RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

descriptionSaiba como é medida a audiência da televisão brasileira EmptySaiba como é medida a audiência da televisão brasileira

more_horiz
Uma conhecida anedota popular dizia que três coisas eram impossíveis de serem vistas no mundo real: filhotes de pombo, ganhadores da mega-sena e uma pessoa que tivesse o aparelho do IBOPE em sua casa. Se depender deste artigo, pelo menos a última delas cairá por terra. O Techtudo vai explicar para você agora como é medida a audiência nas TVs e qual a sua importância na qualidade da programação que você assiste. Vamos lá?

Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira Casal_vendo_tv

A questão estatística

Existe uma razão matemática e comercial para que você não conheça alguém que tenha o aparelho de medição em sua casa. Ou, caso conheça, seja apenas uma pessoa.

Primeiro, vamos à razão comercial: seria economicamente inviável para o IBOPE instalar um aparelho em cada domicílio. Não só pelo preço do equipamento, mas também pela logística de instalação e acompanhamento dos dados gerados.


E por falar em resultados, a segunda razão é estatística. Através de cálculos estatísticos, os profissionais do IBOPE selecionam a menor amostra possível que represente o “todo” naquela cidade, baseados no CENSO mais atual do IBGE.

Assim, um grupo de poucas centenas de pessoas, dada a similaridade de hábitos conhecidas e medidas há anos, pode representar a população de São Paulo, por exemplo. E, por projeção, chegar ao resultado para o Universo.


Tem ainda outro ingrediente: como a relação entre o IBOPE e as famílias corre em sigilo, para evitar contaminação dos dados, as pessoas são instruídas a não revelar que fazem parte do processo.

O PeopleMeter

Partindo do princípio que a sua casa é uma das que tem o aparelho do IBOPE, chamado peoplemeter, como seria a sua vida? Vamos entender passo a passo.

Após a visita do técnico da instituição, cada televisor de sua casa receberá um aparelho. E, também, cada morador receberá um número. Ao sentar para assistir a um jogo da rodada do Brasileirão, você, utiliza o controle remoto do peoplemeter para sinalizar o seu número de cadastro. E assim fazem todos os outros moradores, mesmo quando estiverem juntos na sala.

Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira Peoplemeter

Enquanto você está curtindo a programação, o aparelinho trabalha bastante, em grandes cidades (Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte) a audiência é medida minuto a minuto. O aparelho do IBOPE identifica o status da TV (ligado ou desligado). O sinal é enviado via rede de telefonia celular para o IBOPE que contabiliza de acordo com a grade de programação da TV aberta.

A tecnologia do peoplemeter, desenvolvida aqui no Brasil pelo IBOPE já foi até exportada para outros países da américa latina, como Argentina e Chile.

Pontos de audiência

Voltando aos nossos exemplos estatísticos, na grande São Paulo são 750 domicílios com peoplemeters instalados em até 4 TVs por casa. Nesta amostra, 1 ponto de audiência por domicílio representa 60 mil lares sintonizados em determinado canal. Já no caso de audiência específica (aquele número que você apertou ao sentar para ver TV), 1 ponto representa 185 mil pessoas, aproximadamente.

E se estivéssemos falando do Rio de Janeiro, uma praça com menos habitantes, 1 ponto equivaleria a 36 mil domicílios ou 104 mil pessoas, respectivamente.


Uma curiosidade: se você achava que o IBOPE mede a audiência sabendo em que canal você está, errou. Na verdade, o PeopleMeter reconhece o som de sua TV e tenta “encaixá-lo” em alguns dos padrões sonoros que estejam sendo veiculados naquele momento pela TV aberta.


http://www.techtudo.com.br/curiosidades/noticia/2012/11/saiba-como-e-medida-audiencia-da-televisao-brasileira.html

descriptionSaiba como é medida a audiência da televisão brasileira EmptyRe: Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira

more_horiz
Mesmo assim é complicado, na boa, não manjei.

descriptionSaiba como é medida a audiência da televisão brasileira EmptyRe: Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira

more_horiz
dude.....

que complicado...., isso parece ser enrolado para nao se fazer entender..

