RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças.

power_settings_newInicie sessão para responder
+4
Ryo_Hazuki
Melhor nick da historia!!
VRebuli
Nanaki
8 participantes

descriptionQuais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. EmptyQuais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças.

more_horiz
Matéria originalmente publicada na Revista Retrogames Brasil ed. 2

Os filtros de vídeo são algoritmos de escala da arte pixel, aqueles famosos quadradinhos coloridos que dão vida ao seu jogo antigo favorito, eles servem basicamente para deixar seu jogo mais polido, já que antigamente a resolução padrão era baixa, a seguir explicaremos alguns filtros de vídeo encontrados nos emuladores atuais, através de uma linguagem simples e objetiva sem detalhamentos matemáticos. Confira:


• Scanlines: adiciona linha horizontais escuras afim de simular uma TV CRT.

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. WnbY6pL


• TV Mode: tenta simular uma TV CRT mais efetivamente do que as 'scanlines‘.

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. EonFSQV


• Blargg's NTSC (Composite)/(S-Video)/(RGB): um filtro que simula uma TV CRT de modo impressionante, com as variações componente, s-video e rgb, conforme o escolhido.

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. SZqCgYk


• Eagle: para cada pixel ele gera 4 outros pixels, ou seja, cria um degrade, porém possui um bug com pixels pretos em fundos brancos (mais tarde solucionado com o hq3x e super 2x sal).

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. 88ikB98


• 2x Sal: inspirado no eagle, realiza um tipo de esfregaço com os pixels, adiciona um pouco de blur (borrão) e arredonda os cantos dos pixels, possui interpolação e escala aumentada 2x.

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. NvNvi23


• Super2XSal: combina 2xSai and Eagle, suaviza os gráficos mais que Super Eagle e mistura mais as cores do degrade.

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. S7gC3un

• Dot Matrix 3X: simula um monitor Dot Matrix, com a tela aumentada em 300%.

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. XRjVpWW


• hq2x/hq3x/hq4x: um filtro inteligente, poli os cantos dos pixels com eficiência, compara a cor do pixel com 8 pixels vizinhos criando uma proporção de cores suaves, suaviza curvas apertadas também. O que muda nas versões hq2x/hq3x/hq4x são a escala respectivamente 2:1/3:1/4:1.

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. S71MFRV


• Simple 2X/3x/4x: aumenta a imagem em cerca de 200%/300%/400% respectivamente.

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. MWZOKAo


Ainda existem:
• Forced 1X: padrão, sem nenhum filtro aplicado.
• EPX: uni os pixels porém sem nenhum efeito blur e adição de novas cores. Existem variações como EPX A/B/C e 3x para aumentar a tela 300%.
• AdvMAME2×/AdvMAME3x/AdvMAME4×: tenta implementar as mesmas funções do EPX (são do mesmo criador), porém é mais eficaz e suas variações 2x/3x/4x correspondem as telas aumentadas em 200%/300%/400%
• lq3xBold: tenta unir os pixels mas com uma tela aumentada em 300%.
• SuperEagle: mesmo que 2xSal, mas com menos blur e cantos arredondados, mas mistura mais as cores do degrade.


Lembrem-se que cada jogo se comporta de uma forma com cada filtro, que executam diferentes funções, testem e descubram qual se encaixa melhor com cada jogo e com sua preferência.

descriptionQuais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. EmptyRe: Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças.

more_horiz
Ótimo post!

descriptionQuais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. EmptyRe: Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças.

more_horiz
VRebuli escreveu:
Ótimo post!


valeu 8)

descriptionQuais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. EmptyRe: Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças.

more_horiz
Não sei como tem gente que consegue usar scanlines, num vi um jogo ainda que essa porra ficasse boa... Agora os filtros "hqxx" são os melhores, pena que são pesados (ainda).

Bom tópico.

descriptionQuais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. EmptyRe: Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças.

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
Não sei como tem gente que consegue usar scanlines, num vi um jogo ainda que essa porra ficasse boa... Agora os filtros "hqxx" são os melhores, pena que são pesados (ainda).

Bom tópico.


scanlines é um lixo na minha opinião, menos mal quando tem a opção de % de scanlines...

costumo usar super eagle, 2xsal, super 2xsal, fico variando entre eles.

o hqxx é excelente mas pena que é pesado e só rola em emuladores de pc, como eu acabo jogando mais emuladores no xbox e psp eles não tem a opção de hqxx

descriptionQuais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. EmptyRe: Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças.

more_horiz
Nanaki escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:
Não sei como tem gente que consegue usar scanlines, num vi um jogo ainda que essa porra ficasse boa... Agora os filtros "hqxx" são os melhores, pena que são pesados (ainda).

Bom tópico.


scanlines é um lixo na minha opinião, menos mal quando tem a opção de % de scanlines...

costumo usar super eagle, 2xsal, super 2xsal, fico variando entre eles.

o hqxx é excelente mas pena que é pesado e só rola em emuladores de pc, como eu acabo jogando mais emuladores no xbox e psp eles não tem a opção de hqxx


Nem quando tem a opção de % o scanlines fica bom na minha opinião.... Num fica realista por assim dizer, melhor mesmo é desativado. A questão do hqxx é que daqui a pouco até PC das casas bahia vai rodar ele suave, ele não vai ficar muito mais pesado (ele deve melhorar muito ainda com o tempo) ao contrario dos PCs que vão ficando mais fortes sempre então é só esperar.

descriptionQuais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. EmptyRe: Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças.

more_horiz
hqxx, antes e depois:

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. Test_nn

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. Test_hq3x

descriptionQuais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. EmptyRe: Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças.

more_horiz
Esse filtro é o futuro... Ele é simplesmente o melhor para rodar games clássicos em tela de alta resolução. Mas o que eu digo é que as resoluções estão aumentando, só ver que já tem televisões de 4k de resolução e o filtro 8x (acho que é o máximo até agora) pode ficar "pequeno" para rodar lindo os jogos clássicos.

descriptionQuais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. EmptyRe: Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças.

