Para a infelicidade de todos os Sonystas lá fora a empresa que trouxe ao mundo o Playstation está realmente muito mal das pernas. E agora as duas maiores consultoras internacionais de risco de investimento, a Moody e a Fitch deram mais um downgrade no nível das ações das companhias Sony e Panasonic – levando abaixo do patamar BB e para dentro da chamada “área de alto risco de investimento”, que tem o nada gentil apelido de “Junk Status” – literalmente Status Lixo.
Segundo o Wall Street Journal, a Joystiq, a ZDNet, a Reuters e a EuroGamers (sim… eu realmente pesquiso tudo antes de publicar) a Fitch deu uma explicação sobre o novo downgrade dizendo que as companhias seriam incapazes de se recuperar na velocidade necessária para revalorizar suas ações dentro de um ciclo de curto e médio prazo e que as ambas continuam “sangrando” em suas áreas de produção básicas, como TVs, aparelhos de som e… pasmem… videogames.
As vendas do PS Vita foram desastrosas lá fora (aqui dentro… putz… nem se fala) e o PS3 e o XBOX 360 estão basicamente (há uma insignificante vantagem por parte da Microsoft) empatados em números de unidades vendidas internacionalmente – mas o 360 era mais barato de produzir para a MS a mais tempo e tem um attachement rate mais alto (isso significa que a MS ganha mais dinheiro por unidade com jogos, mensalidade da live, downloads, venda de música e filmes, etc…).
Tanto a Moody quanto a Fitch acreditam que, se a recuperação de ambas as empresas for possível, passará por “vastas mudanças internas e de foco de mercado” o que pode ou não comprometer o PS4. O Mini continua ligado para trazer a vocês qualquer mudança na situação…