Creditos do artigo ao Dio.Tupi do forum uol. Achei interessante e compartilho com voces...
Dio.Tupi escreveu:EA: É hora de ser honesta - você não gosta da Nintendo
Houveram algumas conversas irrompendo em toda a rede defendendo um pouco a EA porque Frostbite 2 não teve muito bons testes iniciais e, como tal, Frostbite 3 "não pode" apoiar a plataforma. A EA recebeu um monte de críticas sobre SimCity, mas as pessoas estão começando realmente a dar-lhes passe para a falta de apoio com os consoles da Nintendo. Hey, é o Wii U - que não é tão poderoso quanto o PS4 por isso não é um console de próxima geração de verdade, tanto faz!
Bem, a EA disse que ele era um console de próxima geração de verdade:
"É a primeira plataforma de próxima geração que sai por isso estamos realmente a apoiá-la." - Frank Gibeau, presidente de Marcas da EA
Bem, eles devem ter dito que em 2011 ... certo? Errado - isso foi dito em junho do ano passado. Em seguida, o ex-CEO da EA, Sr. Riccitiello, apontou de modo bastante claro que o Wii U não é considerado uma plataforma de próxima geração para eles em janeiro de 2013:
"A nossa é uma indústria onde uma série de dispositivos vêm e representam a si próprios como a próxima geração, ou a próxima geração depois disso. Em muitos aspectos, diríamos que o que estamos descrevendo a que ainda está por vir como 'Gen 4 '. É sobre o que nós estamos animados, e é nisso que estamos investindo".
Em referência a toda situação da "Gen 4", ele está ignorando completamente a Nintendo, que está bem depois da geração "4" de hardware. Isso significa que eles consideram suas gerações a partir de quando o PlayStation foi lançado, e eles não consideram a Nintendo mais relevante.
No entanto, vamos rodar o círculo completo de volta para os pontos iniciais que estão sendo feitos para defender a EA. Algumas pessoas podem ser capazes de apontar o porquê, a nível técnico, a CPU do Wii U poderia de fato estar sendo superada pela CPU do 360. Isso pode ou não ser verdade (eu sempre tive a impressão de que a CPU Wii na verdade era de apenas 20% menos eficiente que a do 360... assim, multiplicando por 3 já deve superar a do 360), mas a única coisa que pode realmente quantificar as capacidades do Wii U são os jogos que estão sendo executados nele.
Deixando de lado as diferenças de arquitetura entre os consoles de sétima geração (O Wii U literalmente roda jogos de forma diferente dos outros dois consoles atualmente no mercado), o próprio Wii U já provou que é um console mais capaz. Need for Speed: Most Wanted, foi capaz de executar elementos gráficos de nível PC. Agora, é verdade que o número de pilotos foi reduzido de 8 para 6, o que poderia ter sido relacionado a CPU... mas nenhuma prova definitiva foi mostrada para provar que era esta a causa.
Deixemos de lado os jogos triviais que já saíram, afinal, isto é sobre o futuro. Trata-se de expor as mentiras da EA. Frostbite 2, supostamente, não rodou bem no Wii U... mas Cry Engine 3, que produziu sem dúvida a experiência mais graficamente intensiva até o momento para consoles com Crysis 3... foi executada no Wii U ... e funcionando muito bem. Mas hey, a Frostbite 2 ... ele não pode fazê-lo!
Que tal algumas coisa next gen, então? Bem, depois de todas as disputas sobre Unreal 4, verifica-se que sim, o Wii U pode executá-la... só a Epic que não vai apoiá-lo eles mesmos. Ah, e Watch Dogs? Está funcionando em um motor de próxima geração chamado Disrupt, mas o Wii U, 360 e PS3 também podem executar isso. No entanto, o Wii U não pode executar Frostbite 2? Sério?
A realidade é, o Wii U pode fazer funcionar muito bem a Frostbite 2 - EA apenas não quer ajustá-la (como se tem que ajustar cada motor para cada plataforma), porque eles não vão apoiar a plataforma. Eles, essencialmente, não se importam se o Wii U pode rodar seus motores ou não. Eles não vão apoiar o Wii U qualquer maneira. É ruim o suficiente que a EA não queira nem "tentar" com a plataforma, mas só é pior, quando você começa a ter seus estúdios vomitando um monte de besteira de uma forma "desprezível" para justificar suas decisões publicamente. O simples fato é o seguinte: Você não gosta da Nintendo, e como tal, você não vai apoiá-los. Será que é tão difícil dizer? Ninguém se preocupa com suas justificativas de m*rda.
Estamos em uma época onde todos os motores de próxima geração estão sendo feitos escaláveis. Não apenas para que possam caber em plataformas móveis e/ou tablets, mas porque é mais rentável fazer assim. Pessoas que usam Unreal Engine 4 não tem que downscale no PS4, se eles não quiserem, mas poderiam fazer mais barato ao criar um jogo que não vai usar o motor em seu pleno potencial.
Fato é que, se o Frostbite 3 não é nem remotamente escalável, a EA realmente está apenas tornando as coisas mais caras para eles mesmos. Nós podemos nunca compreender ou ter todos os detalhes do porquê da EA e a Nintendo não se dão bem. Para a EA o Wii U foi considerado na próxima geração, mas apenas 6 meses mais tardem, em uma conversa, não era mais (e não culpo as baixas vendas - as vendas do Wii U foram realmente alta em novembro e dezembro, e eles disseram isso em janeiro).
Ok, então vamos dizer que a EA está justificada. Madden 2013 só moveu 30.000 unidades no Wii U. Mass Effect 3 vendeu apenas 50 mil unidades. Fifa 2013 vendeu apenas 70.000 unidades. Não parece ser um empreendimento muito lucrativo. No entanto, Madden 2013 estava faltando o motor de física (que foi a principal razão para fazê-lo), Mass Effect 3 foi vendido a US $ 60, sem futuro DLC apesar do fato de toda a trilogia ter sido lançada ao mesmo tempo em outros consoles com o mesmo preço (que faria mais sentido para o Wii U, uma vez que a Nintendo não tinha jogos da série em sua plataforma) e Fifa 2013 já foi provado ser Fifa 2012 com uma atualização de elenco. Assim, não só os jogos venderam mal, eles tiveram verdadeiros esforços pobres para começar. Quem sabia que quando você lança produtos inferiores e inacabados... as pessoas não compram?
Enquanto isso, Assassins Creed III moveu cerca de 140 mil cópias. Embora não seja um número estelar, a série nunca tinha aparecido em um console Nintendo... mas foi apoiado não só com DLC, mas como sendo o jogo a versão exata e completa que os outros consoles têm. É uma grande plataforma de lançamento - que, provavelmente, levará ao aumento das vendas de Assassins Creed 4: Black Flag. Eu espero mais de 200.000 para esse jogo no Wii U. Um número que vale a pena portar um jogo.
Mas, claro, essa é a diferença entre a Ubisoft e a EA. Ubisoft nunca prometeu demais e nunca caluniou a Nintendo. Eles continuam a apoiar a plataforma, porque eles estão vendo números sólidos que podem crescer. ZombiU já vendeu mais de 430 mil cópias. Mesmo Just Dance 4 moveu 180.000 unidades, apesar de ter uma versão igualmente boa no Wii movendo vários milhões.
Isto pode não ser o sucesso que leva a grandes lucros imediatamente, mas é uma base sólida que, caso o Wii U ganhar algum momentum com os próprios lançamentos da Nintendo, vai levar a futuros milhões de vendedores para eles, porque eles estão mantendo uma presença constante com os fiéis da Nintendo, e dando-lhes experiências de qualidade - não estúpidas versões de arcade de Madden ou sobrecarga de um jogo de anos de idade, quando, pelo mesmo preço, todo mundo pode obter todos os três.
Ubisoft não é um cidadão modelo, eles cometem erros e, certamente, são gananciosos, como todo mundo, mas pelo menos não são preconceituosos em como eles escolhem apoiar plataformas. O Wii, literalmente, não podia rodar bem os ports de seus jogos - o Wii U pode, então eles vão apoiá-lo, enquanto as tendências de vendas continuarem a crescer. A EA não está mesmo disposta a fazer o esforço para portar UM JOGO corretamente e ver os resultados.
Oh, bem, eu deveria citar o bem feito Need for Speed, mas ainda é um port de um jogo do fim de 2012 - enquanto Ubisoft manteve seus "ports" lançados pelo menos dentro de 30 dias das outras versões do jogo. Eu aprecio o esforço, mas uma vez que os futuro jogos Need for Speed estão rodando no Frostbite ... você já pode contar com o Wii U fora dessa equação.
No final, a EA fez isso publicamente:
Anunciou uma parceria inédita com a Nintendo;
Chamou o Wii U de plataforma de jogos da próxima geração e que eles têm muitos lançamentos sendo feitos para ele;
Declarou que o Frostbite 2 não rodou bem no console;
Tentou diminuir as capacidades do Wii U, só para a Crytek dizer que Crysis 3 foi totalmente executado na plataforma antes de "decisões de negócios", que impediram o seu lançamento;
Lançou 3 jogos "geralmente populares", que estavam sob suportados, ports extremamente pobres, ou superfaturados graças a outros pacotes que eles lançaram, que continha o mesmo jogo na época;
Disse em 2013 que estão focados em consoles da Gen4 , completamente deixando de fora o Wii U da equação.
Qualquer que seja o que está acontecendo, só podemos olhar os fatos públicos. A EA não só abertamente mentiu sobre as coisas, eles estão se esquivando do problema. Ela pode ou não pode ser uma empresa que você gosta (eu gosto de alguns de seus jogos), mas é hora de eles pararem de falar besteira e jogar um jogo de relações públicas muito pobre. Basta ser honesta: você não quer apoiar a Nintendo, apesar da Ubisoft provar que pode ser bem sucedida e conseguir vendas sólidas.
É realmente muito simples. Ok, isso é o suficiente sobre EA. Estou ficando cansado de desculpas.