Enquanto alguns produtores levantam dúvidas sobre o poder do Wii U, outros asseguram que pelo menos a facilidade de programação será uma qualidade muito positiva da nova plataforma da Nintendo.
O produtor de Sonic And All-Stars Racing, Steve Lycett, disse à revista oficial da Nintendo que "é sempre uma surpresa e um desafio inexplicável quando se desenvolve para um novo console", porém as surpresas com o Wii U foram extremamente agradáveis. Lycett disse que a compatibilidade do GPU (processador gráfico) é impressionante e que "não foi necessário refazer todos os efeitos e shaders do jogo porque eles funcionaram bem" no processador. Essa conveniência seria um bom atrativo para as third-parties interessadas em desenvolver para mais de uma plataforma.
A memória também foi um ponto positivo ressaltado pelo produtor. Ele afirmou que "o Wii U tem muita memória, então se pode tirar vantagem disso usando menos compressão nos elementos e nas texturas. Por isso tudo parece bonito e brilhante". A falta de memória sempre foi uma velha reclamação dos desenvolvedores que criticam a geração atual e pedem por uma nova geração com memória RAM de sobra.
O CEO da Gearbox Software, Randy Pitchford, também teceu comentários positivos sobre o sucessor do Wii. Primeiro ele disse que a "versão [de Aliens: Colonial Marines] para Wii U terá muito a oferecer" quando comparada com a de PS3 e Xbox 360. Depois elogiou os controles do console descrevendo-os como "os melhores controles já feitos e perfeitos " para o tipo de jogo que ele gosta de jogar e desenvolver.
O Wii U chegará no final deste ano. A Nintendo deve anunciar o preço e a data de lançamento em um evento no dia 13 de setembro.
Fonte: http://www.officialnintendomagazine.co.uk/41185/wii-u-specs-surprising-says-sonic-developer/#null