Se pararmos para pensar, até que estava demorando para alguém perceber que esse cenário renderia um jogo de ação (para o bem dessa coluna e dos leitores, vamos fingir que Spartacus Legends nunca foi lançado, ok?). Pois é, estava, pois Ryse: Son of Rome, o mais novo jogo da Crytek e uma exclusividade do Xbox One está chegando para nos transportar de volta a esse tempo fascinante. Então vista sua armadura e empunhe a espada, pois Ryse irá nos levar direto à Roma!
Quando em Roma, faça como os romanos
Até o redator entrou no clima e vestiu o capacete! |
Ryse irá contar a história do general Marius Titus, desde a infância até o seu período liderando o exército romano, no que promete ser “uma épica história de vingança ao longo de toda uma vida”. É claro que nesse hands-on não pudemos experimentar nada dessa promissora história, ou sequer experimentar os comandos de voz do Kinect devido ao altíssimo som ambiente do estande. Mas nós pudemos experimentar o combate e, meu caro leitor, pode acreditar que ele já faz o jogo valer a pena por conta própria.
Marius faz cara feia, mas os gráficos estão lindos! |
Logo nos primeiros segundos de teste já levei um susto ao constatar que aquilo que parecia ser apenas uma sequência animada em computação gráfica era, na verdade, o próprio jogo rolando. Ainda deslumbrado, antes que eu pudesse perceber que o jogo tinha começado, fui cercado por alguns gladiadores que rapidamente deram fim à minha vida em uma luta patética. Ok, parece que Ryse não perdoa os desatentos, e um pouco de desafio sempre cai bem.
Na próxima tentativa já me saí bem melhor, descobrindo como rolar pelo chão em movimentos de esquiva, como utilizar meu escudo para aplicar contra-ataques devastadores e, mais importante, como furar a defesa inimiga em finalizações brutais com direito a uma animação caprichada que nos deixa sentir todo o impacto da lâmina perfurando a carne dos oponentes.
Para um fase tão curta situada em um ambiente fechado, até que havia bastante variedade: entre dezenas de gladiadores inimigos querendo arrancar a cabeça do meu personagem era preciso cumprir objetivos como destruir estruturas da arena e escapar de armadilhas ardilosas, tudo em um ritmo bem intenso e empolgante.
O melhor da feira
Se você estava procurando um game para mostrar aos amigos e tirar onda com o poder de processamento do Xbox One, com certeza Ryse é a melhor pedida. Em dois dias de cobertura na BGS 2013 pude testar praticamente todos os jogos disponíveis nos estandes da Microsoft e da Sony, então me sinto confortável para afirmar sem medo que Ryse era o jogo mais impressionante da Brasil Game Show 2013.
Pelo que pude ver na demonstração disponibilizada, Ryse tem tudo para ser não apenas o maior destaque dessa primeira leva de jogos do Xbox One, mas também um dos melhores jogos desse final de ano.
Agora falta bem pouco para o jogo ser lançado, e eu mal posso esperar para que 22 de novembro chegue e eu possa continuar meus combates do Coliseu. E vocês, também estão animados?