Imperfect

descriptionSaiba como é medida a audiência da televisão brasileira EmptyRe: Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira

more_horiz
E quem vê com o azboz? :troll:

descriptionSaiba como é medida a audiência da televisão brasileira EmptyRe: Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira

more_horiz
Acho que eu tinha visto algo assim na superinteressante... complicação do caralho...

descriptionSaiba como é medida a audiência da televisão brasileira EmptyRe: Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira

more_horiz
por isso que eu não acredito no ibope


tipo furo mtv, eu assisto todo dia e conheço mais gente que assiste o furo mtv do que o programa do ratinho, e o furo mtv não dá nem 1 ponto no ibope


fake

descriptionSaiba como é medida a audiência da televisão brasileira EmptyRe: Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira

more_horiz
Ritinha Ratinha escreveu:
por isso que eu não acredito no ibope


tipo furo mtv, eu assisto todo dia e conheço mais gente que assiste o furo mtv do que o programa do ratinho, e o furo mtv não dá nem 1 ponto no ibope


fake


Mas vc conhece 50.000 pessoas?

descriptionSaiba como é medida a audiência da televisão brasileira EmptyRe: Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira

more_horiz
Kaneda escreveu:
E quem vê com o azboz? :troll:

"Não faz parte do sistema".

Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira Men_in_black_3_rip_torn

"Está ACIMA do sistema". :tudobem:

descriptionSaiba como é medida a audiência da televisão brasileira EmptyRe: Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira

more_horiz
Kaneda escreveu:
E quem vê com o azboz? :troll:


kaneda... me explica o que é azboz? Desculpe se pergunta foi estúpida, mas lembre-se que em termos de tecnologia eu sou quase um neanderthal Rindo

descriptionSaiba como é medida a audiência da televisão brasileira EmptyRe: Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira

more_horiz
Grau Hut escreveu:
Kaneda escreveu:
E quem vê com o azboz? :troll:


kaneda... me explica o que é azboz? Desculpe se pergunta foi estúpida, mas lembre-se que em termos de tecnologia eu sou quase um neanderthal Rindo


É um decodificador tipo o da sky que com ele dá para ver todos os canais da sky ou da net de graça. É o paraíso. Comprei no paraguai por 320 reais e estou com ele há quase dois meses firme e forte. Vou ser sincero: Tem dia que não funciona bem mas vale cada centavo.

descriptionSaiba como é medida a audiência da televisão brasileira EmptyRe: Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira

more_horiz
cachorron escreveu:
Kaneda escreveu:
E quem vê com o azboz? :troll:

"Não faz parte do sistema".

Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira Men_in_black_3_rip_torn

"Está ACIMA do sistema". :tudobem:


:acepted:

descriptionSaiba como é medida a audiência da televisão brasileira EmptyRe: Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira

more_horiz
Kaneda escreveu:
Grau Hut escreveu:
Kaneda escreveu:
E quem vê com o azboz? :troll:


kaneda... me explica o que é azboz? Desculpe se pergunta foi estúpida, mas lembre-se que em termos de tecnologia eu sou quase um neanderthal Rindo


É um decodificador tipo o da sky que com ele dá para ver todos os canais da sky ou da net de graça. É o paraíso. Comprei no paraguai por 320 reais e estou com ele há quase dois meses firme e forte. Vou ser sincero: Tem dia que não funciona bem mas vale cada centavo.


Sky E Net? caramba...
Não funciona muito bem como? Alguns canais não pegam? A imagem fica ruim?

descriptionSaiba como é medida a audiência da televisão brasileira EmptyRe: Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira

more_horiz
Nada, imagem digital. Coisa linda de ver.

descriptionSaiba como é medida a audiência da televisão brasileira EmptyRe: Saiba como é medida a audiência da televisão brasileira

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder