Créditos ao user Dio.Tupi, do uol novamente, headline ja é o link para fonte.
Recomendo mesmo a leitura.
Recomendo mesmo a leitura.
Dio.Tupi escreveu:A Nintendo fez a escolha certa: ainda vai impressionar na E3
A Nintendo é conhecida por fazer passos ousados na indústria, mas a maior parte tem a ver com o hardware que eles lançam. Um portátil com duas telas? Isso não pode funcionar! Mais de 150 milhões de vendas mais tarde mostra que sim, é possível. Controles de movimento e controles simplificados! Você está louca Nintendo. 99 milhões em vendas depois diz que, na verdade, não, eles não estavam. 3DS? Ninguém gosta de 3D Nintendo! Mais de 30 milhões em vendas em mais de dois anos. Não muito gastos.
Claro, o outlier agora é o Wii U da Nintendo, que não decolou ainda, mas vamos dar-lhes um pouco de tempo para ver como isso se desenrola. A história aponta para que estará muito bem no final.
A própria indústria está quebrado agora. Jogos que vendem milhões de unidades não são bem sucedidos ou totalmente rentáveis. Todo ano as três grandes aparecem para E3 com muitas esperanças e sonhos enfileirados, apenas para serem frustrados quando vemos o próximo jogo do Kinect, ou vemos um jogo de livro de feitiços com o PS Move, ou uma ênfase na televisão a cabo. Até mesmo a poderosa Nintendo vacilou, com promessas quebradas (E3 2011) e software mal orientado (terminando E3 2012 com Nintendo Land).
Tanta importância de um ano inteiro colocada em cerca de uma hora de apresentação, que quase se torna um pouco louco pensar que o futuro de toda a indústria baseia-se em um espaço de tempo tão curto. Dois anos atrás, a Nintendo lançou a Nintendo Direct. A maneira de dar os anúncios diretamente aos fãs na internet (e agora em seu Wii U). Lentamente, esta cresceu, a ponto de que duas vezes neste ano, a Nintendo Direct foi referenciada como Mini-E3. Elas eram repletas de conteúdo e anúncios em abundância, algo geralmente reservado para a E3.
A Nintendo não está sozinha neste processo de pensamento. Microsoft e Sony têm apresentado ou vão apresentar todo o novo hardware em um evento separado da E3 - algo que se pensava ser inédito. Revelações de Hardware foram quase garantidas serem exclusivas da E3, e isso tirou a chama do grande evento. A Nintendo indicou isso quando anunciaram que não teria uma conferência.
A E3 ainda é um grande negócio para Nintendo
A Nintendo ainda vai estar na E3. Eles ainda vão ter uma das maiores apresentações no chão da exposição, e eles ainda vão realizar eventos de mídia. Isso não mudou. A única mudança é que não haverá grande comoção envolta de um evento para a imprensa. A E3 é o tempo que os fãs de jogos estão mais ativos na internet. O evento acontece no verão, quando a maioria não está frequentando a escola. Muitas pessoas tiram folga no trabalho, ou estão olhando para os seus sites favoritos no trabalho, só porque eles querem saber tudo sobre os grandes jogos que estão a caminho.
A Nintendo tem anúncios guardados para E3. Já nos disseram que Mario U, Mario Kart U, e Smash Bros estariam todos presentes de alguma forma. Esses são três títulos importantes. Há provavelmente mais com Bayonetta 2, e até mesmo um pouco mais de X. Na verdade, a Nintendo disse que iria se concentrar seus esforços da E3 no Wii U.
Isso significa que os pequenos eventos de mídia que eles sempre tiveram, além da grande imprensa estarão lotados com revelaçãoes e jogos do Wii U. Em alguns irão com mais profundidade, como já fizeram no passado.
A plataforma da E3 será usada para mostrar o poder da mídia online
Nintendo Direct. E3. A Nintendo afirmou que vai ter Nintendo Direct em praticamente todos os principais produtos de marketing durante a E3, algo que eles fizeram antes na E3 do ano passado. A Nintendo vai usar a comoção que a E3 gera com o público online para lançar suas próprias Mini-conferências via Nintendo Direct. Ela quer reverter as tendências e trazer a E3 para você. Este é um movimento muito ousado por parte da empresa. Bom para os fãs, ruim para a mídia, e como tal, a imprensa em torno dela pode se tornar morna. Ainda assim, o poder online estará em plena exibição para a Nintendo continuar a provar que não precisa mais de uma grande conferência para gerar entusiasmo para as suas plataformas.
A Nintendo pode levar realmente a E3 até você
Uma coisa que ninguém ousou fazer é liberar demos da E3 para o público durante a E3. Quero dizer, é quase a derrota da finalidade inteira da exposição e, seguramente, a própria mídia ficaria chateada se eles não tiverem mais o direito às primeiras impressões.
Estamos em uma nova era. Novas formas de se comunicar e, como tal, é hora da indústria amadurecer. Não estou dizendo que a Nintendo vai nos dar as demos de jogar durante a E3, mas eu acho que é totalmente possível. A única maneira que E3 poderia ser melhorada é que se todos nós tivermos a oportunidade de jogar os jogos por nós mesmos e fazermos a nossa própria mente.
Novamente, isso não enfatiza a mídia, mas torna uma perspectiva muito melhor para o consumidor.
A desvantagem: Menos atenção da mídia
A Nintendo provavelmente vai ter menos atenção da mídia. Não necessariamente dos sites de jogos com foco na Nintendo, ou mesmo IGN, mas a partir da mídia periféricas, como a CNN, Fox, MSNBC, e outros. Agora, eu sei que muitos podem pensar que é uma boa coisa, porque esses muitas vezes desinformam, mas é assim que o público em todo o mundo ouve falar das coisas. Eles não assistem o que acontece na E3, eles ouvem sobre isso por esses meios. A Nintendo provavelmente não vai mesmo ser falada na época através desses meios.
O lado positivo disso é que a Nintendo pode realmente se concentrar, como eles alegaram há anos, no jogador mais sério. O tipo que compra mais de um jogo por ano e se chamam de gamers. Porque é esse o público online - os jogadores que querem gostar de seus produtos se lhes derem razão para isso.
No fim das contas, este é um movimento muito ousado, mas provavelmente a decisão correta com base no impacto que a E3 anterior teve. A Nintendo nunca poderá dar outra conferência de imprensa novamente se isso cair bem, mas neste momento eu não acho que precisamos mais deles. É só uma questão de tempo antes de a Microsoft e Sony a seguirem.