RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

description[Tutorial] Mod Mega Drive III S-Video e Video Composto conectores RCA Empty[Tutorial] Mod Mega Drive III S-Video e Video Composto conectores RCA

more_horiz
Peço licença para aqui reproduzir o Tutorial que fiz em meu blog (http://zardogames.blogspot.com.br/2012/11/tutorial-mega-drive-iii-mod-s-video-e.html) há alguns meses, para Mod do Mega Drive III adicionando saídas S-video e Video composto conectores RCA. Espero que ajude.

TUTORIAL MOD MEGA DRIVE III (GENESIS 2) S-VIDEO E VIDEO COMPOSTO CONECTORES RCA

[Tutorial] Mod Mega Drive III S-Video e Video Composto conectores RCA Mega+mod2

Este tutorial tem o objetivo de adicionar saída vídeo composto com conectores RCA fêmea e também S-Video, conexão que o Mega Drive não oferece, e que proporciona qualidade de imagem superior à video composto. O tutorial refere-se ao modelo Mega Drive III brasileiro que utiliza o chip de vídeo CXA1645.
O Mega Drive I e II tem pinagem diferente na placa para saída video composto, então não recomendo utilizar o tutorial para outros modelos de Mega Drive senão o III. Serve para os Mega III com fonte interna ou externa, tanto faz.

Obs:S-Video significa Separated Video e não Super Video como é erroneamento chamado. Separated video, na verdade é o mesmo tipo de sinal que video composto, porém separa a crominância (Chroma) da luminância (Luma).

[Tutorial] Mod Mega Drive III S-Video e Video Composto conectores RCA Megadrive3

1 MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS

• Conectores RCA fêmea para carcaça de aparelho (que pode ser parafusado e de prefência nas cores amarelo, vermelho e branco)
  • Conector S-Video fêmea para carcaça de aparelho (que pode ser parafusado)
  • 2 resistores de 75 Ohm
  • 2 Capacitores 220uf / 16V
  • Fio flexível (pode usar os cabos de audio analógico dos antigos Drive de CD IDE PATA)
  • Furadeira
  • Solda
  • Estanho
  • Cola quente

Não vou mostrar aqui como fixar os conectores na carcaça, mas sim como ligá-los na placa. Para fixar os conectores na carcaça você deve buscar o meio mais conveniente. Faça um furo pequeno com a furadeira na carcaça superior do Mega e vá abrindo com uma lima com muito cuidado, até conseguir colocar o conector e prendê-lo. Recomendo comprar conectores que podem ser parafusados para fixação. Só com cola fica frágil. Mesmo parafusando, ainda coloco bastante cola quente para ajudar.

2 VIDEO COMPOSTO
O Mega Drive III oferece cabo video composto estéreo que é ser ligado na saída A/V, este cabo é específico da Sega, serve nos modelos Mega Drive III, 32X, Sega CDX e Nomad. Porém o cabo estéreo é caro e difícil de ser obtido, nosso objetivo aqui é instalar conectores RCA para facilitar a conexão do Mega Drive, assim como qualquer DVD, utlizando cabos comuns video composto plugue RCA, mais robustos e baratos que o cabo original do Mega.
Primeiramente abra o Mega Drive, removendo os 4 parafusos e retirando a tampa superior. Você verá o Mega aberto como o meu da foto.

[Tutorial] Mod Mega Drive III S-Video e Video Composto conectores RCA Aberto

Em seguida remova os 6 parafuros amarelos que fixam a placa mãe do mega drive e retire com cuidado para não arrebentar os dois fios pretos de alimentação que vem da fonte, (os Mega III com fonte externa não tem este problema).

Agora, vire a placa mãe e procure no lado de baixo os pinos da foto, que ficam exatamente abaixo do conector A/V do Mega.

[Tutorial] Mod Mega Drive III S-Video e Video Composto conectores RCA Pinos

Agora você deve soldar os fios nos pontos indicados. Localize a fila com 5 pinos marcados na foto.

• Audio direito: O pino da esquerda equivale ao audio direito. Deve ser soldado no positivo do conector RCA vermelho.
  • Audio esquerdo: O segundo pino da esquerda para a direita deve ser soldado no conector de audio esquerdo RCA da cor branca.
  • Video composto: O quarto pino da esquerda pra direita. Equivale ao video composto, conector RCA amarelo.
  • Terra (ground), equivalente ao lado externo dos 3 conectores RCA, ligue em algum daqueles 5 pinos grandes que estão em volta dos pinos pequenos onde você soldou os positivo de sinal. Estão marcados em preto no desenho abaixo. Na imagem acima são os 5 pontos grandes de solda. Você pode juntar os 3 conectores num fio e ligar na placa mãe, não precisa puxar 3 fios separados.

[Tutorial] Mod Mega Drive III S-Video e Video Composto conectores RCA Genesis3pinouts
Agora pode recolocar a placa mãe com cuidado e parafusá-la.

3 S-VIDEO
Localize o chip de video CXA1645 que fica próximo a traseira do aparelho. Este chip está do lado de cima. da placa, possui tem 24 pinos que o ligam a placa. Você deve localizar os pinos 15 e 16.
[Tutorial] Mod Mega Drive III S-Video e Video Composto conectores RCA Gen3close
Bem, agora você deve pegar um capacitor e soldar um resistor no polo positivo dele. O polo positivo do capacitor é o lado com a perninha maior. Geralmente o capacitor tem um simbolo de "menos" no lado negativo. O resistor não tem polaridade, tanto faz o lado. Faça isso com os 2 capacitores e resistores.
Agora, pegue o conector S-Video, e solde o polo negativo de cada conjunto capacitor / resistor, nos pontos correspondes aos de nº 3 e 4 do conector S-Video fêmea (vide foto abaixo) e o lado positivo no chip CXA1645M.

[Tutorial] Mod Mega Drive III S-Video e Video Composto conectores RCA 455px-MiniDIN-4_Connector_Pinout.svg
Visão de trás do conector

• Pino 3 da foto acima você solda o negativo do conjunto capacitor resistor, e o positivo no pino 16 do chip CXA 1645.
  • O pino 4 da foto acima do conector você solda o negativo do conjunto capacitor resistor, e o positivo no pino 15 do chip CXA 1645.
  • Os pinos 1 e 2 da gravura acima do conector você solda no pino 24 do CXA 1645. Ambos equivalem ao terra, ground e podem ser usados num fio só.

Se a imagem ficar em preto e branco, você deve ter trocado os pinos 3 e 4 do conector na hora de soldar. Basta invertê-los.

4 RESULTADOS
Com a utilização da saída video composto a imagem fica com as cores trêmulas, as cores vibram e oscilam como se estivessem pulsando. Observe como fica o amarelo onde está escrito "score, time e rings" na foto abaixo. Isto pode ser bem observado nos tons de vermelho. Ainda existe o efeito "blur" que tem objetivo de suavizar os serrilhados. Porém nas televisões modernas (e maiores) isto torna-se ruim, deixando a imagem dificil de ser visualizada, especialmente de perto.

Com a utilização da conexão S-Video a imagem mostra cores muito mais definidas e estáticas, sem a vibração vista em video composto. Porém surgem linhas verticais, especialmente no azul e preto.

[Tutorial] Mod Mega Drive III S-Video e Video Composto conectores RCA Sonic+CD+compara%25C3%25A7%25C3%25A3o+2
Sonic 3 & Knuckles - Repare no SCOREM TIME E RINGS como a vibração das cores é anulada com S-video

[Tutorial] Mod Mega Drive III S-Video e Video Composto conectores RCA Sonic+CD+compara%25C3%25A7%25C3%25A3o+1
Sonic CD (Sega CD) - Repare no rosto do Sonic a diferença

5 CONCLUSÃO
Este mod tem custo muito baixo e oferece boa opção, com a qualidade de S-Video, e a adição dos conectores RCA fêmea para video composto, permitindo ao Mega utilizar cabos comuns video composto, baratos e robustos
Espero que tenha ajudado, dúvidas postem nos comentários.

6 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NO TESTE
[Tutorial] Mod Mega Drive III S-Video e Video Composto conectores RCA Sega%2520cd
[Tutorial] Mod Mega Drive III S-Video e Video Composto conectores RCA Sonic%2520%2526%2520knuckles

• Mega Drive 3 nacional com fonte externa
  • Sega CD nacional Tec-Toy
  • Jogo original Sonic 3 americano
  • Jogo original Sonic & Knuckles americano
  • Televisor CCE 32 polegadas LCD

Última edição por conradoz em Qua 06 Fev 2013, 09:09, editado 1 vez(es)

description[Tutorial] Mod Mega Drive III S-Video e Video Composto conectores RCA EmptyRe: [Tutorial] Mod Mega Drive III S-Video e Video Composto conectores RCA

more_horiz
Bom Tópico cara!

Um amigo que manja um pouco de eletrônica fez no meu mega 3, saída A/V, já deu uma boa melhorada em comparação ao RF.

Sabes se no Genesis, no 1o Mega, da pra fazer esse processo? Lembro que li certeza vez que não há possibilidade de "Puxar" o sinal dele. Tenho o console aqui e ta no RF ainda.

description[Tutorial] Mod Mega Drive III S-Video e Video Composto conectores RCA EmptyRe: [Tutorial] Mod Mega Drive III S-Video e Video Composto conectores RCA

more_horiz
JurianSutter escreveu:
Bom Tópico cara!

Um amigo que manja um pouco de eletrônica fez no meu mega 3, saída A/V, já deu uma boa melhorada em comparação ao RF.

Sabes se no Genesis, no 1o Mega, da pra fazer esse processo? Lembro que li certeza vez que não há possibilidade de "Puxar" o sinal dele. Tenho o console aqui e ta no RF ainda.

Dá sim. O Mega drive 1 usa o chip de video CXA 1145 que tem a mesma pinagem do CXA 1645 do Mega 3. Você pode fazer o mod do s-video do mesmo jeito que eu fiz no mod.
Porém a pinagem do video composto é diferente, mas você acha isso bem fácil na net. Sem falar que puxando video composto com conectores RCA você obtem audio estéreo, que não é possível com a saída multi AV do Mega 1.

more_horiz
conradoz escreveu:
JurianSutter escreveu:
Bom Tópico cara!

Dá sim. O Mega drive 1 usa o chip de video CXA 1145 que tem a mesma pinagem do CXA 1645 do Mega 3. Você pode fazer o mod do s-video do mesmo jeito que eu fiz no mod.
Porém a pinagem do video composto é diferente, mas você acha isso bem fácil na net. Sem falar que puxando video composto com conectores RCA você obtem audio estéreo, que não é possível com a saída multi AV do Mega 1.

Tu é o cara! Muito obrigado pelas dicas e esclarecimentos. Com tempo vou atrás disso. Só bate aquele medo de fazer merda, afinal, tudo isso pra mim é meio grego :tudobem:

more_horiz
JurianSutter escreveu:
Bom Tópico cara!
Tu é o cara! Muito obrigado pelas dicas e esclarecimentos. Com tempo vou atrás disso. Só bate aquele medo de fazer merda, afinal, tudo isso pra mim é meio grego :tudobem:

Kkkkkk obrigado, esse mod é bem fácil, só cuida ao furar a carcaça e fixa bem os conectores. Tem mods bem mais complicados que esse, em breve postarei mais tutoriais de mods. Antigamente eramos obrigados a jogar os consoles em TVs de baixa qualidade que muitas vezes só ofereciam conexão RF, ligadando o aparelho junto com uma antena naquelas caixinhas conversoras, a qualidade era sofrível...
Hoje em dia temos recursos para melhorar aparelhos antigos e ligá-los em conexões melhores aproveitando todo seu potencial de hardware, os consoles antigos agradecem pois voltaram a ser jogados e curtidos.

Pra mim é uma imensa satisfação quando minha irmã de 5 anos joga Sonic no Mega Drive (ligado em s-video, é claro, kkk) comigo na sala de casa numa imagem sem chiados. São os consoles antigos proporcionando diversão até hoje e se adaptando às novas televisões.

more_horiz
Caramba, que tutorial foda. Parabéns mais uma vez conradoz!

more_horiz
Bom tutorial!

more_horiz
valeu conradoz por trazer mais essa pra gente !!! manjão de eletrônica

more_horiz
JurianSutter escreveu:
Bom Tópico cara!

Eu fiz no meu Genesis e foi bem fácil.

Só não entendi por que colocar o video composto E os S-video no console.
No meu só coloquei o S-video e as saídas Stereo, puxadas diretamente do fone de ouvido frontal.

more_horiz
Pollux escreveu:
Eu fiz no meu Genesis e foi bem fácil.

Só não entendi por que colocar o video composto E os S-video no console.
No meu só coloquei o S-video e as saídas Stereo, puxadas diretamente do fone de ouvido frontal.

Como falei acima, o video composto que coloquei é para não precisar usar o cabo do mega drive, que é caro e frágil, além de ser difícil de ser obtido. Assim podemos usar video composto com cabos comuns, que custam em torno de 7 reais e são mais robustos.

E como S-video não é muito comum nas TVs brasileiras deixamos o video composto pronto pra ser usado com cabo RCA comum. Existem também a possibilidade de usar o cabo video composto do mega drive ligado na saída multi AV e o video composto comum RCA na saída video composto que instalamos, podendo ligar o mega simultaneamente em mais de um televisor.

more_horiz
bom post!

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder