Vamos lá, resposta completa, cachorron style:
1) Não é region free. Comprou americano, só roda americano. E assim por diante. Dá pra usar adaptador, mas acho desnecessário. Compre um NTSC-US e pegue os jogos americanos (ou brasileiros, da Playtronic) e tá sossegado.
2) Não tem versão melhor-pior. Tem sim versão bonita-versão horrorosa. A versão clássica é a preto fosco, com controles cinzas. As versões especiais tem Pikachu e cores berrantes (kiwi atômico, azul cor do céu, etc). Acho todas horríveis, melhor ir de original mesmo.
3) Indispensável memory card (de preferência mais de 1, pois tem jogo mal programado que pega quase 1 cartão inteiro...) e vale muito a pena pegar um cartucho expansor de RAM (pois alguns jogos do final da vida do console exigem mais RAM e, sem ele, alguns jogos nem rodam... ou rodam bem capados). Se o console vier com o expansor junto, ótimo. Transfer PAK (pra transferir dados nos jogos de Pokemon) e Rumble Pak (pra fazer o controle tremer em vários jogos) são dispensáveis na prática. Compre apenas se quiser fazer charme.
Como o 64 é um console com muitos jogos de 2-3-4 jogadores, é razoável comprar pelo menos 2 controles. Se for jogar com mais gente, vai com certeza comprar mais controles.
4) Jogos que julgo obrigatórios:
* Blast Corps (puzzle com destruição da Rare. Poucos conhecem).
* Duke Nukem 64 (single player horrível, multiplayer supremo).
* Goldeneye 007 (single player foda, multiplayer foda).
* Mario Kart 64 (versão sem frescura, com até 4 jogadores).
* Perfect Dark (melhor FPS do console).
* Pilotwings 64 (simulador de vôo, bem variado e diferente).
* Star Wars Shadow Of The Empire (bom star wars paralelo, com muitas missões de jetpack e a pé).
* Starfox 64 (shooter 3d definitivo).
* Super Mario 64 (dispensa apresentação).
* Turok 1 (FPS com os dinos. Single player apenas, mas com ótimas armas e muita matança).
* Zelda Ocarina Of Time (OJOGO do N64 e um dos melhores já feitos).
Esses, pra mim, são os obrigatórios. O restante é lucro:
* Zelda Majora's Mask
* F-Zero X
* Banjo Kazooie
* Banjo Tooie
* Mace The Dark Ages
etc.
N64 foi um console fraco pro nome Nintendo, merece mesmo perder a liderança pro PS1, mas tem lá seus 10 clássicos incontestáveis e uns 20 jogos muito bons. O resto é caca.
Punch Ball Mario Bros. escreveu: Nunca vou me esquecer das partidas de goldeneye na locadora... mas enfim eu pegaria o modelo do Pikachu (Pokémon Snap ou Stadium, sei lá) porque eu pelo menos acho o modelo bonito.