Como todos devem saber, hoje é aniversário da Nintendo. Empresa que foi fundada a mais de 1 século, por Fusajiro Yamauchi. Entre altos e baixos, a empresa vem se mantendo no mercado cada vez mais difuso do entretenimento, com consoles de mesa enfrentando dispositivos móveis e portáteis, aliados ao tempo cada vez mais raro disponível para os jogadores.
Um mundo onde todos estão conectados constantemente, onde a noticia se torna cada vez mais rápida, e se exige muita agilidade perante as mudanças que se apresentam.
Hoje em dia, temos Satoru Iwata no comando da Big N. Seus principais acertos, são a expansão da ja boa saúde financeira da Nintendo, o acordo com a Mistwalker, de Hironobu Sakaguchi para Last Story exclusivamente no Nintendo Wii, a compra da Monolith Soft da namco, e a liberdade de produção do aclamado Xenoblade Chronicles.
Estão entre seus créditos, o inicio dos Nintendo Directs, uma forma de comunicação direta com fãs da Nintendo via internet, e o Iwata Asks, onde o presidente vai pessoalmente entrevistar os desenvolvedores sobre determinado jogo ou processo de criação, ou ainda, sobre a historia da empresa em questão. Essa também é uma forma de responder algumas questões diretamente aos fãs da empresa, sobre a própria Nintendo.
Ideias simples, porém de muita importância para modernização da empresa, e medir a reação do publico sobre eventuais decisões.
Satoru Iwata também foi desenvolvedor dos jogos Kirby, e presidente da HAL Laboratory, subsidiária da Nintendo. Foi diretor de planejamento de Marketing e Vendas na época de Yamauchi. Uma de suas recentes ideias de sucesso está presente no Wii U, o Miiverse.
Apesar de algumas ideias de sucesso como o Nintendo Direct, o marketing de sucesso em cima do Nintendo Wii, e os números incontestáveis da liderança da Nintendo contra dois consoles mais poderosos e de empresas com muito mais dinheiro em caixa, Satoru Iwata não escapa das criticas dos fãs de longa data. Mas porque?!
Mesmo com todos acertos, a Nintendo de hoje parece perdida, fragilizada, e tem se conformado com a posição de "segundo console" na preferência do publico, escolhendo um caminho questionável perante a indústria. Isso tem despertado o afastamento de third party's e a perda de seu publico mais fiel.
A política de 'não entrar em concorrência direta' e nem brigar pelo poder de hardware tem sido muito questionada pelo publico geral. Abaixo faremos uma comparação direta entre o período de 1994-2000 na administração Yamauchi, e posteriormente, quando a nova administração assumiu:
Aqui está o que Yamauchi/Lincoln/Arakawa foram capazes de realizar em 7 anos (1994 até 2000).
– Eles descobriram a Rareware (a tornaram uma secundária em 1994)
– Retro Studios (fundada e estabelecida como secundária em 1998 – se tornou proprietária depois.)
– Silicon Knights (se tornou secundária em maio de 2000)
– Left Field (se tornou secundária em 1998)
– NST – Nintendo Software Technology (fundada em 1998)
– Construiu relacionamento com LucasArts e Factor 5 (Rogue Squadron 1+2+3)
– Estabeleceu relacionamento com DMA Design, que mais tarde se tornaria Rockstar Games (um dos membros originais do Dream Team do N64)
Lincoln e Arakawa plantaram as sementes. O propósito de adquirir ou criar produtoras secundárias era criar mais jogos que atraissem o público ocidental como “Perfect Dark”, “Killer Instinct” e “Goldeneye 007″, que a Nintendo não fazia.
Howard Lincoln deixou seu cargo no começo de 2000, e Minoru Arakawa/Hiroshi Yamauchi/Peter Main deixaram no começo de 2002.
Então o que aconteceu após eles se aposentarem? Tudo que Yamauchi, Arakawa e Lincoln conseguiram entre os anos de 1994 até 2000 foi por água abaixo após a nova direção tomar o controle da NCL e NOA.
– Rareware é vendida para a Microsoft em 2003
– Left Field deixa seu status de secundária no fim de 2002. Compra de volta as ações minoritárias da Nintendo e a companhia se torna independente.
– Silicon Knights deixa a Nintendo em 2004
– Factor 5 lança “Star Wars: Rebel Strike” em 2003. Último jogo que eles fazem exclusivamente para a Nintendo. Nunca mais trabalha com a Nintendo.
– Game Informer afirma que a Rockstar Games estava trabalhando em uma versão de GTA3 para o GameCube a ser lançado no outono de 2002. A Versão GameCube é cancelada.
– Conforme os anos passam, o papel da NST na companhia se torna cada vez menor. Eles finalmente foram reduzidos a trabalhar com jogos casuais aleatórios de DSiware/eShop ao invés de fazer jogos completos.
Dito isso, e com a atual dificuldade do Wii U em conseguir apoio third party para o console, com alguns jogos de peso saindo em consoles concorrentes e ignorando completamente a Nintendo, e a recente morte de Hiroshi Yamauchi, que mesmo não tendo mais influencia na empresa, ainda era representativo, caro leitor, o que esperar da Nintendo?
Que ela tire coelho da cartola novamente, como fez com o Wii, ou que ela fracasse ao nível do famigerado Virtual boy?
Eu realmente espero, que os próximos aniversários da Nintendo, sejam de comemoração não só de mais um ano de vida, mas sim de seu sucesso.
Última edição por Guitto em Dom 29 Set 2013, 13:17, editado 2 vez(es)
Um mundo onde todos estão conectados constantemente, onde a noticia se torna cada vez mais rápida, e se exige muita agilidade perante as mudanças que se apresentam.
Fusajiro Yamauchi, fundador da Nintendo.
Apesar de todas as mudanças citadas acima, a Nintendo vem se mantendo na sua tradição. A Empresa se preocupa em manter-se fazendo aquilo que sabe de melhor, e atualmente aposta no caminho mais seguro, sem se arriscar muito ou, como alguns preferem, aposta em "um caminho diferente" do que seus concorrentes estão seguindo.
Mas nem sempre foi assim. Vamos voltar no passado da empresa, de forma resumida, e entender todos passos da gigante japonesa dos jogos.
A Nintendo Koppai, começou como uma empresa que vendia baralhos hanafuda, e assim viveu durante muitos anos, iniciado por Fusajiro Yamauchi, e na continuidade do seu genro, que precisou mudar o sobrenome pra poder assumir a empresa, Sekiryo Kaneda, posteriormente, Sekiryo Yamauchi, manteve-se por longos anos.Sekiryo ficou doente, e obrigou seu neto, Hiroshi Yamauchi, a abandonar a conceituada universidade de direito de Tokyo na época, para assumir os negócios da família. O que se seguiu nos primeiros anos da administração de Hiroshi foram diversas tentativas de expandir os negócios da família, pois o mercado de cartas ja não mais crescia.
Moteis, arroz instantâneo, taxi motel, e diversas outras formas de negocio não tão bem sucedidas, foram algumas tentativas de Hiroshi para expandir a empresa e mantê-los relevantes ao longo prazo.
Também ficou marcado em seus primeiros anos, a limpeza nos quadros de funcionários, quando Yamauchi demitiu todos parentes que representavam ameaça ao seu mandato, bem como quem discordasse da sua forma de administração.
Após uma viagem aos Estados Unidos, e uma visita a sede da Disney, Hiroshi Yamauchi se viu impressionado com a forma de fazer negocio dos americanos, e decidiu fazer uma mudança drástica na sua empresa: A direcionou para o mercado de brinquedos, conseguindo fechar um acordo de distribuição com a empresa de Walt Disney, para o mercado Japonês.
