Street Fighter IV (Dimps & Capcom, Arcade) - Lançado em 18 de Julho de 2008 apenas em Arcades japoneses na placa Taito Type X2, o jogo foi produzido pela pela Capcom em parceria com a Dimps. É o primeiro jogo numerado da série Street Fighter lançado pela Capcom desde 1999, depois de um hiato de quase 9 anos sem novidades na série. O Arcade foi importados para os Estados Unidos, mas seu lançamento não foi "oficial" por lá.
A versão Arcade foi lançada em 2008, e as versões caseiras para PlayStation 3 e Xbox 360 foram lançadas em 12 de Fevereiro de 2009 no Japão, chegando 4 dias depois nos Estados Unidos depois e 8 dias depois na Europa. A versão para Windows foi lançada em 02 de Julho de 2009 no Japão, 03 de Julho na Europa e 07 de Julho nos Estados Unidos. A versão para iOS foi lançada em 10 de Março de 2010.
Jogabilidade
O produtor Yoshinori Ono falou que ele queria manter o jogo próximo à Street Fighter II. Um novo sistema chamado "Focus Attacks" (Saving Attack na versão japonesa) foi introduzido, assim como os "Ultra Moves". O tradicional sistema de 6 botões retorna, com novos recursos como "Special Moves" integrado ao sistema de golpes, misturando a jogabilidade clássica com inovações.
Stephen Kleckner do site 1UP.com falou que o jogo tem uma pegada similar à Super Street Fighter II Turbo, mas também trás alguns recursos de Street Fighter III: 3rd Strike. Assim como em Street Fighter III, arremessos são feitos ao apertar ambos botões de soco e chute fraco, enquanto que a provocação ou ação pessoal é feita apertando os botões de soco e chute fortes. Apertando ambos botões médios faz o Focus Attack do personagem. Arrancadas e levantar rápido também estão presentes no jogo. C. Viper e Dan (com as suas provocações aéreas) são os únicos personagens no jogo capazes de fazer um salto mais alto.
Estavam previstos para o jogo que os estágios de bônus como o "quebra-carros" dos primeiros jogos da série iriam retornar. Ono falou depois que as fases de bônus não iriam aparecer na versão arcade do jogo, citando que a razão da remoção é que o tempo que os jogadores passariam em uma fase de bônus é o mesmo que eles teriam de perder uma luta, fazendo com que os donos das lojas de arcade perdessem dinheiro com isso.
O sistema de Focus Attacks é a grande novidade de Street Fighter IV. Ele é um movimento que permite que o jogador absorva um ataque e lance um contra-ataque, que é feito ao apertar os 2 botões médios simultaneamente. O ataque é dividido em 2 fases: a primeira consiste em o lutador mudar de postura de batalha, aonde nesta postura ele(a) irá absorver um único ataque do oponente; já a segunda fase é o contra-ataque. Quanto mais tempo o jogador segurar os botões, mais forte este ataque será.
Se os botões forem segurados por tempo suficiente, o ataque será indefensável e o oponente irá cambolear lentamente para o chão, permitindo que o jogador encaixe um golpe nesse momento. Ataques que forem absorvidos durante a primeira fase do Focus Attack ainda causam danos ao jogador; entretanto, o dano causado pelo ataque do inimigo irá se regenerar logo em seguida. Além disso, também durante a primeira fase do ataque o jogador pode fazer uma corrida para frente ou para trás para cancelar o Focus Attack.
Finalmente, ao custo de 2 barras de Super Combo, vários Special Moves podem ser cancelados em um Focus Attack. Ao executar um Focus Attack durante o Special Move, a animação do golpe será cancelada e instantaneamente virá a animação do Focus Attack. Isso permite os jogadores com temporização perfeita cancelar os Special Moves e logo seguida emendar com um combo. Se o Special Move é bloqueado pelo oponente, o novo sistema permite que os jogadores cancelem a defesa com um Focus Attack, e depois cancelar o Focus Attack por uma corrida para trás, indo seguramente para longe do inimigo.
Ono falou que esse sistema foi incorporado para mudar a ênfase de combos para um sistema mais realista comparado com o boxe, no qual "a habilidade está em ler o movimento do seu oponente antes dele o fazer... Nós não esquecemos dos combos e golpes conectados, mas o focus te dá a possibilidade de ler o oponente." O objetivo do sistema é fazer de ataques no chão uma maneira viável de chegar nos inimigos sem ter que pular como em jogos anteriores. O sistema de focus é a parte mais essêncial da jogabilidade de Street Fighter IV.
Além das versões mais fortes do Special Moves introduzidas em jogos anteriores como os Super Combos e EX Special Moves, o jogo também um novo tipo de ataque mais forte chamado oficialmente de Ultra Combo. Ultra Combos são uma animação longa e cinemática com uma variedade de socos, chutes e outras técnicas de luta. Assim como a barra Super Combo, há também a barra de Ultra Combo (oficialmente conhecida como barra Revenge ou medidor Revenge), mas ao contrário da barra Super Combo que é preenchida com ataques bem sucedidos, a Revenge é preenchida com danos recebidos do inimigo.
Junto com os Super Combos, os Ultra Combos são os únicos momentos (além dos arremessos por comandos de Zangief, E. Honda. Seth e Abel) no qual a câmera sai da posição fixa normal e toma uma posição mais dinâmica e cinemática da jogatina.
História
Street Fighter IV se passa vários meses depois dos eventos de Street Fighter II, se passando cronologicamente entre Street Fighter II e III. Depois de M. Bison sobreviver o seu encontro com Akuma, a corporação S.I.N. inicia outro torneio de luta para juntar os maiores lutadores da Terra para completar o seu projeto BLECE. Cada personagem tem suas próprias razões para entrarem no torneio, mas o verdadeiro desejo da S.I.N. é atrair Ryu para eles e analizar o seu Satsui no Hado, que eles acreditam ser os dados necessários para completar o BLECE.
O torneio é publicamente organizado pel S.I.N., aparentemente utilizando as lutas premilinares e sistema de pontos para determinar quem vai poder entrar (assim como mostrado em uma conversa entre Seth e o seu lacaio sobre como Dan Hibiki conseguiu "passar com apenas o minimo de pontos suficientes para se qualificar." Isso pode ser assumido por todos os lutadores do jogo, menos Seth.
Personagens
A versão arcade do jogo inclui todos os lutadores presentes na versão original de Street Fighter II (todos os 12 personagens, incluindo os 4 Grandes Mestres) e 4 novos personagens. Akuma de Street Fighter II Turbo também aparece como personagem secreto e também um oponente secreto, totalizando assim 17 personagens selecionáveis. Adicionalmente, o jogo inclui 2 personagens secretos: Seth como o chefe final normal e Gouken como oponente secreto, completando assim 19 personagens no total.
Personagens Clássicos:
Ryu
Um lobo solitário lutador de rua que tem afinado das técnicas ensinadas pelo seu mestre Gouken através de treinamentos intensivos diários. Vários lutadores se esboçam e se inspiram pelo seu estilo de vida e força. Ryu agora viaja o mundo para se transformar o "Verdadeiro Artista Marcial", mas logo ele se vê em uma trama para explorar os seus incríveis poderes.
Ken
Ken treinou com Ryu, que logo se tornou o seu amigo mais próximo e maior rival. Ele é o herdeiro legítimo do maior conglomerado dos Estados Unidos, o "Masters Family". Devido a sua nova vida junto à sua esposa, Ken está hesitante em desafiar Ryu novamente, mas Eliza aconselha ele à entrar no torneio.
Chun-li
Uma investigadora ICPO que luta com suas lindas e poderosas pernas. Ela entrou para a força quando tinha apenas 18 anos de idade para procurar pelo seu pai que está desaparecido. Agora, sentindo novamente a sombra da Shadaloo, uma organização que ela mesma levou à beira da destruição, ela começa uma nova investigação com a ajuda de Guile.
Guile
Um militar das Forças Aéreas dos Estados Unidos. Ele uma vez jurou vingança contra M. Bison, o assassino do seu melhor amigo, Charlie. Sua própria combinação de artes marciais dá à ele a força para cortar através de qualquer coisa. Sentindo a mão de Shadaloo por trás de vários novos incidentes, ele começa a investigar novamente, ao lado de Chun-li.
Zangief
Um wrestler profissional russo, também como conhecido como "Ciclone Vermelho". Seu inacreditável corpo musculoso é equipado com uma paixão ardente e amor pelo seu país de origem. Para manter a promessa para as crianças que se preocupam com ele, e provar que ele é realmente o mais forte, ele se entrega completamente em batalha. Ele irá alegremente caminhar em direção a um soco, se isso significa segurar e agarrar o seu oponente.
Blanka
Um orfão selvagem no sentido mais verdadeiro da palavra, Blanka tem sobrevivido e lutado nas florestas brasileiras desde quando foi abandonado lá quando ainda era um bebê depois da queda de um avião. Ele é capaz de fazer ataques inexplicavelmente selvagens e ferozes. Agora ele sai em uma jornada para se fazer a pessoa que a sua mãe se orgulharia como um filho.
Dhalsim
Um místico indiano que dominou o poder do ioga. Apesar de continuar hesitante à ferir outros em combate, ele se preparou para manejar seu sopro-de-chamas novamente, para salvar a vila da sua família.
E. Honda
Um lutador de sumô massivamente popular, seus poderes sempre chamaram a atenção. As suas habilidades são chamadas de "ofuscantes" para a sua classe no sumô. Para fazer do sumô um esporte "mundial", ele sai em uma jornada de combates ao redor do globo.
M. Bison / Balrog
Um boxeador que saiu do mundo do boxe devido ao seu amor as tendências violentas e perigosas. Ele se transformou em um dos tenentes de M. Bison por um bom pagamento. Ele então desapareceu com o colapso de Shadaloo, mas como todos os boxeadores, ele estava pra baixo mas não fora...
Balrog / Vega
Um narcisista que acredita que a beleza é o objetivo final nesse mundo. Ele trabalhou com M. Bison para promover seus próprios objetivos estéticos. Em combate, ele usa a sua terrível velocidade para desferir graciosos e matadores ataques. Ele caiu nas sombras depois da queda de Shadaloo...
Sagat
Imperador do mundo do Muay Thai, também conhecido como "Tigre Invencível". É dito que nenhum pode contra o poder dos seus chutes. Sua única derrota para Ryu ainda arde, literalmente, em seu torax, e ele continua a treinar para ficar mais forte.
Vega / M. Bison
Antigo suserano da organização secreta Shadaloo, cujas atividades do mal iam da gama das drogas até os experimentos com humanos e vendas de armas, ele é um mestre do todo poderoso "Psycho Power". Acreditavasse que ele tinha tido o mesmo destino que a caída Shadaloo, mas ele retorna com seu novo corpo para colocar outro esquema sombrio em ação.
Gouki / Akuma *
Seth
Conhecido como o "Mestre dos Bonecos", ele é o chefe. Ele é o CEO da S.I.N., a divisão de armas da Shadaloo. Seu corpo foi modificado utilizando tecnologia avançada. Seus golpes especiais e técnicas usam outros personagens.
Personagens Novos:
Abel
Um jovem que segue qualquer pista que ele encontra, não importa quão tenuosa seja, para encontrar os restos da Shadaloo. Ele sua os seus conhecimentos em artes marciais que sugerem que ele teve um treinamento militar. À primeira vista, ele pode parecer intimidador, mas ele é bem carismático. Ele não tem memórias do seu passado.
C. Viper
Uma agente feminina esperta e forte. Sempre com a cara no trabalho, ela manter as suas emoções em cheque o tempo todo. Sua roupa especial é equipada com armas ocultas, permitindo ela soltar uma variedade de ataques inesperados. Ela pode ser vista em ação em várias arenas, mas suas verdadeiras intenções permanecem desconhecidas.
El Fuerte
Um homem que é Luchador e cozinheiro. Sua paixão ardente permanece não abatida mesmo quando encarando o Ciclone Vermelho russo. Ele saiu em uma jornada para achar as receitas culinárias definitivas, mesmo que suas habilidades na cozinha ainda precisem de um certo polimento...
Gouken
O irmão mais velho de Akuma e mestre de Ryu e Ken, aparece na versão como um personagem secreto não controlável no fim do modo Single Player.
Rufus
O auto-proclamado lutador numero 1 dos Estados Unidos, que luta com seu próprio estilo de kung-fu. Ele é obscecado por Ken, seu rival, e luta para provar que ele é o mais forte. Infelizmente, ele tende a pular para conclusões, levando ele à uma trilha de espancamentos por engano.
Personagens exclusivos da versão Caseira:
Cammy *
Dan Hibiki *
Fei Long *
Gen *
Rose *
Sakura *
Ryu
Um lobo solitário lutador de rua que tem afinado das técnicas ensinadas pelo seu mestre Gouken através de treinamentos intensivos diários. Vários lutadores se esboçam e se inspiram pelo seu estilo de vida e força. Ryu agora viaja o mundo para se transformar o "Verdadeiro Artista Marcial", mas logo ele se vê em uma trama para explorar os seus incríveis poderes.
Ken
Ken treinou com Ryu, que logo se tornou o seu amigo mais próximo e maior rival. Ele é o herdeiro legítimo do maior conglomerado dos Estados Unidos, o "Masters Family". Devido a sua nova vida junto à sua esposa, Ken está hesitante em desafiar Ryu novamente, mas Eliza aconselha ele à entrar no torneio.
Chun-li
Uma investigadora ICPO que luta com suas lindas e poderosas pernas. Ela entrou para a força quando tinha apenas 18 anos de idade para procurar pelo seu pai que está desaparecido. Agora, sentindo novamente a sombra da Shadaloo, uma organização que ela mesma levou à beira da destruição, ela começa uma nova investigação com a ajuda de Guile.
Guile
Um militar das Forças Aéreas dos Estados Unidos. Ele uma vez jurou vingança contra M. Bison, o assassino do seu melhor amigo, Charlie. Sua própria combinação de artes marciais dá à ele a força para cortar através de qualquer coisa. Sentindo a mão de Shadaloo por trás de vários novos incidentes, ele começa a investigar novamente, ao lado de Chun-li.
Zangief
Um wrestler profissional russo, também como conhecido como "Ciclone Vermelho". Seu inacreditável corpo musculoso é equipado com uma paixão ardente e amor pelo seu país de origem. Para manter a promessa para as crianças que se preocupam com ele, e provar que ele é realmente o mais forte, ele se entrega completamente em batalha. Ele irá alegremente caminhar em direção a um soco, se isso significa segurar e agarrar o seu oponente.
Blanka
Um orfão selvagem no sentido mais verdadeiro da palavra, Blanka tem sobrevivido e lutado nas florestas brasileiras desde quando foi abandonado lá quando ainda era um bebê depois da queda de um avião. Ele é capaz de fazer ataques inexplicavelmente selvagens e ferozes. Agora ele sai em uma jornada para se fazer a pessoa que a sua mãe se orgulharia como um filho.
Dhalsim
Um místico indiano que dominou o poder do ioga. Apesar de continuar hesitante à ferir outros em combate, ele se preparou para manejar seu sopro-de-chamas novamente, para salvar a vila da sua família.
E. Honda
Um lutador de sumô massivamente popular, seus poderes sempre chamaram a atenção. As suas habilidades são chamadas de "ofuscantes" para a sua classe no sumô. Para fazer do sumô um esporte "mundial", ele sai em uma jornada de combates ao redor do globo.
M. Bison / Balrog
Um boxeador que saiu do mundo do boxe devido ao seu amor as tendências violentas e perigosas. Ele se transformou em um dos tenentes de M. Bison por um bom pagamento. Ele então desapareceu com o colapso de Shadaloo, mas como todos os boxeadores, ele estava pra baixo mas não fora...
Balrog / Vega
Um narcisista que acredita que a beleza é o objetivo final nesse mundo. Ele trabalhou com M. Bison para promover seus próprios objetivos estéticos. Em combate, ele usa a sua terrível velocidade para desferir graciosos e matadores ataques. Ele caiu nas sombras depois da queda de Shadaloo...
Sagat
Imperador do mundo do Muay Thai, também conhecido como "Tigre Invencível". É dito que nenhum pode contra o poder dos seus chutes. Sua única derrota para Ryu ainda arde, literalmente, em seu torax, e ele continua a treinar para ficar mais forte.
Vega / M. Bison
Antigo suserano da organização secreta Shadaloo, cujas atividades do mal iam da gama das drogas até os experimentos com humanos e vendas de armas, ele é um mestre do todo poderoso "Psycho Power". Acreditavasse que ele tinha tido o mesmo destino que a caída Shadaloo, mas ele retorna com seu novo corpo para colocar outro esquema sombrio em ação.
Gouki / Akuma *
Seth
Conhecido como o "Mestre dos Bonecos", ele é o chefe. Ele é o CEO da S.I.N., a divisão de armas da Shadaloo. Seu corpo foi modificado utilizando tecnologia avançada. Seus golpes especiais e técnicas usam outros personagens.
Personagens Novos:
Abel
Um jovem que segue qualquer pista que ele encontra, não importa quão tenuosa seja, para encontrar os restos da Shadaloo. Ele sua os seus conhecimentos em artes marciais que sugerem que ele teve um treinamento militar. À primeira vista, ele pode parecer intimidador, mas ele é bem carismático. Ele não tem memórias do seu passado.
C. Viper
Uma agente feminina esperta e forte. Sempre com a cara no trabalho, ela manter as suas emoções em cheque o tempo todo. Sua roupa especial é equipada com armas ocultas, permitindo ela soltar uma variedade de ataques inesperados. Ela pode ser vista em ação em várias arenas, mas suas verdadeiras intenções permanecem desconhecidas.
El Fuerte
Um homem que é Luchador e cozinheiro. Sua paixão ardente permanece não abatida mesmo quando encarando o Ciclone Vermelho russo. Ele saiu em uma jornada para achar as receitas culinárias definitivas, mesmo que suas habilidades na cozinha ainda precisem de um certo polimento...
Gouken
O irmão mais velho de Akuma e mestre de Ryu e Ken, aparece na versão como um personagem secreto não controlável no fim do modo Single Player.
Rufus
O auto-proclamado lutador numero 1 dos Estados Unidos, que luta com seu próprio estilo de kung-fu. Ele é obscecado por Ken, seu rival, e luta para provar que ele é o mais forte. Infelizmente, ele tende a pular para conclusões, levando ele à uma trilha de espancamentos por engano.
Personagens exclusivos da versão Caseira:
Cammy *
Dan Hibiki *
Fei Long *
Gen *
Rose *
Sakura *
*Esses personagens não tem uma ficha oficial por parte da Capcom.
Desenvolvimento
Antes do produtor Yoshinori Ono mandar a idéia para o líder da Capcom R&D Keiji Inafune, havia uma atitude prevalecente sobre uma nova entrada numérica na série Street Fighter de que o jogo não seria feito. Inicialmente, havia muita resistência para a idéia de Ono para um novo Street Fighter depois de tanto tempo depois do original. O espaço entre 2000 e 2008, uma vez que Street Fighter EX3, o último jogo inédito lançado, representava o maior tempo no qual a série ficou sem uma sequencia.
Porém, depois de uma recepção muito grande dos fãs que compraram Street Fighter II' Hyper Fighting, Inafune eventualmente permitiu que o projeto fosse iniciado. Esse é o primeiro jogo da série Street Fighter no qual Ono trabalhou como produtor, porém ele tinha trabalhado anteriormente em Street Fighter III 3rd Strike como diretor de som e produziu o jogo Capcom Fighting Jam. A experiência trazida por Super Street Fighter II Turbo foi a principal influência para o time de desenvolvimento de Street Fighter IV.
O conceito do jogo, chamado de Street Fighter IV Flashback, que foi imaginado em parte por David Sirlin, o designer de Super Street Fighter II Turbo HD Remix, não passou o estágio inicial. Flashback traria um estilo de jogabilidade 2,5D e o roster do jogo trazendo personagens clássicos de Street Fighter II mas alguns personagens como Sakura e alguns novos personagens. O jogo teria um modo single player de ação em terceira pessoa (similar à God of War) que focaria na história de Ryu, assim como versões arcade originais da série Street Fighter em suas formas originais e uma versão 3D de Super Turbo.
O sistema de combate facilitado de Flashback seria depois usado em Tatsunoko vs. Capcom: Ultimate All-Stars, porém menos o sistema "flashback" que seria a grande novidade do jogo.
Enquanto Street Fighter IV trás modelos e cenários em 3D, a jogabilidade permaneceu em um plano tradicional 2D, com a câmera tendo liberdade de se movimentar em 3D durante certos eventos, para dar um efeito mais dramático, similar a série Street Fighter EX produzida pela Arika. Entretanto, há uma pequena diferença entre os dois. O diretor de arte e designer de personagens Daigo Ikeno, que trabalhou anteriormente em Street Fighter III 3rd Strike, optou por um renderizador não-fotorealisticos para dar aos personagem uma aparência de que foram desenhados a mão, com efeitos visuais mais caligrafos sendo mostrados durante as lutas.
O jogo roda na placa Taito Type X² com a cabine Taito Vewlix, e usa o sistema de rede da máquina que permite jogadores em máquinas diferentes joguem contra em máquinas distintas.
Versões Caseiras
Street Fighter IV também foi lançado para PlayStation 3, Xbox 360 e Windows, apresentado personagens adicionais para jogar e recursos não encontrados na versão arcade. A Capcom depois lançaria o jogo no iOS em 10 de Março de 2010.
A adição mais notável das versões caseiras de Street Fighter IV são 8 personagens desbloqueáveis que não estavam presentes na versão arcade. Seth e Gouken, que eram controláveis apenas pela CPU no arcade, e 6 novos personagens de outros jogos da série foram adicionados, fazendo um total de 25 personagens, todos selecionáveis. Os personagens introduzidos foram Dan Hibiki, Fei Long, Sakura, Cammy, Gen e Rose.
As versões caseiras também trazem modo online, conteúdo exclusivo por download, um "Challenge Mode" que age como um módulo de treinamento para jogadores, requerindo que eles reproduzam comandos indicados na tela ou combos com sucesso com níveis de dificuldade que vão aumentando a cada desafio, assim como a opção de selecionar as vozes em Inglês ou Japonês para os personagens (similar a opção de voz nos jogos da série Soulcalibur), fazendo de Street Fighter IV o primeiro jogo da série à trazer vozes em inglês para todos os personagens.
O jogo também trás uma nova abertura contendo a música "The Next Door" pelo artista Exile, disponível em japonês e em inglês (dependendo da sua escolha de linguagem no jogo), além de aberturas e finais com cenas em animação para todos os personagens.
No Windows, que é considerada pela capcom a "edição definitiva" do jogo, vem com alguns extras não presentes em nenhuma outra versão do jogo. Ela vem com modo online pela Games for Windows LIVE, com chat por voz e conquistas únicas dessa versão, mas o sistema de cross-platform que estaria disponível com jogadores do Xbox 360 acabou não sendo implementado. Além disso, o jogo tem resoluções maiores e 3 novos estilos visuais chamados "Ink", "Watercolor" e "Posterize".
Essa versão também foi lançadas em 2 pacotes: a regular apenas com o jogo e um bundle com o controle Mad Catz FightPad (com design do Ryu) que é vendido separadamente para a versão Xbox 360. Aqueles que compraram o jogo na pré-venda da Best Buy receberam u m DVD com a animação feita pela Eagle One (não é a mesma animação "The Ties That Bind" que vinha na edição de colecionador para consoles). Adicionalmente, Svensson falou nos fóruns da Capcom Unity que o jogo vem com uma proteção de cópias SecuROM no lançamento Norte Americano.
As especificações da versão Windows foram divulgadas em 15 de Maio de 2009 e são bem modestas comparadas com outros jogos lançados na época.
Marketing
Para os lançamentos ocidentais, 3 pacotes diferentes do jogo foram preparados - o lançamento Europeu, o lançamento Norte Americano normal e a edição de colecionador Norte Americana. Os conteúdos das edições de colecionador são praticamente idênticos para os que compraram a versão européia e são os seguintes:
- Uma revista com um guia de estratégias feito pela editora Prima (que também foi publicado como um guia de estratégia completo nos Estados Unidos), apresentando artworks desenhadas pela UDON Comics.
- Um disco contendo um filme de animação chamado "Street Fighter IV: The Ties That Bind", produzido pelo Studio 4ºC como um prólogo para o jogo, e uma seleção de trailers do jogo (em disco de Bluray na versão PS3 e em formato DVD na versão do Xbox 360, ambos em 720p).
- Um CD com a trilha sonora (não vendido na Europa).
- Bonecos de Crimson Viper e Ryu (no lançamento estadunidense, os donos de PS3 ganhariam o boneco de Ryu, enquanto os donos de Xbox 360 ganhariam o boneco da Crimson Viper. Na Europa, os donos do PS3 e Xbox 360 ganharam ambos os bonecos no lugar a trilha sonora em CD.
- 5 roupas para download, pacote que ficou conhecido como "Brawler Pack" que inclui roupas alternativas para: Zangief, E. Honda, Rufus, El Fuerte e Abel.
A Mad Catz produziu 6 controles distintos para o jogo, 2 estilo controles Arcade e 1 controle específico para o PS3 e Xbox 360. Esses produtos incluem um modelo básico de controle, o "Street Fighter IV FightStick"; uma versão mais pesada e resistente, "Street Fighter IV FightStick Tournament Edition"; e um controle de 6 botões, chamado "Street Fighter IV FightPad ". Enquanto o fabricante dos periféricos Hori também produziu 2 controles exclusivos para o mercado japonês/asiático baseado em versões antigas de controles da empresa.
Versão iOS/Android
A versão iOS permite que jogadores se enfrentem através do bluetooth, mas trás apenas 8 personagens da versão console e seus estágios. Os personagens são: Ryu, Ken, Chun-li, Guile, Dhalsim, Blanka, Abel e M. Bisos. Em um update, 2 novos personagens foram adicionados: Zangief e Cammy. O último update recebido trouxe Sagat como personagem selecionável e Dee Jay como personagem desbloqueável.
Em 30 de Junho de 2011, uma versão do jogo foi lançada na AppStore chamada "Street Fighter IV Volt", que trás um exclusivo modo online, novos personagens (Balrog, M. Bison, Cody, Sakura, Makoto, FeiLong e Yun) e o modo Treino.
Em 05 de Janeiro de 2012, uma versão do jogo chamada Street Fighter IV HD foi lançada para os aparelhos da linha Optimus LTE da LG. Já em 30 de Dezembro de 2012, uma versão do jogo chamada apenas de "Street Fighter IV" foi lançada apenas no Japão no serviço Google Play.
DLC (Conteúdo Por Download)
As versões para consoles de Street Fighter IV tiveram suporte de conteúdos excluvisos lançados por download, que estão disponíveis na Xbox Live Marketplace e PlayStation Network desde fevereiro de 2009.
