Caras, eu li algo do "Judge Dredd" e a primeira coisa que tenho para falar provavelmente não vai agradar: a HQ é em grande parte satírica! Como assim? Não é violenta? É...
O Dredd não é durão, sério, sem dramas, etc? é...
Não é implacável e violento? É...
Então como pode ser satírico?
Ao contrário da forma que a esmagadora maioria dos fãs e leitores do Dredd entende, a HQ NÃO faz apologia a um endurecimento das ações repressivas e da "linha-dura" como forma de lidar com a criminalidade. O Dredd é uma caricatura exatamente disso... da linha-dura, do posicionamento que defende que a solução para criminalidade e violência urbana não são mudanças sociais, educação e demais medidas "de esquerdista ou de politicamente-corretos'" e sim sair atirando, sentando o dedo e "matando vagabundo' porque "bandido bom é bandido morto". Os quadrinhos do Judge Dredd NÃO corroboram ou defendem a linha Wagner Montes de política para segurança pública.
É antes de tudo uma crítica... crítica as megaempresas e a um sistema sócio-político e sócio econômico excludente e altamente destrutivo (tanto em termos ambientais quanto sociais). O governo das MegaCities é praticamente uma modalidade de FASCISMO, e a lógica da segurança pública implantada por esses governos também o é, em sua natureza. A tira critica o autoritarismo, o abuso policial, a arbitrariedade e medidas governamentais que procuram resolver as coisas na base da repressão pura, simples e em larga escala.
Os filmes provavelmente não conseguem passar isso, ou talvez nem se interessam... simplesmente pegam o conteúdo da ação da HQ (que realmente tinha bastante ação) e o lança de uma forma que agrade ao mesmo tipo de público que assiste coisas como "Mercenários" (tipo de filme que eu detesto, sem ofensas ao gosto de quem curte esse filme), deixando de lado o fato de que nas histórias em quadrinho do personagem a violência gráfica era algo estilizado, algo voltado para dar ainda mais enfoque para a crítica e a ironia que perpassava toda a HQ.
Esse link fala um pouco mais da HQ, para quem se interessar:
http://www.rpichuebas.com.br/arca/artigo.php?cdn=6097
P.SÇ Uma das HQs onde o lado satírico fica mais evidente é "Os Punhos de Stan Lee", onde Dredd tem que se confrontar com um lutador oriental renegado altamente treinado, chamado Stan Lee, referência (e piada) dupla
Última edição por Grau Hut em Dom 18 Nov 2012, 23:58, editado 1 vez(es)