É fato, carros no Brasil são um ROUBO de carro.
E também muita gente deixa de comer ou de pagar as contas pra comprar o carro "da moda". Mesmo que ele não seja bom.
Tudo isso é verdade, mas o cara, na minha visão, não deixou de ser infeliz na matéria.
Ele citou FATOS, ao meu ver inequívocos. Ok. Mas esqueceu de citar alguns detalhes, como a tributação excessiva e a volatilidade do mercado. É só observar nos últimos anos, acordos com o México, tira IPI, coloca IPI para importados, limita cotas do México, etc. Comercializar carros em qualquer país é uma operação CARA (rede de concessionários, serviços, mão-de-obra, bens de alto valor, etc.) então o RISCO de um mercado instável deve ser compensado por um RETORNO correspondente.
E mesmo assim, o que acontece aqui é PORNOGRÁFICO.
Antes de frequentar aqui, frequento fóruns de carros há mais de 10 anos. Comprei todas as últimas revistas 4 rodas nos últimos 15 anos. Apesar de achar ela muito superficial e cometer erros grotescos às vezes, continuo lendo a revista.
Sou apaixonado, de verdade, por carros. Confesso que eles são o maior motivo que me mantêm motivado a estudar. Sempre dou uma olhada em carros que pretendo adquirir depois de passar no concurso.
Já tive um Uno 94, um Palio 2003, um Celta 2003 (gastei 9 mil reais de acessórios), um Siena 2005, um Civic 99 e em 2008 comprei meu carro atual, um Corolla 2006.
E aí que entram, ao meu ver, os equívocos que o cara escreveu na matéria.
O primeiro, crasso: O Dodge Durango sequer é comercializado aqui.
O segundo: com o preço de uma Cherokee no Brasil eu compraria 3 em Miami. Ok, trago na mala? Sabemos como funcionam as coisas aqui, mas vale lembrar que ele escreveu essa matéria para americanos, que não tem nenhuma 'expertise' nisso.
O terceiro: Civic, Corolla, Cherokee dão status. Nos EUA, realmente não dão. Lá são carros (civic e corolla) classificados como compactos, enquanto aqui são tidos como sedãs médios. Cada carro é apresentado ao mercado de uma forma entretanto. Por lá é comum ver Toyotas Camrys, VW Passats, carros caríssimos aqui, andando por lá com rodas de ferro e calotas. O público, o mercado, é diferente. A estatura média de um americano (altura e principalmente largura) é muito maior que a nossa. Bota 4 gringos num Celta.
Civic e Corolla ainda dão status neste país, infelizmente. Eu ralei muito e abri mão de muita coisa pra comprar meu carro, porque gosto disso. E acho uma merda, quando no serviço estão fazendo aquela vaquinha de 10 reais pra dar um presente de casamento pra alguém e ouvir lá longe "Ah, ele tem um Corolla, podia dar pelo menos 20, né?"
Gosto de carros, gosto de saber tudo o que o carro faz ou deixa de fazer, como se comporta, equipamentos, acabamento, tudo. Meço todas as médias de consumo, calibro pneus toda semana, zelo pra valer e gosto muito disso. Ralei pra caramba pra comprar meu carro, e continuo ralando pra comprar carros ainda melhores no futuro.
E aí, eu pergunto ao jornalista: Civic, Corolla, Cherokee, e Durango não dão status. Ok. Ótimo. Nem quero status. Então que carro devo comprar? Devo me mudar pra Miami? Algum carro no Brasil vale o que custa?