tivesse durado mais tempo no mercado poderia ter sido melhor explorado.
Apesar do grande carisma que tenho pelo Jaguar, sinto pena, pois o felino nunca mostrou toda sua força, teve as garras cortadas precocemente sem falar que foi a última cartada da Atari no mundo do hardware.

rimkuk

Mas sei lá, como a Atari que era enorme pode cair tanto??? ninguém sente falta da Atari ou idolatra outro console dela sem ser o 2600... Triste pensar que ela foi uma das que popularizaram os games tem acabado tão apática e até ignorada (a Sega caiu com um console e que é sempre lembrado).

E lendo o seu comentário, você esqueceu de citar o Rayman que também saiu para Jaguar:

Atari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS] Rayman_atari_jaguar_box_front

more_horiz
rimkuk

Mas sei lá, como a Atari que era enorme pode cair tanto??? ninguém sente falta da Atari ou idolatra outro console dela sem ser o 2600... Triste pensar que ela foi uma das que popularizaram os games tem acabado tão apática e até ignorada (a Sega caiu com um console e que é sempre lembrado).

E lendo o seu comentário, você esqueceu de citar o Rayman que também saiu para Jaguar:

Atari Jaguar - História [+PESADO] [+REVIEW] [+FOTOS] Rayman_atari_jaguar_box_front

Então, a Atari já havia fracassado com o 5200 e o 7800. Após o sucesso do atari 2600 nenhum dos seus subsequentes repetiu o sucesso do 2600. O Jaguar e o portátil lynx foram o último suspiro da Atari. Na realidade a Atari já estava bem desacreditada, e apostou todas as fichas no Jaguar com seu marketing um tanto agressivo atacando concorrentes e tentando diminui-los, enaltecendo supostamente o Jaguar como único sistema de 64 bits. Como viu-se o Jaguar foi um fracasso e Atari afundou junto com ele. O marketing da Atari não se provou verdadeiro e o pobre Jaguar teve uma vida muito curta, nunca teve vendas expressivas, nem nos EUA (mercado onde mais vendeu) e muito menos nos outros países como aqui no Brasil onde nunca foi oficialmente vendido.

Ah, esqueci do Rayman, bom jogo também, bem lembrado.

more_horiz
belíssimo tópico, não é necessário excluir, apenas mover!!!

parabéns e bem-vindo, curti muito pois sou fã do Jaguar hehehehe

more_horiz
Belo tópico! Vou move-lo para a área de consoles, ok?

more_horiz
Baita tópico hein?

E parabéns pelo Jaguar! Lindão!

more_horiz
Belíssimo tópico mesmo conradoz! Parabéns, lindo Jaguar! Só vi em exposições mesmo!

MN, este vídeo que saiu esses dias no CGR explica, pra mim, muito sobre a queda da Atari. Não sei se o conradoz concorda:

more_horiz
Cara, eu sou doidinho pra pegar um Jaguar. Pode ser loose mesmo, o console e os cartuchos é só pela curiosidade de jogar essa bagaça! Meu único contato por ele foi pelo emulador porco e nunca peguei nem no controle...

more_horiz
Olá amigos, primeiramente obrigado pela recepção eu não esperava ser tão bem recebido por vocês, pra mim é uma honra!
Obrigado por corrigirem o tópico, eu não sabia onde postar.

Gosto muito dos consoles da década de 90, especialmente a 5ª geração, tanto que tenho saturn, 3do e jaguar. Sinceramente não gosto de emulador, então acabei adquirindo consoles ao longo do tempo, uns eu fui vendendo outros eu fiquei. Como falei, eu sempre quis ter um jaguar e pude adquiri-lo apenas em 2007, tive o prazer de jogar estes jogos que mostrei nas fotos e pretendo adquirir outros. É muito bom encontrar um lugar onde há pessoas como eu que amam consoles antigos, o pessoal daqui onde moro só pensa em PES , futebol e GTA. Eu tenho poucos companheiros pra jogar jogos clássicos, hehehe

Pena que o jaguar tenha poucos bons jogos, mesmo assim gosto de jogá-lo. Analisando o hardware do Jaguar vê-se que é uma boa máquina com dois processadores @26,5mhz (por comparação sega saturn tem dois proc. @28,3, psx tem um proc. @33mhz), o que poderia gerar bons resultados, mas na prática os jogos são ruins.

Este jogo de corrida que tenho, Checkered Flag é especialmente ruim. Uma cópia descarada de virtua racing, porém com jogabilidade péssima o que torna impossível jogar mais de 5 minutos. Assim como p checkered flag, muitos dos 117 jogos do jaguar são sofríveis. Já outros como alien vs predator, doom, tempest 2000 são bons jogos mas que não foram suficientes pra salvar o jaguar. Vale como bom item de coleção, mas dos meus consoles é o que eu menos joguei até hoje, o custo x benefício não é bom.

Ricardo, bacana o vídeo mas o autor foi meio cruel com o ET, um jogo de 1982. Sinceramente não compreendi tudo que foi digo, mas ele pegou meio pesado hehehehehhehe

Abraços a todos novos amigos dos games clássicos (e dos novos também, porque não?) espero fazer grandes amizades aqui e aprender muito com vocês.

more_horiz
Conrado... Que moto e essa?

more_horiz
Essa é minha Agrale Elefantré 30.0 90/91. Além dela tenho uma Yamaha RD 135Z 1990.
Motos 2 tempos são outras de minhas paixões, além de games clássicos.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder