O PlayStation 3 foi lançado em 2006. Sete anos depois, em 2013, o último jogo para seu antecessor, o PlayStation 2, foi lançado. A produção do PS2 também só foi encerrada em 2013. Isso quer dizer que o antigo console da Sony sobreviveu e perseverou durante toda a geração atual com suporte das produtoras e novos jogos sendo lançados. Aqui no Brasil, sobretudo, sabemos que o PS2 é extremamente popular. Mas será que essa história vai se repetir com o PS3 quando o console de próxima geração da Sony for lançado?
A resposta para essa pergunta vem de Shuhei Yoshida, presidente da Sony Worldwide Studios. Em entrevista para a GamesIndustry International, Yoshida disse que o PS3 definitivamente vai aguentar mais alguns aninhos, devido principalmente à diferença de preço entre ele e o PlayStation 4. Mas ele não sabe se o nosso velho tijolão preto vai durar tanto tempo quanto o PS2.
“Veremos”, disse Yoshida. “Ainda há muita diferença de preço em termos de hardware e jogos, e o PS3 está indo muito bem em vendas – mas não é como se todo mundo tivesse um PS3. Há sempre um grupo de consumidores que surge no final do ciclo, as pessoas que esperam o preço baixar. E estamos expandindo nosso mercado geograficamente, também. A demanda da América Latina pelo PS3, por exemplo, é muito, muito forte. Então nós vamos ter uma estratégia paralela com o PS3 e PS4, como fizemos entre o PS2 e PS3. Mas eu não sei se o PS3 vai durar mais cinco anos.”
A resposta de Yoshida, então, é basicamente algo na linha do “vamos ver isso aí”. Mas é importante notar que a diferença de preços entre o PS3 e o PS2 em 2006 era muito maior do que a diferença entre o PS3 e o PS4. Além disso, mercados como o da América Latina evoluíram muito durante esses sete anos, e agora têm um potencial de compra muito maior do que tinham naquela época.
Então, será que o Play 3 sobrevive mais cinco aninhos? Só o tempo vai nos dizer com certeza.
http://www.kotaku.com.br/nao-sei-se-o-playstation-3-aguenta-mais-5-anos-diz-shuhei-yoshida/