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
Esse filtro é o futuro... Ele é simplesmente o melhor para rodar games clássicos em tela de alta resolução. Mas o que eu digo é que as resoluções estão aumentando, só ver que já tem televisões de 4k de resolução e o filtro 8x (acho que é o máximo até agora) pode ficar "pequeno" para rodar lindo os jogos clássicos.


nunca testei o hqxx em uma tv de led de 40"

fica bom em comparação com crt clássica ?

descriptionQuais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. EmptyRe: Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças.

more_horiz
Nanaki escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:
Esse filtro é o futuro... Ele é simplesmente o melhor para rodar games clássicos em tela de alta resolução. Mas o que eu digo é que as resoluções estão aumentando, só ver que já tem televisões de 4k de resolução e o filtro 8x (acho que é o máximo até agora) pode ficar "pequeno" para rodar lindo os jogos clássicos.


nunca testei o hqxx em uma tv de led de 40"

fica bom em comparação com crt clássica ?


Eu testei no meu monitor de LCD que não é fullHD (1680x1050) e já faz um tempo e eu tava na onboard e ficou lento, mas a imagem ficou muito boa. Ganhou um aspecto "aquarela" bem rox, testei com SF3 do CPS3 e gostei. Jogar numa TV grande deve ficar perfeito.

descriptionQuais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. EmptyRe: Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças.

more_horiz
Melhor nick da historia!! escreveu:
Nanaki escreveu:
Melhor nick da historia!! escreveu:
Esse filtro é o futuro... Ele é simplesmente o melhor para rodar games clássicos em tela de alta resolução. Mas o que eu digo é que as resoluções estão aumentando, só ver que já tem televisões de 4k de resolução e o filtro 8x (acho que é o máximo até agora) pode ficar "pequeno" para rodar lindo os jogos clássicos.


nunca testei o hqxx em uma tv de led de 40"

fica bom em comparação com crt clássica ?


Eu testei no meu monitor de LCD que não é fullHD (1680x1050) e já faz um tempo e eu tava na onboard e ficou lento, mas a imagem ficou muito boa. Ganhou um aspecto "aquarela" bem rox, testei com SF3 do CPS3 e gostei. Jogar numa TV grande deve ficar perfeito.


vou testar aqui depois, morro de vontade de futuramente montar um htpc ou um mame

descriptionQuais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. EmptyRe: Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças.

more_horiz
Excelente tópico mas não consigo gostar deste efeito HQxx, fica meio estranho.

descriptionQuais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. EmptyRe: Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças.

more_horiz
Ryo_Hazuki escreveu:
Excelente tópico mas não consigo gostar deste efeito HQxx, fica meio estranho.


experimenta super eagle, 2xsal ou super 2xsal

descriptionQuais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. EmptyRe: Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças.

more_horiz
sempre que uso filtro eu acabo optando por super eagle que geralmente nao tem erro, mas tem algo em ver as coisas quadriculadinhas que me agrada bastante ><
ainda espero pelo dia em que criarão a "super eagle box" pra eu ligar meu super nintendo nela e ela na tv pra fazer a filtragem e ficar sexy -q

descriptionQuais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. EmptyRe: Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças.

more_horiz
Bem, tava testando uns jogos de Nes e fui ver os filtros deles, decidi tirar uns prints e contribuir (até para ver a diferença):

Super Mario Bros 3:

Sem filtro:

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. QPMznCJ

HQ2x:

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. Smb3hq2x

SuperEagle:

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. Smb3supereagle

SuperSal2x:

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. Smb3supersal2x

Sonic 2:

Sem filtro:

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. Sonic2semfiltro

HQ2x:

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. Sonic2hq2x

SuperEagle:

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. Sonic2supereagle

SuperSal2x:

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. Sonic2supersal2x

Alex Kidd in Miracle World:

Sem filtros:

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. Alexkiddsemfiltro

HQ2x:

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. Alexkiddhq2x

SuperEagle:

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. Alexkiddsupereagle

SuperSal2x:

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. Alexkiddsupersal2x

Final Fight 2:

Sem filtro:

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. Finalfight2semfiltro

HQ2x:

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. Finalfight2hq2x

SuperEagle:

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. Finalfight2supereagle

SuperSal2x:

Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. Finalfight2supersal2x

No Mario 3 e no Alex Kidd dá para ver que melhora muito, torna os sprites e cenários muito mais suaves aos olhos. No FF2 (que pelos prints num muda muito) ficou melhor com o SuperEagle realmente, já os outros achei o HQxx melhor, mesmo com pouca diferença... Sonic 2 achei estranho com filtro, sei lá...

descriptionQuais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças. EmptyRe: Quais filtros de vídeo escolher na hora de jogar com emuladores ? Saiba as diferenças.

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder