RETRO GAMES BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RETRO GAMES BRASILEntrar
Fórum somente no modo leitura. Acesse nosso novo fórum com servidor prórprio! Todos são bem vindos a nova casa: https://retrogamesbrasil.net/

fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia

power_settings_newInicie sessão para responder
+6
Guitto
Bonatti
D.O.G.S
Nanaki
Sudit S2 TaeYeon
Antonio Neto
10 participantes

descriptionfórmula para um survival horror sair bom hoje em dia Emptyfórmula para um survival horror sair bom hoje em dia

more_horiz
caros

sem querer ficar prendendo o assunto na desconfiguração do resident evil (mas sim olhando a época boa), e inspirado por ter sugerido o alone in the dark no outro topico, gostaria de debater elementos que poderiam ajudar a fazer um bom survival.

tendo como inspiração os bons tempos de resident, silent hill, alone, (leia-se trilogias iniciais), eis algumas idéias minhas.


1. protagonista frágil: é mais interessante quando controlamos alguém menos capacidado fisicamente para poder aumentar a tensão pela limitação. como bem sabemos, personagens com muitas habilidades e muitos itens / munições acabam transformando o suposto survival. silent hill fazia isso bem, até alone fazia.

2. já mencionado, itens escassos. survival envolve passar necessidade, falta de recursos, improvisos. você vai mirar com mais cuidado antes de atirar, ou até preferir desviar ou partir para ataques físicos e salvar munição para outro momento mais tenso. não vai usar energia só porque deu uma trombada num inimigo, entao vai deixar pra usar a energia quando estiver quase morrendo, tendo mais risco ainda de ser MORTO subitamente por um inimigo que aparece do nada.

3. quebra cabeças: são interessantes para quebrar o gelo do jogo. seja decifrando um código, ou combinando itens para poder prosseguir. traz um outro tipo de desafio condizente com o clima do jogo.
(já pensou um puzzle em mortal kombat? ou num jogo de corrida?)

4. inimigos nao humanos: de modo a proporcionar uma ameaça ao simples homo sapiens que controlamos, é preferível que os inimigos sejam monstros, com um viés mais científico (resident) ou místico (alone/silenthill). óbvio que isso não elimina eventuais inimigos humanos.

5. sem continues. sem checkpoints. "um homem sem nada a perder é um homem sem medo", e o medo obviamente é um importante fator no survival. poder morrer sem prejuízo mata isso. o save do alone era a qquer momento, e nisso o resident era melhor - era limitado e somente em certos pontos.

6. mapa de acesso não muito fácil: nao pode ser um mapa lixo que desestimule o jogo (fc2?), mas aqueles radares on screen são até meio broxantes. não estimulam a memória e até tiram o foco da visão.

descriptionfórmula para um survival horror sair bom hoje em dia EmptyRe: fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia

more_horiz
so digo uma coisa: inimigos mais "humanos"
quero dizer, chega de aberraçoes mutantes, isso nao assusta, isso apenas diverte e no maximo causa nojo, quanto mais proximo da realidade, mais assustador fica

descriptionfórmula para um survival horror sair bom hoje em dia EmptyRe: fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia

more_horiz
concordo com todos !!

mas infelizmente a nova geração gamer leite com pêra iria chorar os mimmimis se lançasse algo nesse molde

descriptionfórmula para um survival horror sair bom hoje em dia EmptyRe: fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia

more_horiz
Resumindo: fazer o negócio roots mesmo, como era antigamente.

Infelizmente, a geração gamer atual (os mais novos - que não conheceram o nascimento do gênero, e até alguns jogadores antigos - mas que se recusam a jogar game difícil) é mimizenta demais... Ninguém quer desafio. Sentam e querem ser CONDUZIDOS pelo jogo, e não JOGÁ-LO.

E as empresas perceberam isso... Aí fode tudo e acontece bizarrices como...

fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia Tumblr_mgdcisTWA61rwnp75o1_500

...isso. :tudobem:

descriptionfórmula para um survival horror sair bom hoje em dia EmptyRe: fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia

more_horiz
A formula para um novo e inovador está aqui:

http://www.drinknplay.com/hy20-ebs-ressucita-o-survival-horror/

:tudobem:

descriptionfórmula para um survival horror sair bom hoje em dia EmptyRe: fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia

more_horiz
No mais, concordo.
EMBORA eu ache que é possivel sim fazer um survival mudando alguns desses elementos, inovando.
Se ouvir o Cast vai ver que tivemos até ideias para um survival Multiplayer!

Uma das idéias que eu tive era de cadapersonagem ter um psicologico diferente e por conta disso ver coisas que os outros não vem.... por exemplo, vc ta andando com um grupo e SÓ VOCÊ ve um monstro gigante, ai vc sai no pau e ninguem mais corre.... pronto, vc esta perdido.

Also, um jogo que me deu bons sustos e boa tenção nessa geração foi a franquia Condemned!

descriptionfórmula para um survival horror sair bom hoje em dia EmptyRe: fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia

more_horiz
cachorron escreveu:
Resumindo: fazer o negócio roots mesmo, como era antigamente.

Infelizmente, a geração gamer atual (os mais novos - que não conheceram o nascimento do gênero, e até alguns jogadores antigos - mas que se recusam a jogar game difícil) é mimizenta demais... Ninguém quer desafio. Sentam e querem ser CONDUZIDOS pelo jogo, e não JOGÁ-LO.

E as empresas perceberam isso... Aí fode tudo e acontece bizarrices como...

fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia Tumblr_mgdcisTWA61rwnp75o1_500

...isso. :tudobem:


Concordo 100% com vc.

descriptionfórmula para um survival horror sair bom hoje em dia EmptyRe: fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia

more_horiz
Sudit S2 TaeYeon escreveu:
so digo uma coisa: inimigos mais "humanos"
quero dizer, chega de aberraçoes mutantes, isso nao assusta, isso apenas diverte e no maximo causa nojo, quanto mais proximo da realidade, mais assustador fica


Acho que tem que ter um limite.
Aqueles trolls gigantes de Resident Evil a partir do 4 não assustam ninguem.
Mas Silent Hill possui inimigos bizarros, mas com alguns traços leves humanos, que fazem vc se borrar.

descriptionfórmula para um survival horror sair bom hoje em dia EmptyRe: fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia

more_horiz
Bonatti escreveu:
Sudit S2 TaeYeon escreveu:
so digo uma coisa: inimigos mais "humanos"
quero dizer, chega de aberraçoes mutantes, isso nao assusta, isso apenas diverte e no maximo causa nojo, quanto mais proximo da realidade, mais assustador fica


Acho que tem que ter um limite.
Aqueles trolls gigantes de Resident Evil a partir do 4 não assustam ninguem.
Mas Silent Hill possui inimigos bizarros, mas com alguns traços leves humanos, que fazem vc se borrar.


Eu tava pensando em silent hill...
Qual era a parte mais assustadora do SH1? (pelo menos ao meu ver)
Era a escola, e nao pq havia monstros mutantes sangrando pelos poros, com olhos vermelhos e triplas penduradas, mas sim pq se ouvia som de crianças rindo. Eram salas de classes normais, mas tudo bagunçado e se ouvia crianças rindo, mais natural que isso impossivel, mas assustava pra caramba.

descriptionfórmula para um survival horror sair bom hoje em dia EmptyRe: fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia

more_horiz
boa sudit...

a ambientação era o ápice do silent hill.

lembro que a primeira coisa que me marcou quando joguei pela primeira vez, era os becos escuros, a cadeira de rodas caída mexendo, a tabela de basquete suja com o sangue da cabeça do cachorro... o jogo ja me conquistou antes do primeiro inimigo.

descriptionfórmula para um survival horror sair bom hoje em dia EmptyRe: fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia

more_horiz
Sudit S2 TaeYeon escreveu:
Bonatti escreveu:
Sudit S2 TaeYeon escreveu:
so digo uma coisa: inimigos mais "humanos"
quero dizer, chega de aberraçoes mutantes, isso nao assusta, isso apenas diverte e no maximo causa nojo, quanto mais proximo da realidade, mais assustador fica


Acho que tem que ter um limite.
Aqueles trolls gigantes de Resident Evil a partir do 4 não assustam ninguem.
Mas Silent Hill possui inimigos bizarros, mas com alguns traços leves humanos, que fazem vc se borrar.


Eu tava pensando em silent hill...
Qual era a parte mais assustadora do SH1? (pelo menos ao meu ver)
Era a escola, e nao pq havia monstros mutantes sangrando pelos poros, com olhos vermelhos e triplas penduradas, mas sim pq se ouvia som de crianças rindo. Eram salas de classes normais, mas tudo bagunçado e se ouvia crianças rindo, mais natural que isso impossivel, mas assustava pra caramba.


as acho que essa contraste de coisas sobrenaturais com crianças de fundo é uma das coisas mais assustadoras que existe!

E SH tinha o lance da composição sonora do jogo que era outro nivel. Se prestar atenção, mal temos musicas, oq temos é uma composição de ruidos que dão um pânico assustador! O compositor (que esqueci o nome, mas tb fazia todo o SoundDesign do jogo) é um gênio e com certeza um dos principais responsaveis pelo clima do jogo!

descriptionfórmula para um survival horror sair bom hoje em dia EmptyRe: fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia

more_horiz
o silent hill 2 tem o enemy design mais perfeito q existe, praticamente todos tem um fundamento psicológico no harry.

no livro oficial explica cada um.

descriptionfórmula para um survival horror sair bom hoje em dia EmptyRe: fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia

more_horiz
Olha, fazia tempos que não me assustava jogando. Zombi U conseguiu isso com maestria, tomei cada cagaço jogando que voces não fazem ideia.

Alias, esse jogo é um verdadeiro survival horror. A historia é fraca, mas o resto é foda pra caralho!

descriptionfórmula para um survival horror sair bom hoje em dia EmptyRe: fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia

more_horiz
Foda.... SH é um jogo que tinha que jogar melhor.... to esperando achar a HD Collector's a um preço bom para pegar!

descriptionfórmula para um survival horror sair bom hoje em dia EmptyRe: fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia

more_horiz
A formula me lembrou o último game da Lara Croft,
ela começa desorientada, indefesa e frágil.
Com o passar do jogo ela (vc) vai adquirindo habilidades
e "entrando" em desafios cada vez maiores.

descriptionfórmula para um survival horror sair bom hoje em dia EmptyRe: fórmula para um survival horror sair bom hoje em dia

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder