Skyrim foi sem dúvida um dos melhores e maiores jogos de 2011 e quiçá dessa geração. Apesar de seu poder sugador de almas e vidas sociais, o jogo apresentava diversas falhas de mecânicas, jogabilidade e por quê não, de enredo e storytelling. Um futuro The Elder Scrolls/Fallout 4 é certo na próxima geração e essas são minhas demandas para a Bethesda num próximo jogo da franquia.
1 – Combate montado
Em 1998 Link cavalgava sobre Epona disparando flechas, o mesmo podemos dizer do Wanderer em Shadow of the Colossus. E não precisamos ir muito longe, já que em 2010 John Marston se dava ao luxo de congelar o tempo com seu “olho morto” e acertar alguns headshots usando o mesmo tipo de montaria. Agora me diga, por que em 2011, o ganhador de jogo do ano em diversos sites, me obriga a descer do cavalo a cada 5 minutos para espancar algum monstro ou bandido perambulando pelo caminho? Pelo amor de Deus, adicionem um combate montado! Não queremos DLCs ridículas como as de Oblivion onde você colocava uma armadura no pé-de-pano. Queremos arquearia, espadadas e por que não, atropelar os bad guys! Isso abriria um leque enorme no próximo game e quem sabe duelos de justas em algumas cidades. E não pensem pequeno, queremos domar outras criaturas como unicórnios, dragões, javalis (#Castlevania LoS feelings).
2 – Multiplayer/Co-op e Parties Maiores
Skyrim tem um mundo tão vasto, que é o mais próximo que chegaremos de uma experiência MMO Single-Player sem nos tornarmos jogadores irritantes de WoW. Por que não incluir um modo Co-op para até 4 pessoas então? Coloquem uma arena estilo Coliseu em alguma cidade para nos enfrentarmos também, assim você cala aquele amigo maldito que diz ter um mago Lvl.50 com uma bela espadada nas ventas. Alguns podem dizer que isso vai invalidar o enredo da campanha, ou que o jogo se tornaria muito fácil, mas em 2.000, Diablo 2 já adaptava a dificuldade das dungeons de acordo com o nível e a quantidade de aventureiros. A Bethesda poderia aumentar também o número de companions NPCs, se eu jogo com um guerreiro e quero ter como seguidores um grupo padrão de RPG: um mago, um ladrão e um clérigo, porque não me dar a opção? Dead Island apesar de ter um enredo medíocre trabalha bem nesse quesito multiplayer, só não vá convidar aquele colega trollador que em um instante aniquilará todos os NPCs do seu mundo.
3 – Um Novo Sistema de Combate Corpo-a-Corpo
Voltando à Dead Island, uma outra coisa que eles acertaram foram os combates corpo-a-corpo, a possibilidade de decepar membros com armas cortantes, ou quebrar braços e pernas com armas de concussão é algo genial. Implantado em um novo The Elder Scrolls, seria assustador decepar o braço de um troll e ver o membro regenerar em espaço de segundos… ou mesmo inutilizar a mão de um mago, prevenindo que ele soltasse aquela derradeira Fireball na sua fuça. Pra quem joga Dungeons & Dragons, sabe que existe uma habilidade dos magos invocarem magias apenas por voz, seria interessante habilitar um perk para isso, aí mesmo que algum inimigo te aleijasse você ainda estaria dentro do combate. Outra inclusão bacana seria o dano em armas e armaduras, quem sabe após acertar o 5º Power Atack num escudo, ele se despedace.
4 – Um Menu Mais Funcional e Agradável
Uma das poucas involuções da franquia foram os menus, em Oblivion podiamos ver nosso personagem de diversos ângulos e zooms. Já em Skyrim tudo isso desapareceu para se tornar uma versão “prima pobre” da dashboard do PS3. Por que eu gastaria horas customizando meu personagem com cicatrizes, olhos vazados, pinturas de guerra, etc, se vou passar o resto do jogo de elmo e sem a possibilidade de brincar de The Sims? Outra coisa que me desagradou foi a “Massefectização” das armaduras, se em Oblivion existia um menu para cada parte do equipamento, agora existe um catadão “tamo junto e misturado” de equipamentos.
5 – Constituir Família e uma Economia Mais Orgânica
Fable não é nem de longe minha franquia favorita, mas devemos dar o braço à torcer pra Peter Molineux… por que catso existe uma falta tão grande de tochas e os vendedores são todos tão pobres? Mesmo vendendo diariamente jóias e equipamentos da melhor qualidade, será que só existe um único consumidor em todo o continente? “Parece que sim, o jogador”. Por que não nos dar a possibilidade de investir em algumas lojas, contratar NPCs e resgatar a tão merecida “mesada” de tempos em tempos (GTA Style) Bethesda? Quanto à parte de relacionamentos, o 1º passo já foi dado com a possibilidade do casamento, mas mesmo assim Fable já fez isso há anos e muito melhor. Por que não dar a opção do jogador ser pai? Imaginem a dúvida na cabeça de um aventureiro que montou sua bela fazendinha ao pé de uma montanha, sair pra alguma jornada em busca de riquezas e deixar pra trás sua bela esposa e filhos, à mercê do ataque de algum desafeto que você criou na quest anterior. Tudo isso contribuiria ainda mais para o fator “sugador de almas” que os jogos dessa tão amada produtora são conhecidos.
Esses são os meus desejos pros tão esperados Fallout 4 e The Elder Scrolls 6… e você? Quais são suas “reclamações” sobre Skyrim?