Quando Sonic & Sega All-Stars Racing foi lançado em 2010 para várias plataformas, muitos questionavam se ele seria mais um clone ou conseguiria tornar uma franquia com identidade própria e ter destaque referencial como Mario Kart. Para a nossa felicidade Sonic & Sega All-Star Racing procurou a segunda opção, tornando-se um game diferenciado dos demais. É claro que os itens lembram MK, isso é inevitável. Entretanto a Sumo Digital colocou sua experiencia em Out Run 2 e nos jogos de Arcade da Sega como fonte de inspiração para a jogabilidade, o som, nos modos e nos visuais do game.
O primeiro foi bem aceito e chegou a vender mais de 3,5 milhões de cópias. Seu sucessor, Sonic & All-Stars Racing Transformed lançado em novembro de 2012, teria uma tarefa de melhorar o que já era bom. O impressionante é que eles não apenas melhoraram, mas fizeram um game totalmente diferente em praticamente quase tudo, só restou mesmo a velha e boa jogabilidade. De acordo com o produtor o game estava sendo produzido desde o lançamento do primeiro, ou seja, mais de 2 anos de produção. A ideia de usar os veículos em diferentes superfícies aconteceu na finalização do primeiro jogo.
A equipe trabalhou horas a fio para recompensar os jogadores com um game que oferecesse 3 jogos em 1. Depois de jogar mais de 20 horas vejo como as transformações deixou o game atraente e variado. Além das transformações, os cenários em cada volta também sofrem transformações. Se você estiver em primeiro, ficará deslumbrando vendo acontecer as mudanças e as animações que ocorrem durante a corrida. É uma experiencia e sensação única.
As inspirações das pistas são um caso a parte, cada uma é inspirada em jogos da SEGA: Sonic The Hedgehog, Panzer Dragoon, Nights, Golden Axe, Shinobi, Billy Hatcher, After Burner, Out Run 2, Super Monkey Ball, Jet Set Radio, House of the Dead e Burning Rangers. Ainda tem 3 pistas do primeiro jogo, a famosa Shibuya Downtown n ficou de fora. Totalizando mais de 25 pistas, dependendo da versão do seu console ou portatil. Todas elas estão bem caracterizadas e com músicas temas fantásticas. Quem é fã da Sega com certeza tirará lágrimas nos olhos ao escutar Golden Axe e Shinobi. E ficara louco de adrenalina com a música de After Burner.
Em se tratando de gráfico em nenhum momento vi quedas de frames no modo online e tão menos no offline. A única coisa que incomodou no modo online foram uns bugs bem loucos, como você levar um tiro perto da transformação e ao cair, n voltar com a transformação adequada a superfície. É hilário essa situação, mas isso pode acontecer, apesar ser uma situação bem anormal. De resto os gráficos de forma geral considero o mais sofisticado do gênero, superando o F1 Star Racers e o MK 7. Destaco os efeitos de transparência das águas, das ondas gigantes, do furacão, do voo no espaço e da pista azul digital que impressiona pelo efeito.
SASRT oferece diversos modos para jogar online e offline. O modo World Tour é o principal modo do jogo, pois é nele que você conseguirá desbloquear quase tudo do game. Ele tem três níveis de dificuldade, sendo Easy para adquirir uma estrela, Normal para duas estrelas e a Hard para três estrelas. Depois será liberado a dificuldade Super Hard que ao conquistar uma missão você adquire quatro estrelas. Acredite esse modo é extremamente desafiador, somente os hardcores terão paciência de coletar todas as estrelas e fechar todas as missões.
Falando das missões, basicamente são 6, variando apenas no nível de dificuldade quando você avança nos mapas. Claro que existem mais missões diferenciadas. Mas as que mais repetem são Traffic Attack, Racer, o Boost Challenge, Time Attack, o Desafio com um Tank e um modo de Desafio com vários corredores. Além do modo World Tour, outro interessante modo é o Grand Prix que é um tipo de campeonato que quando vencido desbloqueia as pistas e no final desbloqueia um personagem secreto.
Em se tratando de personagens, a Sega colocou 29 personagens no total, sendo que em cada versão esse número varia entre 20 a 26 personagens. Destaco a participação de Vyse, Shinobi, Gilius, Ralph, Danica, Joe Musashi, Nights e AGES. Dessa vez a bandeirinha da largada é Ristar. Também será disponibilizado dlcs de novos personagens. Segundo uma votação feita pela Sumo Digital, esses personagens tem grande chance de entrar no jogo: Ryu Hazuki (Shenmue), Hatsune Miku, Segata Sanshiro, Vectorman, Bayonetta, Ristar e ToeJam & Earl.
Outra grande novidade é a possibildiade de jogar com até 10 jogadores online. Sendo que também é possível jogar com os amigos no offline em qualquer modo do jogo, inclusive participar do online. No modo multiplayer alem do racer, existe outros modos, como sempre o Capture the Caos e a Batalha Knockout são as mais divertidas.
É claro que não existe game perfeito e Sonic & All-Stars Racing Transformed não foge dessa regra. Dentre os pontos negativos achei ruim o locutor que está pouco inspirado e muito repetitivo. O primeiro era mais informativo e mais empolgante. Mas pra nossa alegria podemos bloquear a narração. Outro coisa chata foi a adição de personagens femininos clones de Ulala e AiAi. Poderia ter colocado em vez delas, a Bayonetta e Blaze de Streets of Rage.
Os itens em geral estão bem equilibrados e deixam o game mais desafiador, entretanto o item All-Stars perdeu inspiração e poder de mudar os resultados. Se fosse somente isso seria ótimo, mas a questão é que as vezes ele em vez de ajudar, atrapalha na movimentação quando o veiculo retorna ao normal. Bati vária vezes nas curvas qd usava esse item. Ou seja, as vezes pegar esse item não lhe dar a recompensa no final das contas.
Bom é isso que tenho que falar pra vocês. Espero que tenham gostado. Abaixo segue o resumo e a nota do jogo.
RESUMO:
+ Level Design das pistas
+ Excelente trilha sonora
+ Corridas variadas graças as transformações
+ Desafiante
+ Replay infinito
+ Divertido em Singleplayer e Multiplayer
- Locutor chato
- Item All-Stars sem inspiração e pouco ajuda
- 2 personagens clone sem necessidade
VEREDITO: 9,0
O primeiro foi bem aceito e chegou a vender mais de 3,5 milhões de cópias. Seu sucessor, Sonic & All-Stars Racing Transformed lançado em novembro de 2012, teria uma tarefa de melhorar o que já era bom. O impressionante é que eles não apenas melhoraram, mas fizeram um game totalmente diferente em praticamente quase tudo, só restou mesmo a velha e boa jogabilidade. De acordo com o produtor o game estava sendo produzido desde o lançamento do primeiro, ou seja, mais de 2 anos de produção. A ideia de usar os veículos em diferentes superfícies aconteceu na finalização do primeiro jogo.
A equipe trabalhou horas a fio para recompensar os jogadores com um game que oferecesse 3 jogos em 1. Depois de jogar mais de 20 horas vejo como as transformações deixou o game atraente e variado. Além das transformações, os cenários em cada volta também sofrem transformações. Se você estiver em primeiro, ficará deslumbrando vendo acontecer as mudanças e as animações que ocorrem durante a corrida. É uma experiencia e sensação única.
As inspirações das pistas são um caso a parte, cada uma é inspirada em jogos da SEGA: Sonic The Hedgehog, Panzer Dragoon, Nights, Golden Axe, Shinobi, Billy Hatcher, After Burner, Out Run 2, Super Monkey Ball, Jet Set Radio, House of the Dead e Burning Rangers. Ainda tem 3 pistas do primeiro jogo, a famosa Shibuya Downtown n ficou de fora. Totalizando mais de 25 pistas, dependendo da versão do seu console ou portatil. Todas elas estão bem caracterizadas e com músicas temas fantásticas. Quem é fã da Sega com certeza tirará lágrimas nos olhos ao escutar Golden Axe e Shinobi. E ficara louco de adrenalina com a música de After Burner.
Em se tratando de gráfico em nenhum momento vi quedas de frames no modo online e tão menos no offline. A única coisa que incomodou no modo online foram uns bugs bem loucos, como você levar um tiro perto da transformação e ao cair, n voltar com a transformação adequada a superfície. É hilário essa situação, mas isso pode acontecer, apesar ser uma situação bem anormal. De resto os gráficos de forma geral considero o mais sofisticado do gênero, superando o F1 Star Racers e o MK 7. Destaco os efeitos de transparência das águas, das ondas gigantes, do furacão, do voo no espaço e da pista azul digital que impressiona pelo efeito.
SASRT oferece diversos modos para jogar online e offline. O modo World Tour é o principal modo do jogo, pois é nele que você conseguirá desbloquear quase tudo do game. Ele tem três níveis de dificuldade, sendo Easy para adquirir uma estrela, Normal para duas estrelas e a Hard para três estrelas. Depois será liberado a dificuldade Super Hard que ao conquistar uma missão você adquire quatro estrelas. Acredite esse modo é extremamente desafiador, somente os hardcores terão paciência de coletar todas as estrelas e fechar todas as missões.
Falando das missões, basicamente são 6, variando apenas no nível de dificuldade quando você avança nos mapas. Claro que existem mais missões diferenciadas. Mas as que mais repetem são Traffic Attack, Racer, o Boost Challenge, Time Attack, o Desafio com um Tank e um modo de Desafio com vários corredores. Além do modo World Tour, outro interessante modo é o Grand Prix que é um tipo de campeonato que quando vencido desbloqueia as pistas e no final desbloqueia um personagem secreto.
Em se tratando de personagens, a Sega colocou 29 personagens no total, sendo que em cada versão esse número varia entre 20 a 26 personagens. Destaco a participação de Vyse, Shinobi, Gilius, Ralph, Danica, Joe Musashi, Nights e AGES. Dessa vez a bandeirinha da largada é Ristar. Também será disponibilizado dlcs de novos personagens. Segundo uma votação feita pela Sumo Digital, esses personagens tem grande chance de entrar no jogo: Ryu Hazuki (Shenmue), Hatsune Miku, Segata Sanshiro, Vectorman, Bayonetta, Ristar e ToeJam & Earl.
Outra grande novidade é a possibildiade de jogar com até 10 jogadores online. Sendo que também é possível jogar com os amigos no offline em qualquer modo do jogo, inclusive participar do online. No modo multiplayer alem do racer, existe outros modos, como sempre o Capture the Caos e a Batalha Knockout são as mais divertidas.
É claro que não existe game perfeito e Sonic & All-Stars Racing Transformed não foge dessa regra. Dentre os pontos negativos achei ruim o locutor que está pouco inspirado e muito repetitivo. O primeiro era mais informativo e mais empolgante. Mas pra nossa alegria podemos bloquear a narração. Outro coisa chata foi a adição de personagens femininos clones de Ulala e AiAi. Poderia ter colocado em vez delas, a Bayonetta e Blaze de Streets of Rage.
Os itens em geral estão bem equilibrados e deixam o game mais desafiador, entretanto o item All-Stars perdeu inspiração e poder de mudar os resultados. Se fosse somente isso seria ótimo, mas a questão é que as vezes ele em vez de ajudar, atrapalha na movimentação quando o veiculo retorna ao normal. Bati vária vezes nas curvas qd usava esse item. Ou seja, as vezes pegar esse item não lhe dar a recompensa no final das contas.
Bom é isso que tenho que falar pra vocês. Espero que tenham gostado. Abaixo segue o resumo e a nota do jogo.
RESUMO:
+ Level Design das pistas
+ Excelente trilha sonora
+ Corridas variadas graças as transformações
+ Desafiante
+ Replay infinito
+ Divertido em Singleplayer e Multiplayer
- Locutor chato
- Item All-Stars sem inspiração e pouco ajuda
- 2 personagens clone sem necessidade
VEREDITO: 9,0