ATARI JAGUAR 64 BIT
1. HISTÓRIA
Comercialmente falando o Jaguar foi um fracasso. Foram diversos erros e falta de visão de mercado da Atari. O Jaguar foi desenvolvido juntamente com outro projeto de codinome "Panther", que seria um console de 32 bits da atari, que nunca foi desenvolvido completamente. O projeto Jaguar foi escolhido após os engenheiros da Atari perceberem que outros fabricantes como Sega e Sony já planejavam consoles de 32 bits muito mais poderosos, então a Atari focou-se no seu projeto de 64 bits.
1.2 32 bits x 64 bits ?
Há uma certa controvérsia em relação ao Marketing do Jaguar como primeiro console de 64 bits. O processador central do Jaguar é um Motorola 68000, muito usado antigamente em computadores, video games e componentes eletrônicos, que processa instruções de 32 bits. Porém o controle de sinais do gráfico dos co-processadores (acelerador gráfico) é de 64 bits. Segundo a Atari apenas isto já caracteriza um sistema de 64 bits. Até hoje a questão é discutida e apesar da Atari aclamar o Jaguar como primeiro console de 64 bits o sistema mostrou-se inferior em termos de hardware aos outros sistemas de 32 bits lançados posteriormente como Sony Playstation e Sega Saturn.
1.3 Fracasso
Há diversos fatores que contribuiram para o fracasso do Jaguar. O fato é que o console recebeu poucos jogos, a Atari teve apoio de poucas softhouses, em sua vida o Jaguar teve em torno de 117 jogos oficiais, e poucos títulos de nome ou conhecidos do público.
O joystick do Jaguar também não agradou ao público. É grande e desajeitado, com apenas 3 botões de fácil acesso e outros 12 botões localizados na parte inferior do controle. Estes 12 botões são os dez dígitos de discagem de telefone de 0 a 9 mais * e #. Algo realmente incomum em um controle de video-game e que não agradou ao público e à crítica especializada. Além de poucos, os jogos do Jaguar mostraram-se repetitivos, os melhores hits mostraram-se shooter em primeira pessoa (FPS): Doom, Wolfenstein e o melhor jogo do Jaguar: Alien vs Predator. Ainda podemos citar na lista de bons jogos: Tempest 2000, Sindicate, Theme Park, Dragon Bruce Lee History, Atari Karts (pouquíssimas undades vendidas).
Os 3 melhores jogos do Atari Jaguar
Dois jogos muito fracos
1.4 Hardware
Hardware multi processador, porém menos complexo que o Sega Saturn. Cinco processadores inseridos em 3 chips. Sem dúvida o complexo hardware multi-processadores do Atari Jaguar tornou muito difícil o desenvolvimentos de jogos e aplicativos. Os kits de desenvolvimento básico apresentados eram muito falhos, tornando extremamente complexo o desenvolvimento de jogos para o Jaguar.
Chip "Tom"
- 750,000 transistors, 208 pinos
- Graphics Processing Unit (GPU) (Processador 1)
- 32-bit RISC architecture (32/64 processor)
- 64 registers of 32 bits wide
- Todos acessos do bus de sistema são de 64bits
- Pode ler 64 bits de dados em cada instrução
- Rated at 26.591 MIPS (million instructions per second)
- Runs at 26.591 MHz
- 4K bytes of zero wait-state internal SRAM
- Performs a wide range of high-speed graphic effects
- Programmable
- Processador de objetos (Processador 2)
- 64-bit RISC architecture
- 64-bit wide registers
- Programmable processor that can act as a variety of different video architectures, such as a sprite engine, a pixel-mapped display, a character-mapped system, and others.
- Blitter (Processador 3)
- 64-bit RISC architecture
- 64-bit wide registers
- Performs high-speed logical operations
- Hardware support for Z-buffering and Gouraud shading
- DRAM memory controller
- 64 bits
- Accesses the DRAM directly
Chip "Jerry"
- 600,000 transistors, 144 pins
- Digital Signal Processor (Processador 4)
- 32 bits (32-bit registers)
- Rated at 26.6 MIPS (million instructions per second)
- Runs at 26.6 MHz
- Same RISC core as the Graphics Processing Unit
- Not limited to sound generation
- 8K bytes of zero wait-state internal SRAM
- CD-quality sound (16-bit stereo)
- Number of sound channels limited by software
- Two DACs (stereo) convert digital data to analog sound signals
- Full stereo capabilities
- Wavetable synthesis, FM synthesis, FM Sample synthesis, and AM synthesis
- A clock control block, incorporating timers, and a UART
- Joystick control
- Motorola 68000 (Processador 5) (Mesmo do mega drive rodando com clock superior)
- Runs at 13.295MHz
- General purpose control processor
2. O MEU JAGUAR
Sou um colecionador modesto, amante dos games clássicos, e novos também, mas especialmente dos clássicos. Vou começar contando a história do meu console: Foi adquirido no mercado livre, em novembro de 2007. Ele foi anunciado como novo, nunca usado e realmente nunca havia sido usado. O aparelho estava completo, como saído da loja. Eu sempre sonhei com o Atari Jaguar em meados dos anos 90, porém tive atari, mega drive, posteriormente sega Cd e Sega Saturn, e não puder ter todos na época, até porque não lembro de ter visto anúncio de Jaguar no Brasil na época.
A caixa do Atari Jaguar é muito bonita, mas curiosamente aparece a foto de um jogo nunca lançado: Tiny Toons, que não passou da versão beta. Tiny Toons pode ser visto na caixa do Jaguar, é a foto de baixo da esquerda, entre as 10 que aparecem no verso da caixa. A lista de todos itens que compõe o jaguar original são:
2.2 Itens contidos na caixa do Jaguar:
Caixa, plásticos, manuais
Avisos de advertência no plástico
Avisos de advertência no plástico
Voltando pra caixa
1. HISTÓRIA
Comercialmente falando o Jaguar foi um fracasso. Foram diversos erros e falta de visão de mercado da Atari. O Jaguar foi desenvolvido juntamente com outro projeto de codinome "Panther", que seria um console de 32 bits da atari, que nunca foi desenvolvido completamente. O projeto Jaguar foi escolhido após os engenheiros da Atari perceberem que outros fabricantes como Sega e Sony já planejavam consoles de 32 bits muito mais poderosos, então a Atari focou-se no seu projeto de 64 bits.
1.2 32 bits x 64 bits ?
Há uma certa controvérsia em relação ao Marketing do Jaguar como primeiro console de 64 bits. O processador central do Jaguar é um Motorola 68000, muito usado antigamente em computadores, video games e componentes eletrônicos, que processa instruções de 32 bits. Porém o controle de sinais do gráfico dos co-processadores (acelerador gráfico) é de 64 bits. Segundo a Atari apenas isto já caracteriza um sistema de 64 bits. Até hoje a questão é discutida e apesar da Atari aclamar o Jaguar como primeiro console de 64 bits o sistema mostrou-se inferior em termos de hardware aos outros sistemas de 32 bits lançados posteriormente como Sony Playstation e Sega Saturn.
1.3 Fracasso
Há diversos fatores que contribuiram para o fracasso do Jaguar. O fato é que o console recebeu poucos jogos, a Atari teve apoio de poucas softhouses, em sua vida o Jaguar teve em torno de 117 jogos oficiais, e poucos títulos de nome ou conhecidos do público.
O joystick do Jaguar também não agradou ao público. É grande e desajeitado, com apenas 3 botões de fácil acesso e outros 12 botões localizados na parte inferior do controle. Estes 12 botões são os dez dígitos de discagem de telefone de 0 a 9 mais * e #. Algo realmente incomum em um controle de video-game e que não agradou ao público e à crítica especializada. Além de poucos, os jogos do Jaguar mostraram-se repetitivos, os melhores hits mostraram-se shooter em primeira pessoa (FPS): Doom, Wolfenstein e o melhor jogo do Jaguar: Alien vs Predator. Ainda podemos citar na lista de bons jogos: Tempest 2000, Sindicate, Theme Park, Dragon Bruce Lee History, Atari Karts (pouquíssimas undades vendidas).
Os 3 melhores jogos do Atari Jaguar
Dois jogos muito fracos
1.4 Hardware
Hardware multi processador, porém menos complexo que o Sega Saturn. Cinco processadores inseridos em 3 chips. Sem dúvida o complexo hardware multi-processadores do Atari Jaguar tornou muito difícil o desenvolvimentos de jogos e aplicativos. Os kits de desenvolvimento básico apresentados eram muito falhos, tornando extremamente complexo o desenvolvimento de jogos para o Jaguar.
Chip "Tom"
- 750,000 transistors, 208 pinos
- Graphics Processing Unit (GPU) (Processador 1)
- 32-bit RISC architecture (32/64 processor)
- 64 registers of 32 bits wide
- Todos acessos do bus de sistema são de 64bits
- Pode ler 64 bits de dados em cada instrução
- Rated at 26.591 MIPS (million instructions per second)
- Runs at 26.591 MHz
- 4K bytes of zero wait-state internal SRAM
- Performs a wide range of high-speed graphic effects
- Programmable
- Processador de objetos (Processador 2)
- 64-bit RISC architecture
- 64-bit wide registers
- Programmable processor that can act as a variety of different video architectures, such as a sprite engine, a pixel-mapped display, a character-mapped system, and others.
- Blitter (Processador 3)
- 64-bit RISC architecture
- 64-bit wide registers
- Performs high-speed logical operations
- Hardware support for Z-buffering and Gouraud shading
- DRAM memory controller
- 64 bits
- Accesses the DRAM directly
Chip "Jerry"
- 600,000 transistors, 144 pins
- Digital Signal Processor (Processador 4)
- 32 bits (32-bit registers)
- Rated at 26.6 MIPS (million instructions per second)
- Runs at 26.6 MHz
- Same RISC core as the Graphics Processing Unit
- Not limited to sound generation
- 8K bytes of zero wait-state internal SRAM
- CD-quality sound (16-bit stereo)
- Number of sound channels limited by software
- Two DACs (stereo) convert digital data to analog sound signals
- Full stereo capabilities
- Wavetable synthesis, FM synthesis, FM Sample synthesis, and AM synthesis
- A clock control block, incorporating timers, and a UART
- Joystick control
- Motorola 68000 (Processador 5) (Mesmo do mega drive rodando com clock superior)
- Runs at 13.295MHz
- General purpose control processor
2. O MEU JAGUAR
Sou um colecionador modesto, amante dos games clássicos, e novos também, mas especialmente dos clássicos. Vou começar contando a história do meu console: Foi adquirido no mercado livre, em novembro de 2007. Ele foi anunciado como novo, nunca usado e realmente nunca havia sido usado. O aparelho estava completo, como saído da loja. Eu sempre sonhei com o Atari Jaguar em meados dos anos 90, porém tive atari, mega drive, posteriormente sega Cd e Sega Saturn, e não puder ter todos na época, até porque não lembro de ter visto anúncio de Jaguar no Brasil na época.
A caixa do Atari Jaguar é muito bonita, mas curiosamente aparece a foto de um jogo nunca lançado: Tiny Toons, que não passou da versão beta. Tiny Toons pode ser visto na caixa do Jaguar, é a foto de baixo da esquerda, entre as 10 que aparecem no verso da caixa. A lista de todos itens que compõe o jaguar original são:
2.2 Itens contidos na caixa do Jaguar:
- Console Atari Jaguar 110v (americano)
- Controle
- Caixa externa
- "Papelão" que acomoda os componentes
- Fonte 110v
- Cabo RF (isto foi realmente uma pena, pois o cabo RF fornece baixa qualidade, a Atari poderia ter vendido o console com cabo Vídeo Composto A/V, em meados de 1993 a conexão Vídeo Composto já era comum)
- Manual
- Poster
- Cartucho Cybermorph
- Manual Cartucho Cybermorph
- Propaganda Atari Linx
Caixa, plásticos, manuais
Avisos de advertência no plástico
Avisos de advertência no plástico
Voltando pra caixa