Com o faturamento nas alturas, e com a revolução dos computadores, o resto é historia. Yamauchi seguiu fazendo mudanças cada vez mais importantes, até que chegamos a forma atual da Nintendo.
Yamauchi agiu agressivamente durante os anos que presidiu a empresa e conseguiu salvar o mercado de consoles de mesa do crash que se encontrava nos anos 80.
Moteis, arroz instantâneo, taxi motel, e diversas outras formas de negocio não tão bem sucedidas, foram algumas tentativas de Hiroshi para expandir a empresa e mantê-los relevantes ao longo prazo.
Também ficou marcado em seus primeiros anos, a limpeza nos quadros de funcionários, quando Yamauchi demitiu todos parentes que representavam ameaça ao seu mandato, bem como quem discordasse da sua forma de administração.
Após uma viagem aos Estados Unidos, e uma visita a sede da Disney, Hiroshi Yamauchi se viu impressionado com a forma de fazer negocio dos americanos, e decidiu fazer uma mudança drástica na sua empresa: A direcionou para o mercado de brinquedos, conseguindo fechar um acordo de distribuição com a empresa de Walt Disney, para o mercado Japonês.
Com o faturamento nas alturas, e com a revolução dos computadores, o resto é historia. Yamauchi seguiu fazendo mudanças cada vez mais importantes, até que chegamos a forma atual da Nintendo.
Yamauchi agiu agressivamente durante os anos que presidiu a empresa e conseguiu salvar o mercado de consoles de mesa do crash que se encontrava nos anos 80.
Hiroshi Yamauchi, principal responsável por você jogar video game hoje em dia.
Ai você pode apontar pra mim e dizer: "Mas o N64 e o Gamecube foram fracassos perante a família Playstation e..."
SHUT UP, MOTHERFUCKER!
A Nintendo cometeu erros nessas respectivas gerações, mas o mais espantoso é que o faturamento deles, em relação a divisão de games da Sony nesses períodos são maiores. A Nintendo na época de Yamauchi nunca subsidiou seu hardware, e sempre lucrou nas duas pontas - Com software e hardware - além de ter lucrado muito com portáteis e a franquia Pokémon.
Mas sem entrar no mérito de números de vendas, lucros e etc, pois não somos acionistas de nenhuma dessas empresas, vamos seguir em frente e fazer a reflexão dos tempos modernos da Nintendo.
Apesar de ter se aposentado em 2002, Yamauchi seguiu na empresa como "chairman" e direcionando os rumos da empresa de forma mais distante. Em 2004, quando finalmente resolveu se retirar da empresa, ele deu duas novas ideias para a nova administração: Controles com sensor de movimentos, e uma nova marca de portáteis, que viria a ser o Nintendo DS. Ficaria a cargo da nova administração apenas a concepção do hardware de ambas plataformas...
Yamauchi sempre se preocupou em manter "a qualidade Nintendo" em seus consoles e jogos no que tange a concepção do Hardware. Isso deveria ser feito de forma eficiente, para que o console tivesse força para concorrer, mas ao mesmo tempo oferecer lucros desde o primeiro dia no mercado.
Yamauchi foi muito corajoso e visionário para conseguir tudo isso, sobretudo para lançar com enorme sucesso um produto japonês do outro lado do planeta em uma era pré-globalização, como foi com o NES. Para não me alongar, sugiro a leitura do livro “Game Over”, de David Sheff, lá há bastante sobre a forte personalidade de Yamauchi (para o bem e para o mal) e como o “império” da Nintendo foi construído sob seu comando.
Como podemos ver acima, e com o perdão da palavra, a Nintendo da era Yamauchi, representa o tempo em que a empresa tinha culhões na disputada indústria dos vídeo games. Sob sua liderança, vários talentos da empresa tiveram espaço, entre eles, Shigeru Miyamoto, lendário pelas criações de Mario e Zelda. É também nesse período que a Nintendo expande sua marca ao mundo, com Minoru Arakawa e Howard Lincoln na chefia da NOA.
Atualmente...
SHUT UP, MOTHERFUCKER!
A Nintendo cometeu erros nessas respectivas gerações, mas o mais espantoso é que o faturamento deles, em relação a divisão de games da Sony nesses períodos são maiores. A Nintendo na época de Yamauchi nunca subsidiou seu hardware, e sempre lucrou nas duas pontas - Com software e hardware - além de ter lucrado muito com portáteis e a franquia Pokémon.
Mas sem entrar no mérito de números de vendas, lucros e etc, pois não somos acionistas de nenhuma dessas empresas, vamos seguir em frente e fazer a reflexão dos tempos modernos da Nintendo.
Apesar de ter se aposentado em 2002, Yamauchi seguiu na empresa como "chairman" e direcionando os rumos da empresa de forma mais distante. Em 2004, quando finalmente resolveu se retirar da empresa, ele deu duas novas ideias para a nova administração: Controles com sensor de movimentos, e uma nova marca de portáteis, que viria a ser o Nintendo DS. Ficaria a cargo da nova administração apenas a concepção do hardware de ambas plataformas...
Yamauchi sempre se preocupou em manter "a qualidade Nintendo" em seus consoles e jogos no que tange a concepção do Hardware. Isso deveria ser feito de forma eficiente, para que o console tivesse força para concorrer, mas ao mesmo tempo oferecer lucros desde o primeiro dia no mercado.
Yamauchi foi muito corajoso e visionário para conseguir tudo isso, sobretudo para lançar com enorme sucesso um produto japonês do outro lado do planeta em uma era pré-globalização, como foi com o NES. Para não me alongar, sugiro a leitura do livro “Game Over”, de David Sheff, lá há bastante sobre a forte personalidade de Yamauchi (para o bem e para o mal) e como o “império” da Nintendo foi construído sob seu comando.
Toda concepção do console, foi pensada por Yamauchi
Como podemos ver acima, e com o perdão da palavra, a Nintendo da era Yamauchi, representa o tempo em que a empresa tinha culhões na disputada indústria dos vídeo games. Sob sua liderança, vários talentos da empresa tiveram espaço, entre eles, Shigeru Miyamoto, lendário pelas criações de Mario e Zelda. É também nesse período que a Nintendo expande sua marca ao mundo, com Minoru Arakawa e Howard Lincoln na chefia da NOA.
Atualmente...
Hoje em dia, temos Satoru Iwata no comando da Big N. Seus principais acertos, são a expansão da ja boa saúde financeira da Nintendo, o acordo com a Mistwalker, de Hironobu Sakaguchi para Last Story exclusivamente no Nintendo Wii, a compra da Monolith Soft da namco, e a liberdade de produção do aclamado Xenoblade Chronicles.
Estão entre seus créditos, o inicio dos Nintendo Directs, uma forma de comunicação direta com fãs da Nintendo via internet, e o Iwata Asks, onde o presidente vai pessoalmente entrevistar os desenvolvedores sobre determinado jogo ou processo de criação, ou ainda, sobre a historia da empresa em questão. Essa também é uma forma de responder algumas questões diretamente aos fãs da empresa, sobre a própria Nintendo.
Ideias simples, porém de muita importância para modernização da empresa, e medir a reação do publico sobre eventuais decisões.
Satoru Iwata, atual presidente da Nintendo.
Satoru Iwata também foi desenvolvedor dos jogos Kirby, e presidente da HAL Laboratory, subsidiária da Nintendo. Foi diretor de planejamento de Marketing e Vendas na época de Yamauchi. Uma de suas recentes ideias de sucesso está presente no Wii U, o Miiverse.
Miiverse e Nintendo Direct: Duas ideias de Satoru Iwata.
Mas nem tudo são flores no reino do cogumelo...
Apesar de algumas ideias de sucesso como o Nintendo Direct, o marketing de sucesso em cima do Nintendo Wii, e os números incontestáveis da liderança da Nintendo contra dois consoles mais poderosos e de empresas com muito mais dinheiro em caixa, Satoru Iwata não escapa das criticas dos fãs de longa data. Mas porque?!
Mesmo com todos acertos, a Nintendo de hoje parece perdida, fragilizada, e tem se conformado com a posição de "segundo console" na preferência do publico, escolhendo um caminho questionável perante a indústria. Isso tem despertado o afastamento de third party's e a perda de seu publico mais fiel.
A política de 'não entrar em concorrência direta' e nem brigar pelo poder de hardware tem sido muito questionada pelo publico geral. Abaixo faremos uma comparação direta entre o período de 1994-2000 na administração Yamauchi, e posteriormente, quando a nova administração assumiu:
Aqui está o que Yamauchi/Lincoln/Arakawa foram capazes de realizar em 7 anos (1994 até 2000).
– Eles descobriram a Rareware (a tornaram uma secundária em 1994)
– Retro Studios (fundada e estabelecida como secundária em 1998 – se tornou proprietária depois.)
– Silicon Knights (se tornou secundária em maio de 2000)
– Left Field (se tornou secundária em 1998)
– NST – Nintendo Software Technology (fundada em 1998)
– Construiu relacionamento com LucasArts e Factor 5 (Rogue Squadron 1+2+3)
– Estabeleceu relacionamento com DMA Design, que mais tarde se tornaria Rockstar Games (um dos membros originais do Dream Team do N64)
Lincoln e Arakawa plantaram as sementes. O propósito de adquirir ou criar produtoras secundárias era criar mais jogos que atraissem o público ocidental como “Perfect Dark”, “Killer Instinct” e “Goldeneye 007″, que a Nintendo não fazia.
Howard Lincoln deixou seu cargo no começo de 2000, e Minoru Arakawa/Hiroshi Yamauchi/Peter Main deixaram no começo de 2002.
Então o que aconteceu após eles se aposentarem? Tudo que Yamauchi, Arakawa e Lincoln conseguiram entre os anos de 1994 até 2000 foi por água abaixo após a nova direção tomar o controle da NCL e NOA.
– Rareware é vendida para a Microsoft em 2003
– Left Field deixa seu status de secundária no fim de 2002. Compra de volta as ações minoritárias da Nintendo e a companhia se torna independente.
– Silicon Knights deixa a Nintendo em 2004
– Factor 5 lança “Star Wars: Rebel Strike” em 2003. Último jogo que eles fazem exclusivamente para a Nintendo. Nunca mais trabalha com a Nintendo.
– Game Informer afirma que a Rockstar Games estava trabalhando em uma versão de GTA3 para o GameCube a ser lançado no outono de 2002. A Versão GameCube é cancelada.
– Conforme os anos passam, o papel da NST na companhia se torna cada vez menor. Eles finalmente foram reduzidos a trabalhar com jogos casuais aleatórios de DSiware/eShop ao invés de fazer jogos completos.
Dito isso, e com a atual dificuldade do Wii U em conseguir apoio third party para o console, com alguns jogos de peso saindo em consoles concorrentes e ignorando completamente a Nintendo, e a recente morte de Hiroshi Yamauchi, que mesmo não tendo mais influencia na empresa, ainda era representativo, caro leitor, o que esperar da Nintendo?
Que ela tire coelho da cartola novamente, como fez com o Wii, ou que ela fracasse ao nível do famigerado Virtual boy?
Eu realmente espero, que os próximos aniversários da Nintendo, sejam de comemoração não só de mais um ano de vida, mas sim de seu sucesso.
Texto por - Guitto - Drink n' Play e fórum Retrogames Brasil.
Última edição por Guitto em Dom 29 Set 2013, 13:17, editado 2 vez(es)