HDs SEMPRE cresceram exponencialmente de tamanho nos últimos 25 anos e dispararam nos últimos 10 anos, e o preço sempre foi caindo.
Enquanto houver dispositivos de armazenamento, haverá espaço.
E outra, começou com música, mas os vídeos (nas casas) e banco de dados (nas empresas) é que realmente puxaram o tamanho dos arquivos pro topo. Esse papo de que "do jeito que tá, tá bom", pode ser válido pra mim, pra você. Mas pra indústria, não, ou seja, o tamanho desses arquivos sempre irá aumentar.
Imperfect escreveu: virtualmente falando, não existe um limite que pode ser calculado, mas como sabendo que até cloud computing tbm usa algo fisico para armazenagem, sabemos que isso tem um limite para isso, agora, vc perguntar qual é esse limite, ja nao sei te dizer, hoje, invisivel até para os mais entendidos..., mas creio que teriamos que ir para siglas acima de terabytes e nao apenas uma casa acima, creio que em duas ou tres acima...
Imperfect
Cara, li a uns 3 anos atrás o banco de dados da Petrobrás e já tava na casa dos 400 PT (PENTA). E é apenas
uma empresa, com alguns poucos dados na internet e o grosso em servidores próprios. Esse tipo de coisa não dá pra ser medida pois chegou na casa das medidas astronÔmicas. A diferença é que dá sim pra medir distâncias absurdas de uma estrela a outra, mas no caso de espaço em servidores espalhados, nem dá pra chutar nenhum valor confiável pois a própria rede é mutável todo dia.
Sobre computação na nuvem, podem dizer que é o futuro. Até concordo em parte, mas sabe quando é que vou deixar arquivos importantes e sigilosos meus num servidor qualquer, mesmo que próprio pra isso? Nunca. Nem email eu deixo armazenado a esmo lá... Imagine dados mais importantes.
Primeiro, acho esse lance de ser hyper conectado uma baita bobeira... Estratégia de empresa .com que quer criar "necessidade" pra te vender serviços (aka celular e o que vemos na telefonia hoje...). Segundo, se um dia
realmente precisar pegar algo no meu PC, de longe, prefiro deixar meu computador ligado e acessar remotamente. Fora a putice que é ficar sincronizando aparelhos e o caralho... Tornam difícil o que sempre foi fácil.
Claro que isso é restrito a quem entende um pouco mais que o básico de informática, enquanto que cloud computing, em tese, é pra leigos. Mas mesmo assim, eu acho um baita exagero issaê. Serious.