O primeiro pacote de expansão, chamado "Championship Mode", foi lançado gratuitamente em 24 de Abril de 2009. Ele trás o "Replay Mode", um novo sistema de pontos e um melhor sistema de torneios. O "Championship Mode" é um modo aonde uma série de jogadores competem entre si por pontos em rankings. Quanto maior o ranking, mais dificil deve ser o desafio que o jogador deve participar. Na versão PlayStation 3 o download permite o jogador votar em quais partes da luta que foi gravada foram "engraçadas", "incríveis" e "bonitas". A versão para Xbox 360 permite que o jogador faça o download de suas lutas gravadas para o console.
Além disso, 5 pacotes de roupas foram lançados para compra. Esses pacotes incluem roupas alternativas já vistas na versão arcade e foram lançadas em datas diferentes segundo os seguintes pacotes:
- 17 de Fevereiro de 2009 (América do Norte); 20 de Fevereiro de 2009 (Europa): Brawler Pack incluindo roupas alternativas para: Zangief, E. Honda, Rufus, El Fuerte e Abel.
- 24 de Fevereiro de 2009 (América do Norte); 27 de Fevereiro de 2009 (Europa): Femme Fatale Pack incluindo roupas alternativas para: Chun-li, Cammy, Sakura, Rose e Crimson Viper.
- 03 de Março de 2009 (América do Norte); 06 de Março de 2009 (Europa): Shoryuken Pack incluindo roupas alternativas para: Ryu, Ken, Akuma, Gouken e Dan.
- 10 de Março de 2009 (América do Norte); 13 de Março de 2009 (Europa): Shadaloo Pack incluindo roupas alternativas para: Seth, M. Bison, Sagat, Balrog e Vega.
- 17 de Março de 2009 (América do Norte); 20 de Março de 2009 (Europa): Classic Pack incluindo roupas alternativas para: Guile, Dhalsim, Fei Long, Blanka e Gen.
Um pacote único chamado "Complete Alternate Costume Pack", contendo todas as roupas alternativas citadas acima ficou disponível para download no dia 05 de Maio de 2009 na América do Norte e em 09 de Maio de 2009 na Europa.
Apesar de inicialmente a Capcom ter dito que não tinha planos para nenhum personagem adicional ser lançado para o jogo, querendo manter o foco nos "valores" da jogabilidade, Yoshinori Ono depois revelou que versões inacabadas de Dee Jay e T. Hawk (os únicos 2 personagens de SSFIIT que não estão presentes no jogo) foram feitos, e devido ao grande clamor dos jogadores por eles, poderiam acabar sendo lançados no jogo. Esses personagens eventualmente foram lançados em Super Street Fighter IV.
Na versão iOS, o pacote "Street Fighter II Arrange BGM" pode ser comprado para ter uma variação de trilha sonora durante a jogatina.
Mídias Relacionadas
Anime
"Street Fighter IV: The Ties That Bind" é um filme de animação dirigido por Jirou Kanai que foi incluido como um disco bônus das edições de colecionador de Street Fighter IV para PlayStation 3 e Xbox 360. O enredo, que se passa antes dos eventos de Street Fighter IV, começa com Cammy e a sua Força-Tarefa Delta Red investigando uma anomalia energética. Chun-li e Guile investigam o desaparecimento de um artista marcial bastante conhecido e acabam achando Abel, um novo lutador de artes marciais mistas. Crimson Viper é enviada para capturar Ryu sob ordens de Seth, que sabe sobre o Satsui no Hadou dele e o deseja para si.
Adicionalmente, cinco curtas promocionais de personagens do jogo foram lançados no site da Capcom.
Quadrinhos
Além da animação supracitada, a UDON Comics também publicou uma revista de 4 edições na edição de colecionador do jogo. O primeiro volume foi lançado separadamente em 18 de Fevereiro de 2009. O quadrinho foca apenas nos novos personagens (Abel, Viper, El Fuerte e Rufus) e suas interações com vários dos personagens mais conhecidos da série.
PlayStation Home
No serviço online da versão PlayStation 3, a Capcom lançou vários espaços tematizados de Street Fighter IV, chamado de "S.I.N. Secret Base from Street Fighter IV". Ele trazia alguns recursos como o "Challenge Opponent", que permite os usuários fazer uma ação baseada em seu nível de luta em Street Fighter IV, assim como comprar as roupas tematizadas e ornamentos para todos os personagens do jogo. Esse espaço foi lançado na versão japonesa em 30 de Julho de 2009, no resto da Ásia em 24 de Setembro de 2009, na Europa em 09 de Outubro de 2009 e finalmente na América do Norte em 23 de Outubro de 2009.
Além do espaço de jogo, roupas e ornamentos, Street Fighter IV também tem suporte de "Launching Game" na PlayStation Home que permite os jogadores iniciarem o modo multiplayer diretamente da Home, com opções avançadas. Esse recurso foi adicionado em 23 de Abril de 2009. Alguns troféus de Street Fighter IV também liberam recursos na Home.
Recepção
Ambas versões para arcade e caseiras de Street Fighter IV foram muito bem recebidas em todo o mundo. O jogo recebeu média 94 no Metacritic na versão do PlayStation 3, 93 na versão Xbox 360 e 91 na versão Windows.
A versão arcade do jogo ganhou o titulo de "Melhor Jogo de 2008" no Japão pelo editorial da revista Arcadia na edição de Fevereiro de 2009. O jogo também ganhou nas categorias de "Melhores Gráficos", "Melhor Produção" e "Escolha dos Leitores". O personagem Ryu ficou em primeiro lugar no "Top 20 Personagens de 2008" da mesma edição. No mesmo mês, a edição da "PlayStation: The Official Magazine" deu ao jogo nota 5/5 enquanto a "Official Xbox Magazine" deu ao jogo nota 9.5/10.
O site IGN deu ao jogo nota 9.3/10, chamando o jogo de "irrevogavelmente profundo jogo de luta", mas disse que as cutscenes animadas são "muito mal animadas e não dizem quase nada sobre a história ou o contexto para cada personagem estar participando do torneio." O site GameSpot deu o título de "Melhor Jogo de Luta de 2009" na Escolha do Editor e Escolha dos Leitores. Adicionalmente, o site GameTrailers também noemou o jogo como "Melhor Jogo de Luta de 2009". O jogo também ganhou o título de "Jogo de Luta do Ano" na edição 2009 da Spike Video Game Awards.
O site Giant Bomb deu nota 5 de 5 para o jogo falando que "Street Fighter IV é um jogo que combina os estilos novos e antigos, resultando em um jogo familiar o bastante para trazer os jogos antigos de volta à franquia e também diferente o bastante para apelar a jogadores que nunca jogou a série até hoje." O site Eurogamer deu ao jogo nota 10/10 falando "depois de 1 mês jogando Street Fighter IV quase todos os dias, o que ficou bem claro é que ele apela a um vasto número de habilidades e gostos sem comprometer a fidelidade."
A versão iOS também foi bem aclamada no seu lançamento. O site Gameplayershub.com deu ao jogo nota 97%, indicando que o jogo tem um acabamento tem polido, mostrando que havia um futuro dos jogos do gênero na plataforma.
Artwork 1:
Artwork 2:
Galeria de Capas:
Artwork 2:
Galeria de Capas:
Upgrades:
Super Street Fighter IV
Lançado em 27 de Abril de 2010, Super Street Fighter IV é o primeiro grande update de Street Fighter IV. SSFIV inclui vários novos modos online e 10 novos personagens, assim como mudanças e melhoramentos aos já existentes, como novos Ultra Combos e roupas adicionais. Junto com os personagens retornantes, foram adicionados T. Hawk, Dee Jay, Adon, Guy, Cody, Ibuki, Makoto e Dudley. Os novos personagens introduzidos aqui foram Juri, uma coreana que luta Tae Kwon Do que trabalha de espiã para a organização S.I.N. e Hakan, um wrestler turco.
Super Street Fighter IV: Arcade Edition
Um port da versão arcade de Super Street Fighter IV foi lançado para sistemas caseiros pela Capcom em Dezembro de 2010, chamado de Super Street Fighter IV: Arcade Edition. Arcade Edition adicionou Yun, Yang, Evil Ryu e Oni para o roster, assim como mudanças para os personagens existentes. Essa versão foi lançada como pacote separado ou update comprado por download.
Ultra Street Fighter IV
Um novo update para Street Fighter IV chamado de Ultra Street Fighter IV foi anunciado no dia 14 de Julho de 2013 durante a EVO. A nova edição será lançada em 2014 nas versões arcade, DLC para quem já tem Super Street Fighter IV e jogo separado contendo todas as DLCs de lançamentos anteriores. Junto com as várias mudanças e modos e estágios adicionais, o update irá trazer 5 novos personagens: Rolento, Elena, Poison e Hugo, assim como um personagem inteiramente novo à série.
Muitas das mudanças que serão feitas à jogabilidade são baseadas no feedback de fãs da Capcom e o empregado Peter Rosas, mais conhecido nos torneios de jogos como "ComboFiend" que está diretamente envolvido com o desenvolvimento do jogo.
Última edição por Usopp em Dom 21 Jul 2013, 18:58, editado 10 vez(es)