dukemagus escreveu: não é uma ordem cronológica que eu recomendo bonatti, é uma ordem de imersão/complexidade
Não são games simples e com enredo mínimo como mario, então se você decidir começar logo pelo mais difícil/hardcore/entupido de ligações e citações, vai acabar meio perdido.
Eu recomendo uma ordem mais "digerível", pra pessoa saber o que ela está realmente jogando.
Persona 1 e a duologia persona 2, por exemplo, possuem ligação forte entre si (com direito a protagonistas de um voltando no outro).
Shin megami tensei 2 é sequência direta do final neutro do 1
Digital devil saga 1 e 2 são tão emendados em termos de enredo que podem ser considerados um jogo só
já SMT 3, strange journey e 4, persona 3 e (até certo ponto) persona 4 possuem ligações mínimas com qualquer outro jogo, contudo.
O que muda em cada "série" é foco e temática, mas o "coração" de todo o universo que a atlus criou sempre vai ser a série principal.
A sim, eu entendi seu ponto velho..... mas acho que os jogos são tão fechadinhos que é possivel sim jogar em qualquer ordem, foi isso oq eu quis dizer ao comparar com Mario. Eu poderia comparar com Final Fantasy tb, por exemplo.
Claro que tem uns que são continuação e tal, ai é melhor começar do 1.... mas é só escolher uma franquia e se divertir!