Dopefish escreveu: Grau Hut escreveu: Guitto escreveu: Na boa, o Grau Hut diz que isso é direita conservadora. A verdade é que a direta MESMO, não pensa assim.
Isso é pensamento de retardado e não de direita ou esquerda, que no nosso país, é inexistente a ideologia.
Não falei que TODA a direita é conservadora, pelo menos em assuntos assim.
Em termos ECONÔMICOS a direita é conservadora, e (em especial no caso dos neoliberais) geralmente quando fala de mudanças é para aprofundar aspectos do capitalismo, e não modificá-lo, reforma-lo ou substituí-lo, enquanto o centro é mais reformista (reformista moderado) e a esquerda é (teoricamente) reformista acentuada, transformadora ou revolucionária.
Em termos SOCIAIS, a direita varia. Existe sim uma ala mais conservadora, assim como também uma ala mais branda, como por exemplo os democratas nos EUA, os quais são direita e defendem casamento de pessoas do mesmo sexo e outras causas GLBTS (algo que aqui no Brasil geralmente é visto como algo defendido exclusivamente por alas da esquerda), etc.
Muitos democratas (não todos!) também se opõe a coisas como pena de morte,sem deixar de ser de direita Esse link, por exemplo, não me parece ser algo de esquerda, e sim bem no estilo do Democratic Party: https://www.aclu.org/capital-punishment/case-against-death-penalty
Em especial os republicanos nos EUA costumam criticar nos liberais o discurso destes pelos direitos humanos de uma forma bem parecida que se faz contra a esquerda que fala a favor dos direitos humanos no Brasil.
Compreendi a sua colocação mas do jeito que você escreveu lá em cima fica parecendo que tá colocando todo mundo no mesmo balaio, como dizer que toda esquerda é stalinista. Mas também não acho certo dizer que é o tipo de pensamento da direita conservadora. Isso tá mais para extrema direita nos moldes do nazismo e fascismo.
Pior que não necessariamente... rolaram acusações na época em que Carlos Lacerda (que era conservador, mas não era nem fascista nem nazista, tendo inclusive sido um grande opositor de Getúlio Vargas) foi governador do RJ de que muitos moradores de rua foram jogados no rio da Guarda e afogados, a mando da secretária e ex-deputada Sandra Cavalcanti, a qual negou as acusações e chegou a processar Miro Teixeira (PDT) por difamação.
A história até hoje não está em explicada. As críticas de que o governo lacerdista retirava/ removia as favelas e seus moradores de forma autoritária, sem nenhum cuidado ou preocupação com os moradores afetados, ou sua situação social posterior, tendo como preocupação apenas valorizar e "higienizar" bairros da zona sul tem respaldo, mas as acusações de incêndios criminosos por parte do governo em favelas e coisas assim não ficaram provados (não estou dizendo que não possa ser verdade, nem que eu duvide que o Lacerda fizesse algo assim, estou apenas sendo justo e dizendo que não se tem prova definitiva), sendo respondidas pelo governo como jogada política dos brizolistas (oposição aos lacerdistas).
Tem muito material disso na internet, mas tem que filtrar bem, para evitar excessos tendenciosos.
*Um dos que tem uma posição pró- Sandra Cavalcanti e contra Miro Teixeira é o jornalista Helio Fernandes, da Tribuna da Imprensa: http://heliofernandes.com.br/?p=74254
*Contra Carlos Lacerda (e sua UDN) e Sandra Cavalcanti, texto do jornalista René Amaral (expõe jornais da época):
http://amoralnato.blogspot.com.br/2011/07/memoria-de-um-massacre-esquecido.html
P.S: Eu, particularmente, não tenho opinião formada... não saberia dizer se foi algo verídico ou apenas acusação jogo-sujo eleitoreiro.
P.S2: Não gosto nem do Lacerda, nem do Miro Teixeira. :tudobem:
Última edição por Grau Hut em Ter 29 Out 2013, 22:25, editado 1 vez(es)