Grau Hut escreveu: Sudit S2 TaeYeon escreveu: Sempre tive problemas em discussoes com fans de quadrinhos, de mangas tbm, por razao que esse pessoal nao consegue ver que as historias sao produtos comerciais, criado por gente que tem como intencao atrair o publico e vender mais. E que muda o personagem do dia pra outro como bem entender apenas por interesse comercial.
Esses fans renegam isso ate a morte, acreditam de corpo e alma que as historia sao "reais", que a cronologia é algo mistico, sagrado, e que tudo tem um sentido profundo que deve ser desvendado.
Olha... se alguém acha isso que você falou, eu acredito que seja um caso clínico, necessitando de ajuda especializada.
Para mim, quadrinhos e mangás ocupam um espaço pouco definido entre "produto comercial/ consumível de uma empresa" e "expressão criativa/ artística do autor". Essa especificidade, acredito eu, também pode ser estendida (pelo menos em alguma escala) aos jogos de videogame ou filmes e animações.
Isso torna a situação sempre mais tensa, pois ao mesmo tempo que limita a criatividade e liberdade do autor ou desenhista (que se lançar algo "autoral demais" ou "indie demais" pode acabar com algo invendável nas mãos, ou talvez com um sucesso-de-crítica-&-fracasso-de-público), por outro lado, se centrar especificamente no aspecto comercial teremos pouca ou nenhuma qualidade, com sequências em cima de sequências (algo que afeta em especial o cinema, mas também os games), remakes em em cima de remakes (idem...) além de mega-sagas mal-escritas, crises em cima de crises ou os dois "eternos trunfos que sempre vendem muito": a) Morte de um herói ultra-famoso (que todo mundo sabe que vai voltar em um punhado de semanas, de preferência em uma mini-saga que também venderá muito). Exemplos: morte do Superman e morte do Capitão América
B) Colocar herói para lutar contra herói ou grupo heróico contra grupo heróico. Exemplo: Guerra Civil, da Marvel comics.
Cito um exemplo que me ocorreu, discutindo sobre pokemon (sim, que perda de tempo) com um cara que ainda por cima era mais velho que eu na epoca (tinha uns 25 anos ele)
Ele veio explicar (nao sei por qual razao, ele era assim mesmo) o pq do Pikachu ser mais forte que o Raichu e blablabla... dizendo montao de baboseiras sobre os poderes e nao sei o que... E eu respondia "porra, Pikachu é o simbolo da franquia, vc acha que algum produtor iria matar o personagem colocando uma evolucao generica mais forte do que ele??"
Mas nao havia jeito do cara entender que era um desenho animado... que era negocio, que era um personagem que valia milhoes e milhoes de dolares... Ele insistia em "explicar" as explicacoes estupidas que os produtores improvisavam para justificar o seu produto.
Eu antigamente, e atualmente tbm, gostava de criar historias. Quer dizer, eu fazia a historia como me vinha na cabeca. Se eu nao gostava de tal personagem, sumia com ele e colocava algum melhor, tudo depende do momento e do interesse. Historias ficticias criadas pelo homem (em alguns casos ate historias reais) sao modificadas conforme o interesse, quem vai impedir?? Posso criar um porco voador, e se perguntarem direi que ele ganhou os poderes da deusa Athenas, e ai??
No caso pokemon... outra filosofia minha... um dia fiquei pensando como que alguem q consegue criar um bicho absurdamente carismatico igual o Pikachu, criava centenas de bichos absurdamente horriveis e genericos.
Ai lembrei aquele exemplo de mulher bonita que sai com mulher feia para ficar ainda mais bonita. Pokemon é o mesmo, enxem com centenas de personagens feios, para o Pikachu vender ainda mais.
Infelizmente essa é a realidade de algo que faz sucesso... e acaba do jeito que vc comentou no teu post.
E final do teu texto me fez lembrar tbm dragon ball.... se tornou insuportavel.