O logo original do Atari original (não o fantasma que ficamos acostumados a ver hoje em dia) é, para quem acompanha história de perto, o mais próximo de um símbolo religioso que frequentadores de fliperama e jogadores de velha data vão ter.
Apesar de a empresa não ter inventado os videogames, ela fez mais do que ninguém na década de 70 para popularizar o meio. Então o logo da Atari tem um lugar especial nos corações de muitos. É um ícone, uma memória de um tempo que passou, e mesmo que a marca – hoje controlada pelos franceses – tenha pouco em comum com sua antepassada americana, seu visual continua basicamente o mesmo.
O logo foi criado por George Opperman, o primeiro designer gráfico interno da Atari. Contratado por Nolan Bushnell e Ted Dabney nos primeiros dias da empresa, Opperman se ocupava criando as ilustrações para os arcades e máquinas de pinball produzidas na época, mas seu trabalho mais reconhecido foi a criação do famoso logo “Fuji” – que ganhou esse nome por lembrar a montanha japonesa.
A origem desse design, na verdade, não tem qualquer relação com o Monte Fuji. Opperman chegou nesse formato tendo duas coisas em mente: primeiro, que a silhueta deveria lembrar a letra “A”, já que era a inicial do nome da empresa. Segundo, que as linhas fossem baseadas no primeiro grande sucesso da Atari: Pong.
Como? As linhas externas representavam os dois jogadores, enquanto a do meio era a que dividia a tela em duas durante as partidas.
Por mais de dez anos o logo foi usado em todos os produtos da Atari, mas quando a empresa foi dividida em 1985, separando as equipes de arcade e consoles, o ícone começou sua longa e triste jornada longe de casa, passando por várias mãos (incluindo as da gigante dos brinquedos, a Hasbro) até chegar na publisher francesa Infogrames, que hoje é conhecida como Atari – apesar de a única semelhança com a empresa original ser o nome e, bem, esse logo.
Infelizmente, Opperman morreu em 1985, não muito tempo depois da divisão da Atari.
Apesar de a empresa não ter inventado os videogames, ela fez mais do que ninguém na década de 70 para popularizar o meio. Então o logo da Atari tem um lugar especial nos corações de muitos. É um ícone, uma memória de um tempo que passou, e mesmo que a marca – hoje controlada pelos franceses – tenha pouco em comum com sua antepassada americana, seu visual continua basicamente o mesmo.
O logo foi criado por George Opperman, o primeiro designer gráfico interno da Atari. Contratado por Nolan Bushnell e Ted Dabney nos primeiros dias da empresa, Opperman se ocupava criando as ilustrações para os arcades e máquinas de pinball produzidas na época, mas seu trabalho mais reconhecido foi a criação do famoso logo “Fuji” – que ganhou esse nome por lembrar a montanha japonesa.
A origem desse design, na verdade, não tem qualquer relação com o Monte Fuji. Opperman chegou nesse formato tendo duas coisas em mente: primeiro, que a silhueta deveria lembrar a letra “A”, já que era a inicial do nome da empresa. Segundo, que as linhas fossem baseadas no primeiro grande sucesso da Atari: Pong.
Como? As linhas externas representavam os dois jogadores, enquanto a do meio era a que dividia a tela em duas durante as partidas.
Por mais de dez anos o logo foi usado em todos os produtos da Atari, mas quando a empresa foi dividida em 1985, separando as equipes de arcade e consoles, o ícone começou sua longa e triste jornada longe de casa, passando por várias mãos (incluindo as da gigante dos brinquedos, a Hasbro) até chegar na publisher francesa Infogrames, que hoje é conhecida como Atari – apesar de a única semelhança com a empresa original ser o nome e, bem, esse logo.
Infelizmente, Opperman morreu em 1985, não muito tempo depois da divisão da Atari.
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