RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Pirataria: o problema não é o preço, e sim a desonestidade pura e simples

power_settings_newInicie sessão para responder
+4
Melhor nick da historia!!
LuizHB
Bonatti
Guitto
8 participantes

descriptionPirataria: o problema não é o preço, e sim a desonestidade pura e simples EmptyPirataria: o problema não é o preço, e sim a desonestidade pura e simples

more_horiz
Esse texto não é meu! Porem, como achei muito interessante, pois desmistifica bastante o argumento de que "A pirataria no Brasil é apenas pela questão de preços dos jogos" eu resolvi compartilhar com o pessoal do forum. Todas as fontes e créditos estarão no rodapé do post. Espero que gostem!

Saudações aos leitores. Vi essa notícia hoje na Folha e compartilho um trecho com vocês:

"Preço de banana de joguinhos para celulares e tablets não coíbe a pirataria
LEONARDO LUÍS
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O jogo de tiro em primeira pessoa “Dead Trigger” custava US$ 0,99 na App Store e no Google Play. Mesmo assim, no Android, 80% dos jogadores usavam versões piratas; no iOS, 65%. A Madfinger, fabricante do jogo, decidiu torná-lo gratuito.

“Primeiro, queríamos levá-lo ao máximo possível de pessoas –por isso ele custava US$ 0,99. Mas, mesmo por esse preço, a taxa de pirataria era tão grande que decidimos oferecê-lo gratuitamente”, diz Anna Porizkova, gerente de vendas da empresa.

Segundo ela, no Brasil, a taxa de pirataria era de cerca de 65% tanto para iOS como para Android.

“Shadowgun”, carro-chefe da empresa, que custa US$ 4,99 no Google Play e na App Store, chegou a 90% de pirataria nas duas plataformas em todo o mundo.

Pirataria: o problema não é o preço, e sim a desonestidade pura e simples 122231308

Em entrevista concedida em abril ao site “Eurogamer”, Jacobson afirmou que a versão 2009 para PC –a última de que a empresa tem estatísticas- teve cinco cópias pirateadas para cada original.

________________________________________________________________________________________________

Desde o primórdio do blog sempre fui defensor da tese de que pirataria tinha pouco a ver com preço ou acesso à algo, e sim uma questão de atitude e (des)honestidade. Essa reportagem agora apenas comprova meu ponto de vista, uma vez que é mostrada a pirataria em massa de jogos que custam apenas 99 centavos, o que por sua vez mostra que o preço não é nem nunca foi a principal razão da pirataria de jogos eletrônicos. Afinal, será que realmente alguém acha caro jogos de 1,5 ou 10 dólares? Alguém realmente não teria condição de comprá-los?

Só mesmo a eterna cara de pau e a cultura da desonestidade (apesar que a reportagem mostra que o problema não é puramente brasileiro) podem justificar essa prática nefasta, que no fim só termina por quebrar as empresas produtoras de jogos para iOS e Android. E antes que algum maluco venha com argumentos brilhantes do tipo “mas o joguetes não valem nem isso” ou “os joguinhos são muito curtos para eu gastar com eles”, basta lembrar que não há justificativas plausíveis para crimes(não custa lembrar que pirataria é crime), além de que um “erro”(dentro dessa lógica da curta duração ou da baixa qualidade) não justifica o outro. Além claro, que como já mencionei acima, isso só serve para quebrar empresas e prejudicar mercados.

De resto, apenas discordo quanto ao que foi mencionado sobre o modelo fremium, o qual rejeito por uma série de razões que dariam um post inteiro. Mas afirmo aqui que tornar os jogos grátis para posteriormente cobrar o jogador por uma série de recursos que que são inerentes aos jogos, é algo equivocado por si só. Seja como for, pirataria sempre será uma prática essencialmente prejudicial aos games.

O duro é que ainda tem gente que defende isso.

Fonte: http://gamehall.uol.com.br/loadingtime/?p=5132

Fonte da materia da folha: http://www1.folha.uol.com.br/tec/1135449-preco-de-banana-de-joguinhos-para-celulares-e-tablets-nao-coibe-a-pirataria.shtml

descriptionPirataria: o problema não é o preço, e sim a desonestidade pura e simples EmptyRe: Pirataria: o problema não é o preço, e sim a desonestidade pura e simples

more_horiz
Concordei com tudo. Piratear um jogo de 0,99 centavos é uma PUTARIA ENORME!

descriptionPirataria: o problema não é o preço, e sim a desonestidade pura e simples EmptyRe: Pirataria: o problema não é o preço, e sim a desonestidade pura e simples

more_horiz
Guitto escreveu:

Concordo 100%.

Mas problema q a pirataria ja ta na cultura das pessoas.... a galera baixa as coisas e nem repara a merda q ta fazendo, acha q é "normal", ja virou algo do cotidiano...

more_horiz
Mas a AppStore nao deixa brasileiros comprar jogos,além de nao ter jogos na AppStore Brasil ela nao aceita cartões internacionais brasileiros, então nao tem como.

more_horiz
Bonatti escreveu:
Guitto escreveu:

Concordo 100%.

Mas problema q a pirataria ja ta na cultura das pessoas.... a galera baixa as coisas e nem repara a merda q ta fazendo, acha q é "normal", ja virou algo do cotidiano...

Se fosse unicamente uma questão de preço, é até passavel. Mas não existe justificativa no mundo pra piratear um jogo de 99 centavos!

LuizHB escreveu:
Mas a AppStore nao deixa brasileiros comprar jogos,além de nao ter jogos na AppStore Brasil ela nao aceita cartões internacionais brasileiros, então nao tem como.

Se tu ler o texto, vai ver que ele não é um problema exclusivamente Brasileiro.

more_horiz
Guitto escreveu:
Bonatti escreveu:
Guitto escreveu:

Concordo 100%.

Se fosse unicamente uma questão de preço, é até passavel. Mas não existe justificativa no mundo pra piratear um jogo de 99 centavos!

LuizHB escreveu:

Se tu ler o texto, vai ver que ele não é um problema exclusivamente Brasileiro.

Eu li, só estou dando uma desculpa pessoal :tudobem:

more_horiz
Parei de ler quando o cara começou a dar lição de moral como se todas as musicas que ele tem ele tivesse comprado ou até o Windows dele fosse original (o que eu duvido a menos que seja o started ou home basic que veio com o PC).

Mas sobre o texto, eu já sabia disso. Piratear um game de R$2 (cotação Brasileira) mostra que pirataria não significa preço baixo (tem até uma historia que eu li no UOL que um cara tinha comprado 3 vezes GoW2 pirata e nenhum rodou, o amigo do cara fez a conta e com o dinheiro que ele já tinha gastado dava para comprar o GoW 1 e 2 original, mas o cara não quis), mas muitos dos 20% que compraram o jogo só compraram pelo preço baixo, talvez se fosse mais caro eles estariam do outro da estatística. Falando do mercado nacional, supondo que o tal do "jogo justo" dê certo e os jogos baixarem para R$100 (mais barato que no exterior, num sonho doce), se 10% de quem compra jogos piratas forem para o original já será muito, mas quem já compra original e esse "10%" serão beneficiados.

Última edição por Melhor nick da historia!! em Seg 20 Ago 2012, 12:27, editado 1 vez(es)

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
Parei de ler quando o cara começou a dar lição de moral como se todas as musicas que ele tem ele tivesse comprado ou até o Windows dele fosse original (o que eu duvido a menos que seja o started ou home basic que veio com o PC).

Mas sobre o texto, eu já sabia disso. Piratear um game de R$2 (cotação Brasileira) mostra que pirataria não significa preço baixo (tem até uma historia que eu li no UOL que um cara tinha comprado 3 vezes GoW2 pirata e nenhum rodou, o amigo do cara fez a conta e com o dinheiro que ele já tinha gastado dava para comprar o GoW 1 e 2 original, mas o cara não quis), mas muitos dos 20% que compraram o jogo só compraram pelo preço baixo, talvez se fosse mais caro eles estariam do outro da estatística. Falando do mercado nacional, supondo que o tal do "jogo justo" dê certo e os jogos forem para R$100 (mais barato que no exterior, num sonho doce), se 10% de quem compra jogos piratas forem para o original já será muito, mas quem já compra original e esse "10%" serão beneficiados.

Mas quem compra original, por exemplo, compraria bem mais.
Vc pode ver claramente entrando em foruns e vendo, por exemplo, as ótimas promoções do mês passado, quanta gente não comprou uns 2, 3 jogos, até mais.... varios jogos esgotados e tal.

more_horiz
Bonatti escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:

Mas sobre o texto, eu já sabia disso. Piratear um game de R$2 (cotação Brasileira) mostra que pirataria não significa preço baixo (tem até uma historia que eu li no UOL que um cara tinha comprado 3 vezes GoW2 pirata e nenhum rodou, o amigo do cara fez a conta e com o dinheiro que ele já tinha gastado dava para comprar o GoW 1 e 2 original, mas o cara não quis), mas muitos dos 20% que compraram o jogo só compraram pelo preço baixo, talvez se fosse mais caro eles estariam do outro da estatística. Falando do mercado nacional, supondo que o tal do "jogo justo" dê certo e os jogos baixarem para R$100 (mais barato que no exterior, num sonho doce), se 10% de quem compra jogos piratas forem para o original já será muito, mas quem já compra original e esse "10%" serão beneficiados.

Mas quem compra original, por exemplo, compraria bem mais.
Vc pode ver claramente entrando em foruns e vendo, por exemplo, as ótimas promoções do mês passado, quanta gente não comprou uns 2, 3 jogos, até mais.... varios jogos esgotados e tal.

Exatamente. E é nesse publico que as devs tem que focar e não querer acabar com a pirataria, que isso elas nunca vão conseguir. Quem usa pirata será sempre a maioria em qualquer lugar, mas é mais comodo para muitos (falando do mercado de consoles) jogar a culpa nos usados e na pirataria "batendo" naqueles que realmente movem o mercado: Quem compra originais.

more_horiz
Ai vai aquele mesmo discurso genial que o Gabe deu a um tempo atras.... "problema de produto que vende pouco não é jogo usado ou pirataria, é produto de baixa qualidade mesmo. Ofereçam um serviço descente que as pessoas vão querer comprar original".... eu concordo com ele.

more_horiz
Bonatti escreveu:
Ai vai aquele mesmo discurso genial que o Gabe deu a um tempo atras.... "problema de produto que vende pouco não é jogo usado ou pirataria, é produto de baixa qualidade mesmo. Ofereçam um serviço descente que as pessoas vão querer comprar original".... eu concordo com ele.

Exato.

more_horiz
Guitto escreveu:
Bonatti escreveu:

Exato.

Entrei com essa frase na cabeça.

No mais, quem nunca pirateou ou que ainda não pirateia que atire a primeira pedra. Como o MN disse, fácil falar não pirateio", mas baixar um MP3 ou assistir um vídeo no You Tube é o que? Só que tá cada vez mais disperso a idéia de piratear.

E no Google Play baixo tudo free, não tenho cartão de crédito então não consigo comprar os aplicativos deles. E no Steam peço para um camarada comprar, me dar de presente e aí dou a grana.

Antes eu pirateava muito mais, games agora, baixo o que posso, testo e se curtir, compro no Steam, porque é um preço bom e o serviço é estupendo de ótimo!

No PS2, pirateio sem dó.

more_horiz
Henrico D. Santo escreveu:

ou assistir um vídeo no You Tube é o que?

Só um adendo...o Youtube paga TODAS as licensas para exibição de vídeos protegidos por lei. Ele só tira se a pessoa que tem os direitos do video pede, tá no contrato deles. Então tecnicamente ver videos no Youtube não é pirataria, pois já tá pago. Pirataria: o problema não é o preço, e sim a desonestidade pura e simples 2314298090

more_horiz
Dopefish escreveu:
Henrico D. Santo escreveu:

ou assistir um vídeo no You Tube é o que?

Só um adendo...o Youtube paga TODAS as licensas para exibição de vídeos protegidos por lei. Ele só tira se a pessoa que tem os direitos do video pede, tá no contrato deles. Então tecnicamente ver videos no Youtube não é pirataria, pois já tá pago. Pirataria: o problema não é o preço, e sim a desonestidade pura e simples 2314298090

Esqueci de colocar no fim do meu post a frase "NÃO RESPONDA DOPE!".

Pirataria: o problema não é o preço, e sim a desonestidade pura e simples 0

more_horiz
Bonatti escreveu:

Errado. Tirando raros casos, a grande maioria que compra pirata vai continuar no pirata, mesmo que tenha pouca diferença de preço do original (a historia do UOL acima). O que as produtoras e os usuários tem que entender é que não vai adiantar vender o game aos pedaços, com online pass ou autenticação online (esqueci o nome, o que a Ubisoft usa) que mesmo assim vão arrumar maneiras de burlar isso e a maioria vai continuar no pirata, com DLCs piratas e jogando em servers piratas...

No resto Gabe está certo. O que as produtoras tem que fazer é melhorar com o publico fiel delas que compram games originais mesmo com todos os empecilhos que eles impõem, e não ficar tentando atingir um publico que eles não vão conseguir parar e que no fim todos esses esforços só prejudicam quem compra original.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder